Psicanálise ou Psicologia: comparação entre cursos

Posted on Posted in Psicanálise
Se você gosta de se relacionar com pessoas, ou de refletir sobre os pensamentos ou comportamentos delas; ou ainda, se você gosta de se analisar,  ou mesmo goste de obras artísticas que envolvam a dimensão da psique, certamente, você é ou será um profissional da área, ainda que atuando em outras carreiras.
Sendo mais específico: imaginemos que você queira se formar psicólogo ou psicanalista, mas ainda não sabe bem qual carreira escolher. Você pode estar em dúvida sobre o curso ideal para você: Psicanálise ou Psicologia?
Vamos a uma diferenciação bastante objetiva.

Psicologia

Psicologia é um curso de graduação presencial, com duração de 4 a 6 anos. As mensalidades costumam custar (nos grandes centros) cerca de R$ 1.400,00. O curso habilita o profissional a ter a carteirinha do Conselho (CRP).
A graduação em Psicologia aborda diferentes teorias e métodos procedimentais sobre a psique humana, dentre as quais, estão o trabalho clínico, em escolas e instituições, a inserção no contexto hospitalar, esportivo, jurídico, entre outros.

Psicanálise

Psicanálise é um curso livre de formação, oferecido por profissionais já formados, em associações, sociedades ou institutos presenciais ou on-line.
Psicanálise é um curso livre de formação, oferecido por psicanalistas já formados, em associações, sociedades ou institutos presenciais ou on-line. Após o Curso On-Line de Formação em Psicanálise (que, no nosso caso, tem duração recomendada de 18 meses), o profissional estará habilitado a iniciar (com responsabilidade) seu processo para clinicar (nossa Formação dá todas as orientações quanto a isso).
A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Saúde. Tem o aval do Conselho Federal de Medicina e do Ministério Público. Não requer diploma adicional (além do Curso de Formação) para clinicar. Se o profissional optar por se filiar a alguma sociedade específica, pode precisar preencher requisitos exigidos pela sociedade.

E agora, qual curso fazer?

Se você está em dúvida sobre qual curso fazer, ou se você ainda está inseguro quanto a investir tempo e dinheiro em um extenso e oneroso curso de Psicologia, uma boa recomendação é iniciar com nosso Curso On-Line de Psicanálise: você terá uma densidade de conteúdos comparável à faculdade e poderá avaliar sua aptidão pela área, com a diferença de que lhe custará bem menos.

Um Psicólogo que é também Psicanalista

Algo muito recorrente é o profissional se formar em Psicologia e se interessar profundamente pela Psicanálise durante a graduação, priorizando a abordagem psicanalítica como seu principal instrumental de intervenção.

Um Psicanalista que é também Psicólogo

Por outro lado, alguns alunos iniciam cursos de psicanálise e decidem-se por fazerem graduação em Psicologia, porque se encantam com o estudo sobre a mente e o comportamento humanos.
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

5 thoughts on “Psicanálise ou Psicologia: comparação entre cursos

  1. Já decidi quanto a Psicanálise e já tentei fazer minha inscrição, porém minha condição é p pagamento via boleto, mas neste caso o valor é total. Estou vendo como fazer
    Talvez com o cartão de minha filha p a opção com parcelas menores.

  2. Eu já faço a graduação de psicológia, porém tenho muito enteresse na psicanálise cliníca, gostei muito dessa opção. Mais o que me atrapalha a inicíar é a forma de pagamento, seria muito mais acessivel se tivesse acesso ao boleto no mesmo valor do cartão.

    1. Boa tarde, Josiane, tudo bem? Cursos similares no Brasil custam em torno de R$ 24.000. Nossa Formação Completa (englobando teoria, supervisão e análise) é a mais acessível no mercado. Nossas formas de pagamento são: (a) 2x no boleto (www.psicanaliseclinica.com/boleto) ou (b) 12x no cartão de crédito (www.psicanaliseclinica.com). Aguardamos sua inscrição 😉

  3. Boa tarde a todos.
    Iniciei a psicanálise é confesso que estou admirado com a objetividade na descoberta de doença da psique.

    Parabéns ao Instituto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *