Depoimentos de Alunos do Curso Psicanálise Clínica IBPC

“Gostei muito do curso, foi um aprendizado enriquecedor tanto para minha vida pessoal quando para profissional. O curso é ótimo! Recomendo.”

Eliane Cristina Brambilla fuzaro


“Excelente curso! Conteúdos teóricos e materiais didáticos riquíssimo em informações. Sem contar as informações compartilhadas. É um verdadeiro trabalho acadêmico! Supervisão de altíssimo nível. Sinto-me totalmente envolvido pela Psicanálise. Sem contar as informações compartilhadas. Muito surpreso com o perfil intelectual dos colegas de formação. Supervisão com estudos de casos clínicos reais. Estou total envolvimento , e já utilizando das técnica psicanalíticas em minha Clínica de psicoterapia.”

— Francisco Yukio Odasaki – São Paulo (SP)


“Amei o curso ,foi muito importante na minha formação. Estou muito feliz. Antes mesmo de começar atender somos tratados em todos os módulos, somos confrontados o tempo todo, como é bom sai da zona de conforto e poder avançar como pessoa. Os atendimentos individuais são fundamentais na formação, dessa forma percebemos a importância desse tripé : formação teórica, prática e análise.”
— Mirian Helena dos Santos Alves – Sumaré (SP)

“Vale a pena. Fui prontamente atendido em todas as solicitações.”
— Jamar Monteiro – São Paulo (SP)

“Eu achei a melhor forma de transmissão da psicanalise. O mundo mudou, a forma de transmissão também precisa mudar.”
— Fabrício de Oliveira Gregorio – Limeira (SP)

“Sempre tive vontade de aprimorar meus conhecimentos dentro da área psicanalítica e através deste curso que superou e muito minhas expectativas, tive essa oportunidade pois foi muito além do que eu podia imaginar e apreender, a psicanálise é uma área que se descortinou para mim como sendo um reaprender a lidar comigo mesmo e com os outros… reaprendendo a escutar de uma forma que não imaginava aprender… curso espetacular… só tenho a agradecer a equipe e tutor do referido curso.”
Fabiana Alves de Amorim – Goiânia (GO)

“Excelente curso, cumpre o que promete. Está fazendo uma grande diferença em minha formação.”
Eugênio Marcelo de Brito Coimbra – Juazeiro (BA)

“Achei o curso excelente. Não deixa nada a desejar para um curso presencial. Sinto-me sim bastante envolvida pela Psicanálise, até por já estar atuando com Desenvolvimento Humano. O curso tem sido de grande aplicação prática, ainda que eu esteja trabalhando com grupos em empresas, e não ainda clinicando individualmente.”
Laura Garkisch Haimoff – São José dos Campos (SP)

“Muito bom, estou atualmente com problemas de internet, procuro baixar as aulas e assistir posteriormente, me sinto já uma psicanalista. Gosto de todos os materiais de apoio fornecidos pelo curso e livros sobre. Recomendo para todos os colegas que atuam em qualquer área de terapia. Recomendo sim essa formação, sabemos que depende do esforço pessoal de cada um, não importa se está numa sala de aula ou não, o curso é completo e envolvente, não precisa acreditar,experimente!!! Com dedicação e esforço consegue chegar onde quiser.”
— Priscila de Oliveira Costa – Uberlândia (MG)

“Esse tempo de estudo em psicanálise foi uma grande aventura. Digo isso porque enquanto estudava, eu viajava no meu mundo e aprendia cada vez mais com meus medos, fantasmas… Consegui vislumbrar comportamentos das pessoas da minha convivência e entender as mensagens advindas do subconsciente. É um curso que vale muito a pena. O material de excelente e de fácil acesso. As aulas on-line como supervisão são uma delicia. Como cresci e como gostaria de ver outros crescerem como eu.”
— Fernando G. Silva – Nova Lima (MG)

“Ótimo curso. Material didático com alto teor de aprofundamento. Equipe do curso sempre atenta para responder nossos questionamentos. Dinâmica do curso bem interativa que permite flexibilidade!”
— Ailton José dos Santos – Campinas (SP)

“O estudos da teoria  psicanalítica me ajudou a amadurecer, me conhecer melhor , compreender comportamentos e ainda ter oportunidade de exercer uma nova profissão.”
— Norma Angelica de Castilho – Penápolis (SP)

