Onde, quando e como clinicar como psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise
Neste artigo, vamos responder quando, onde e como clinicar, isto é, como montar sua clínica de psicanálise e começar a atuar. Mesmo você gostando da ciência psicanalítica, pode ser que você tenha outra profissão, ou se decida por adiar o início de seus atendimentos, ou começar gradualmente.
Mesmo assim, a Psicanálise mudará definitivamente sua forma de ver a si, os relacionamentos e os comportamentos humanos! E você ajudará a si a outras pessoas sem que perceba!
Nada impede que, no futuro, você monte sua clínica (ou mesmo clinique em um espaço já existente, de outra clínica, coworking ou de uma instituição), mesmo que seja em tempo parcial, ajudando pessoas e obtendo uma renda extra.
Em artigo anterior, nós listamos os 5 motivos que levam nossos alunos a quer se formar em nosso Curso (clique para ver). Você verá que “clinicar” é apenas UMA das opções.

Quando, onde e como clinicar como psicanalista?

Eis a questão: eu me formei; e agora, como clinicar?
O ideal é que, após concluído o nosso Curso de Formação, você analise o momento em que você se sente pronto para clinicar. Você pode começar aos poucos, com baixo investimento: como sócio em uma clínica existente, ou pagando apenas a hora utilizada de um coworking de consultórios (existem vários desses em praticamente todas as médias e grandes cidades do Brasil).
No início, além dos coworkings (seu trabalho remunerado), você pode atender como voluntário, em espaços comunitários já existentes (seu trabalho voluntário), como associações de moradores, ONGs, igrejas, escolas etc.
A Psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docência, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes etc. Além disso, a Psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do autoconhecimento e dos fenômenos comportamentais. Sem dúvida, nenhuma ciência humana foi mais decisiva nos últimos 200 anos que a Psicanálise.

O que pode e o que não pode fazer um Psicanalista?

Como Psicanalista, você não poderá  prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagem da psicologia (reservado aos psicólogos). Seguindo o método da psicanálise que você aprenderá em nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista.
A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

3 thoughts on “Onde, quando e como clinicar como psicanalista?

  1. Show de bola!
    Estou adorando o curso!
    Sou formado em Letras e especialista em Eneagrama!
    Obrigado pela oportunidade!
    Gratidão a vcs da Psicanálise Clínica!
    Parabéns!Recomendo a todos!

  2. Excelente!
    Além de uma formação consistente e muito bem acompanhada para clinicar como Psicanalista, também através do curso pude compreender mais sobre mim mesmo e me auto ajudar a superar alguns problemas de ordem pessoal.

  3. Muito bom. Vou começar o curso muito em breve. Sou teologo e pastor evangélico e trabalho no CAPS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *