Termos de Uso
O Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, razão social Instituto e Cursos de Formação Campinas, disponibiliza o conteúdo deste Curso de Formação em Psicanálise Clínica para uso pessoal e intransferível em favor do aluno matriculado.
Preço e política de cancelamento
O valor do Curso de Formação em Psicanálise é de 12 x R$ 99,00 no cartão de crédito, ou 2 x R$ 594,00 no boleto.
O valor pago é válido para todo o curso, não se trata de valor de mensalidade, mas sim do curso todo, com prazo de conclusão mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 36 (trinta e seis) meses, sem cobranças adicionais nesses prazos.
O aluno poderá cancelar sua matrícula no prazo máximo de 7 (sete) dias após a efetivação de seu pagamento. Após este prazo, não há restituição dos valores pagos.
Parte teórica
Para concluir a parte teórica, o aluno deverá ler a ÍNTEGRA de cada Apostila do Módulo, ver as Vídeo-Aulas do Módulo e, ao final de cada módulo, realizar uma Prova on-line do Módulo. São 12 Módulos (apostilas e vídeo-aulas) e 12 Provas, com recomendação de estudo de um módulo por mês (uma apostila por mês) e prazo mínimo de 6 meses para a parte teórica (uma apostila por quinzena).
Cada módulo tem uma prova. Cada prova mescla 10 perguntas de múltipla escolha e 1 questão dissertativa (redação). A nota mínima na média geral (de todas as 12 provas da etapa teórica) deverá ser de 7 (sete), havendo prova de recuperação ao final dos 12 módulos, caso o aluno não alcance o mínimo.
A pergunta dissertativa é uma redação e não entra no cálculo da média acima, mas o aluno precisará, para todas as 12 redações, obter o conceito Suficiente. Portanto, a redação ao fim de cada módulo precisará alcançar o conceito Suficiente. Se obtiver conceito Insuficiente, o aluno precisará refazer a redação do módulo, até obter Suficiente para todas as redações, dos 12 módulos.
Trata-se de uma redação que o aluno faz ao fim de cada módulo (entre 800 e 1.200 palavras), sobre qualquer tema do respectivo módulo (livre escolha).
Será considerada Insuficiente a redação que:
(1) não for texto de autoria do aluno (trechos de outras obras são admitidos, desde que pontuais e com menção à fonte; as ideias não precisam ser todas originais do aluno, mas a escrita e elaboração sim, sem cópia de material idêntico da internet e de outras fontes);
(2) não respeitar a extensão mínima (de 800 palavras cada redação), ou
(3) não tiver profundidade e qualidade explanativa na abordagem de pelo menos um tópico abordado no respectivo módulo.
O aluno poderá antecipar (por exemplo, para 6 meses) ou prorrogar (para até 30 meses) a conclusão da parte teórica do Curso, sem pagamentos adicionais. Já a parte prática (vista mais abaixo) tem duração exata de 6 meses, o que perfaz o prazo máximo de 36 meses para concluir todo o curso.
Após a conclusão do Curso ou na constatação de ausência de acesso às aulas após o 36º mês, a inscrição será definitivamente trancada.
O acesso à área de membros é encerrado imediatamente após a conclusão do Curso de Formação, mesmo que o aluno finalize antes do 36 meses (que é o prazo máximo para finalizar o Curso, não é o prazo total para acesso ao material, caso o aluno conclua o curso antes do prazo máximo).
O aluno não precisa iniciar as aulas imediatamente após a matrícula, desde que respeite o prazo máximo de 30 meses para concluir a parte teórica ou 36 meses para concluir teoria mais prática.
Parte prática
Somente após a conclusão bem sucedida da parte teórica (12 Módulos), o aluno iniciará a parte prática (Supervisão, Análise e Monografia), que começa todo mês de janeiro e julho de cada ano, sem pagamentos adicionais. A etapa prática já está incluída no valor inicial da inscrição ao curso, não é feita cobrança extra, não se trata de novo curso, apenas continuidade do mesmo.
É preciso que seja respeitado o limite máximo de 36 meses para conclusão integral do curso (teoria + prática), contados da data de inscrição ou adesão.
A Etapa prática ocorre num mesmo semestre (de janeiro a junho, ou de julho a dezembro), posterior ao semestre em que o aluno tiver concluído a etapa teórica. Ou seja, se o aluno concluir os 12 módulos teóricos em setembro de um determinado ano, iniciará a etapa prática em janeiro do ano seguinte.
A etapa prática contempla:
a) Supervisão: encontros quinzenais on-line em período noturno de dia da semana pré-fixado, por vídeo, hangout ou vídeo conferência (se o aluno faltar a algum encontro, deverá ver a gravação e realizar um trabalho-resumo),
b) Análise: sessões de análise didática, cujo objetivo é explicar a dinâmica da análise e o aluno também participar de uma sessão de grupanálise (psicanálise em grupo), junto com colegas da mesma turma da etapa prática; e
c) Monografia: trabalho escrito de conclusão de curso, com no mínimo 10 páginas, com instruções on-line ministradas pelo Curso.