“Achei um curso delicioso, muito instrutivo e completo, que atendeu perfeitamente as minhas demandas e expectativas. Sinto-me, após finalizar o curso, um ser humano melhor, mais compreensivo e, sobretudo, atento a aspectos sociais e subjetivos antes despercebidos por mim. O curso me deu as bases para continuar no estudo da Psicanálise, aprofundando-me sempre mais nas teorias, e para afinar meus processos íntimos no campo do autoconhecimento. O curso de Formação em Psicanálise do Psicanálise Clínica é completo e muito eficiente, porque oferece ao formando um amplo leque de abordagens teóricas, desde Freud e Lacan até Klein, Bion, Winnicott, entre outros. Nos textos das apostilas, o formando se depara com conteúdos diversos e de fácil compreensão, mas que não perdem de vista a profundidade das discussões. Finda a parte teórica, a prática baseia-se em encontros de supervisão altamente dinâmicos, com análises de casos clínicos das mais variadas ordens, tudo sob o olhar atento, competente e empático do supervisor. Além disso, há os encontros de análise pessoal, momento importante da formação, que deve sustentar-se no tripé teoria—supervisão—análise. Esse conjunto de atividades embasam o formando para a escrita da monografia, uma etapa prazerosa, sem dúvida. Foi, para mim, uma imensa satisfação integrar, junto de meus colegas, o grupo de formandos do Psicanálise Clínica. Gratidão.”
— Adail Sebastião Rodrigues Júnior – São José da Lapa (MG)

“Tive uma boa experiencia na formação. Conteúdo muito bom. Recomendo.”
— Lidionor Sampaio Lisboa – Taboão da Serra (SP)

“O curso foi excelente, me sinto totalmente  envolvida com a psicanalise,  tenho pensamentos de colocar todo esse aprendizado em prática. O curso de psicanálise nos leva ao conhecimento intrínseco do nosso ser como também  ao conhecimento mais profundo do outro.”
— Maria de Lourdes Leitte de Andrade – (PB)

“Tem sido de grande impacto e profundidade na minha pratica clinica. O conhecimento é solido e estruturado e o material é de fácil compreensão e entendimento.”
— Denilson Borges Louzada – Ipatinga (MG)

“Super agradável e rico em informações. Sinto-me mais envolvido sem dúvida. A Psicanálise não é estática, pelo contrário, seu dinamismo exige atualizações constantes pois,  novos entendimentos surgem a cada momento. Novos autores e psicanalistas atuantes trabalham incessantemente para compartilhar seus conhecimentos, suas novas descobertas, e isto, faz com que a psicanálise e a psicopatologia sejam constantemente acompanhadas de perto por todo aquele que labora com respeito e dedicação que ela merece.”
— Américo Longo Filho – São Paulo (SP)

“Primeiramente tenho muito a agradecer, não tenho críticas mas sim elogio pelo acolhimento, atenção. carinho a todos por igual. Me sinto muito em casa, a vontade e isso é bom para mim. Parabéns!!!! Já recomendei para amigos e inclusive meu marido já fez inscrição para o curso. Meu nome é Sandra, comecei o curso de Psicanálise com um olhar médio, mas grande foi a minha surpresa quando me deparei que foi além, muito além do que esperava, aprendi muito, muito… não apenas para mim pessoalmente assim como para quem puder ajudar com meu novo conhecimento que adquiri e aprimorei neste curso, faria mil vezes!!!! Obrigada pelo acolhimento, pelo carinho e sempre presente desde o inicio do curso até o fim.”
— Sandra Fabiola Salinas – São Paulo (SP)

“Amei! Estudar psicanálise com a equipe PSICANÁLISE CLÍNICA, foi uma experiência única…. Cada dia me apaixono mais <3”
— Simone Neves – São Gonçalo (RJ)

“O curso é bem organizado. com estruturas de evolução pedagógicas muito boas! o Conteúdo é seguro e coeso, é bem diversificado. Parabéns. As supervisões são dinâmicas e muito úteis. Está sendo uma experiência enriquecedora para mim.”
Monica Fraga Gomes – Rio de Janeiro (RJ)

