Seja Colunista e Publique seu Artigo

Seja colunista fixo de nosso blog!

Nosso blog é considerado o maior blog de Psicanálise em língua portuguesa.

Como aluno(a) ou ex-aluno(a), você pode fazer parte dele, escrevendo seu artigo pelo formulário abaixo!

Procuramos alunos(as) e ex-alunos(as) que:

  • gostem de escrever;
  • queiram divulgar seu conhecimento e seu trabalho;
  • comprometam-se a escrever 1 ou 2 artigos todos os meses, como colunista fixo.

Como colunista, você escolhe se deseja publicar:

  • 1 artigo por mês (frequência mensal).
  • 2 artigos por mês (frequência quinzenal).

Vamos definir quem serão os colunistas e vamos criar um calendário, com dia do mês para publicação.

O artigo deverá ser enviado pelo menos uma semana antes da data de publicação (ex.: se o artigo do colunista for ao ar todo dia 21, ele deverá enviar um novo artigo até o dia 14 de cada mês).

 

Quais as vantagens?

Todos ganham: nosso Instituto porque terá mais conteúdo no blog. O aluno porque pode divulgar seu trabalho (e forma de contato), divulgar seu conhecimento e ler o conteúdo publicado por seus colegas no blog.

1. Nosso site tem posicionamento relevante perante o Google. Isso significa que aumentam-se as chances de alguém encontrar seu conteúdo, quando publicado conosco, alcançando um público de alunos e não alunos.

2. Na miniobiografia, você pode falar de você! Recomendamos que, nela, você conte um pouquinho de você, mencione sua cidade (pessoas que estiverem procurando por local encontrarão você com mais facilidade) e a área de atuação pela qual você quer ser identificado. Você pode informar também UMA forma de contato (como Facebook, Linkedin, site ou e-mail).

3. Você se engaja a escrever. Isso será fundamental para sua carreira e dará insights para assuntos que depois você poderá abordar em atendimentos, palestras, capítulos de livros ou até mesmo livros inteiros.

4. Todos os alunos terão oportunidade de acessar sua publicação: divulgamos a todos na área de membros, via sistema pushnews e nas redes semanais. Semanalmente, publicamos os artigos de todos os colunistas, em publicação aos alunos via Telegram.

 

O que seu artigo precisa ter?

1. Título: de 5 a 10 palavras. No título, você precisa incluir a palavra-chave, isto é, o assunto principal. Ex.: palavra-chave “peso na consciência“, título escolhido por você “Peso na Consciência de acordo com a Psicanálise“.

2. Você escolhe o título, porém a palavra-chave (assunto ou tema) você obtém nesta lista de assuntos do mês. A cada mês, atualizamos a lista com cerca de 50 novos assuntos. Para escrever seu artigo (mesmo que você publique no mês seguinte), você deve escolher um assunto contido na lista do link acima.

Você não precisa nos informar previamente qual assunto você escolheu na lista de temas sugeridos. Basta vir até esta página que você está lendo agora (https://psicanaliseclinica.com/colunistas) e nos enviar o seu artigo, pelo formulário abaixo. Por exemplo, se você acessou a lista de temas de Julho, você poderá enviar o seu artigo em Julho ou em Agosto.

3. Crie frases curtas, quebre em novos parágrafos. Evite frases longas e parágrafos longos. Insira subtítulos a cada dois ou três parágrafos, que organizem melhor o assunto.

4. Escreva numa linguagem acessível a leigos (isto é, pessoas que não sejam formadas em Psicanálise precisam entender).

5. O texto precisa ter de 800 a 1.200 palavras. Não há problema se ficar um pouco acima de 1.200 palavras.

6. O texto precisa ser 100% original, sem cópia idêntica de nenhuma frase de outro artigo na internet.

 

Algumas dicas para dialogar com seu público:

1. Você não precisa se prender somente à Psicanálise. Pode trazer também outras abordagens dos estudos da mente, do comportamento, da cultura e da sociedade. Pode comparar a abordagem da Psicanálise, de áreas da psicologia ou mesmo de áreas de sua formação e atuação.

2. Recomendamos evitar textos de cunho religioso para este projeto em específico, já que o objetivo é alcançar pessoas de diversas denominações religiosas e até mesmo pessoas que não seguem uma denominação religiosa.

3. Seja criativo(a)! Escolha um tema da nossa lista de temas que te deixe à vontade para escrever. Você pode mesclar com reflexões sobre a atualidade, a cultura, o comportamento, ou até de outras ciências. Por exemplo, você pode analisar temas do mercado de trabalho, das relações interpessoais / familiares, do dia-a-dia das empresas, dos conflitos humanos, das angústias / desejos / necessidades humanas, pode analisar um filme / música / livro / poema / conto / autor, etc. Reinterprete, ressignifique!

4. Por que nós propomos os temas? R.: queremos evitar que as reflexões sejam repetitivas, sobre assuntos já abordados em muitos outros textos do nosso blog.

 

O que você precisa fazer agora?

1. Defina se você deseja ser colunista com publicação mensal ou quinzenal.

2. Veja nossa lista de temas e escolha 1 ou 2 temas, clicando aqui (o link abrirá em outra aba). Isto é, se sua intenção for escrever mensalmente, escolha UM tema. Se sua intenção for escrever um novo texto por quinzena, escolha DOIS temas.

3. Você não precisa nos enviar pedido para ser colunista, nem precisa nos informar previamente quais temas você escolheu. Basta você redigir UM ARTIGO INÉDITO (seguindo as orientações acima) e nos enviar pelo formulário abaixo.

Se você deseja enviar DOIS ARTIGOS INÉDITOS, você deve enviar um artigo de cada vez, também usando o formulário abaixo.

Após enviado, publicaremos seu artigo no prazo estimado de 7 dias úteis e informaremos o link do artigo a você, por e-mail. Quando concluirmos a lista de colunistas, a publicação terá dia fixo (ex.: um colunista publicará sempre no dia 21 de cada mês se você escolher frequência mensal, ou nos dias 7 e 21 de cada mês se escolher frequência quinzenal).

O importante é você começar e já enviar os seus primeiros artigos, todos os detalhes de calendários nós passaremos aos colunistas assim que definirmos a lista de colunistas comprometidos com este projeto.

 

Já redigiu seu artigo?! Ótimo. Publique-o abaixo.

    Confirmo que o artigo é 100% de minha autoria e obtive o tema da lista de sugestões do blog.

    Confirmo que a palavra-chave exata consta no título e no 1º parágrafo.

    Confirmo que usei frases e parágrafos curtos e linguagem acessível a leigos.

    Autorizo publicar sem custos no site Psicanálise Clínica, informando minha autoria.

    Comprometo-me a enviar meus artigos todos os meses, na frequência mensal ou quinzenal informada.