A Supervisão apresenta estudos práticos de casos para debate em grupo. Esses estudos são trazidos pelo professor psicanalista que estiver coordenando o curso. Não se exige, nesta etapa, que o aluno esteja atuando em clínica. Não há estágio durante toda a Formação.
O acesso à etapa prática só ocorre após o aluno ter concluído os 12 módulos teóricos (etapa teórica).
Se o aluno iniciar a etapa prática e ficar reprovado ou desistente durante qualquer parte desta etapa (Supervisão, Análise e Monografia), poderá se reinscrever sem custos uma única vez, necessariamente na turma que se inicia no semestre subsequente ao da reprovação ou desistência.
Outras informações
Todas as atividades são on-line e estão inclusas no valor do investimento do aluno, sem necessidade de pagamentos adicionais, desde que respeitados os prazos descritos nestes Termos.
O certificado de conclusão no Curso de Formação em Psicanálise Clínica não informará se tratar de curso on-line e será enviado de forma digital ao aluno, no prazo de 15 dias úteis após o encerramento do semestre em que o aluno finalizar a etapa prática da Formação.
Os livros, artigos e vídeos usados como materiais complementares são referências bibliográficas para as apostilas do Curso. Não são exigidos para as provas, a menos que isso seja informado na própria apostila ou nas atividades em vídeo da etapa prática. Recomenda-se o uso do material complementar caso restem dúvidas nas apostilas, ou caso o aluno queira se aprofundar nas matérias, inclusive para estudos a longo prazo (após a conclusão do curso).
Os materiais complementares em PDF estão disponíveis apenas para fins promocionais, para que o aluno conheça seu teor e habitue-se com nomes dos autores da área. São vedados o uso e a comercialização. Caso o aluno se interesse pelos livros, recomenda-se que os adquira em versão impressa ou digital, em livraria oficial.
O material complementar é importante para o desenvolvimento do aluno, razão para recomendarmos (não obrigatório) que o aluno crie um Plano de Aprimoramento, em que, mensalmente, deverá ler ao menos um desses livros indicados, após formado.
O acesso à área de membros é encerrado imediatamente após a conclusão do Curso de Formação, mesmo que o aluno finalize antes do 36 meses (que é o prazo máximo para finalizar o Curso, não é o prazo total para acesso ao material, caso o aluno conclua o curso antes do prazo máximo).
Da inscrição ao IBPC
Após concluída a Formação, o IBPC poderá oferecer ao aluno a inscrição isenta de primeira anuidade, como membro filiado à nossa sociedade psicanalítica, o que será relevante ao aluno para fins de aprimoramento, network e para dar mais segurança à atuação. Trata-se de filiação simplificada, com carteirinha de filiação com validade neste prazo de 1 ano após concluir o Curso de Formação, embora o acesso à área de membros seja cessado imediatamente após a conclusão da Formação.
O aluno terá direito, pelo mesmo prazo de 1 ano após concluir a Formação, à supervisão simplificada ao nosso Instituto, em que reportará dúvidas sobre os atendimentos que estiver fazendo e receberá retorno de professor do Instituto. Ainda assim, recomendamos que o concluinte que estiver atendendo e recebendo por seus atendimentos que invista em uma supervisão mais completa, com encontros com o psicanalista supervisor (o que é oferecido como extra à parte da Formação, em nossa Supervisão Paga para Formados).
O IBPC admite entre alunos do Curso de Formação alunos de qualquer nível de escolaridade. Para ser membro do IBPC após formado, podem ser requeridas documentações adicionais, como: (1) CPF/RG, (2) Comprovante de residência, (3) Atestado de Antecedentes Criminais emitido pelo departamento de polícia do estado de domicílio do aluno, (4) termo de responsabilidade (a ser fornecido pelo IBPC), (5) foto digitalizada e (6) diploma e histórico escolar, pelo menos do ensino médio completo.
A convenção internacional no meio psicanalítico recomenda que o formado que decida clinicar como psicanalista respeite os seguintes critérios:
(1) tenha concluído curso de formação na área, ministrado por instituto ou sociedade psicanalítica (como o nosso IBPC), tendo por requisitos da formação o tripé Teoria, Supervisão e Análise (como este nosso curso de formação);
(2) ensino médio completo ou curso de graduação (completo ou em andamento) em qualquer área;
(3) sinta-se apto a clinicar (isto porque, para Freud e seus sucessores, é o profissional quem deve saber, responsavelmente, o momento de iniciar a prática profissional, contemplados os demais requisitos);
(4) siga sendo analisado de outro psicanalista, para tratar suas próprias questões pessoais;
(5) siga sendo supervisionado para debater os casos que estiver atendendo por psicanalista supervisor mais experiente;
(6) siga estudando a teoria, inclusive por meio de novos cursos específicos em psicanálise;
(7) siga associado ou filiado a instituto ou sociedade psicanalíticos.
Desejamos a você todo o sucesso na sua jornada! Conte conosco em toda a sua trajetória!