“Gosto muito desse tipo de curso. Ele é bem abrangente e está me colocando mais em contato com a psicanálise. Sempre admirei a proposta da psicanálise como meio de analisar, entender e ajudar, a mim mesmo e ao meu semelhante. O planejamento de vocês e a abordagem dos assuntos tem sido de forma clara, prática e bem objetiva. Isto me tem dado mais confiança no uso da psicanálise para ajudar outros. O profissionalismo de vocês, refletido na maneira como vocês lidam com o curso e com os participantes, faz com que estudar psicanálise se tornou pra mim algo agradável e muito atraente. Só tenho elogios e agradecimentos a expressar até o momento e estou de convicto de que ao final do curso estarei ainda mais grato pelo trabalho de vocês. Aceitem meus votos de pleno sucesso nesse trabalho tão dignificante que o ENSINAR.
Estudar psicanálise com a supervisão de vocês tem sido pra mim uma experiência ímpar.  Vejam porque:
1) faço isso de dentro do meu consultório;
2) tenho a ajuda de amplo material divulgado por vocês;
3) tenho a ajuda de profissionais competentes e altamente didatas, ou seja: claros, metódicos e eficientes no ensinar.”
Vitor Ananias Lopes – Uberaba (MG)

“Curso de qualidade e cuidado com o aluno. Disponibilizam material para estudo e todo apoio necessário para aprendizagem do aluno. Se você como eu gosta de análise comportamental, mente humana, este curso é um grande investimento. Parabéns a toda equipe.”
Maria Valiene Gomes de Oliveira – (RN)

Olá, Fiz minha matricula já estou no quarto módulo, esta sendo um desafio, pois já trabalho com Terapia Familiar Sistêmica e Sexualidade. Mas a psicanálise tem me ajudado muito a entender melhor alguns sofrimentos emocionais de meus pacientes. O tempo para mim é muito escasso para estudos, mas tenho me esforçado e vejo a importância de aprender mais. Sei que vai ser um curso que vai agregar muitos valores a minha formação e conhecimento pessoal. Obrigado.”
— Tenório Ferreira – (MG)

“Como trabalho com pessoas principalmente casais, tenho procurado entender o que se passa muitas vezes dentro do relacionamento dos casais, e a psicanalise está me dando esta opção de entender o que se passa na mente de pessoas.”
— Claudinei Angelo 

“Achei um curso bem denso e instigador. Acredito que seja um curso que seja mais adequado para quem tem compromisso com o que busca, pois não é um curso fácil de se concluir. As provas são detalhistas, o que faz com que a atenção deva ser constante em cada questão. É um curso que tem me ajudado muito enquanto pessoa e profissional. Definitivamente a Psicanálise é mais do que uma paixão hoje pra mim. É um grande e válido caminho. De auto conhecimento e de ajuda ao próximo. É um curso denso, acessível e instigador. Possibilita o auto conhecimento e consequente melhor aprimoramento nas relações sociais, culturais e afetivas. É um caminho libertador, de crescimento pessoal e profissional. Aos que se engajam na descoberta do melhor de si mesmos, recomendo de olhos fechados. Muito bom…”
— Fernanda de Andrade

“Curso interessante e atualizado. O valor é acessível e o conteúdo é claro e objetivo.”
— Marcos Ragazzi

“Eu retomei o curso de psicanálise, pois eu já havia começado antes e parado por situações financeiras. Sou de outra profissão e venho tendo uma experiência por osmose com meus alunos de mitologia, muito forte, sem notar acabo praticando terapia  em grupo nas minhas aulas que acontecem uma vez por semana, e adoro o estudo da mente humana – o porque dos porquês de suas ações e crenças. Gostei muito desse curso, por ser livre e um material bem extenso para estudarmos. Sou meio que auto-didata e o material é rico. Vale muito à pena.”
— Andreia Capraro

“Sentimentos, fica difícil colocar no “papel”, foi uma profunda viagem, admiração, tudo se encaixa, tudo se explica, foi o melhor curso que estudei, estou simplesmente encantada, apaixonada, e sei que é um caminho  sem volta, a sede de querer saber mais é muito grande e em crescente. Amo muito tudo isso.”
— Maristela Sanches

“O curso de psicanálise clínica esta me ajudando muito no conhecimento interpretativos sobre as pessoas que recebo em gabinete. Tem sido um ferramenta e crescimento cognitivo, desenvolvimento humano e consciência social. Sou grato ao IBPC por ter preparado este curso. Muito obrigado.”
— Valdir Bernardes

“O curso de formação psicanalítica da Psicanalise Clinica se mostrou bastante profundo e abrangente, possibilitando uma visão integral dos principais conceitos teóricos psicanalíticos. Excelente curso, apesar de longo valeu muito a pena!”
— Daniel Cândido

“Estudar psicanálise muda e amplia a perspectiva da gente em relação a tudo. Estou adorando.”
— Patricia Salvadori

“O curso tem me ajudado em dois pontos: o conhecimento e a autoanálise. Como já atuo em área afim será uma grande valia principalmente quando começar clinicamente.”
— Ronaldo de Brito