Passamos boa parte do dia trabalhando. Assim, o ambiente deve ser o melhor possível. Então, confira nesse post o que é clima organizacional.

Clima Organizacional: o que é, conceito e como implementar

Posted on Posted in Comportamento

Passamos boa parte do dia trabalhando. Assim, o ambiente laboral deve ser o melhor possível. Afinal, nós precisamos sentir acolhimento da empresa para termos uma boa impressão dela. Sendo assim, hoje nós entenderemos melhor o que é clima organizacional e como implementá-lo.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional de uma empresa é a combinação de opiniões e sentimentos de seus colaboradores. Por meio dessa combinação, eles reagirão de forma positiva ou negativa às demandas cotidianas do trabalho.

Então, o líder do RH, assim como os líderes dos outros departamentos, deve perceber mudanças entre funcionários. Assim,  devem antecipar prejuízos ao ambiente, pois nem sempre as pessoas estarão satisfeitas. Nesse sentido, os líderes precisam criar uma mudança organizacional que ajude a todos a se desenvolver.

Dessa maneira, os líderes melhoram o clima por meio de cronogramas de medição. Ou seja, eles realizam pesquisas com os funcionários para medir a satisfação deles. Assim, os gestores determinam o que precisa ser melhorado e o que dará certo para a empresa.

Conceito de clima organizacional

Gestores afirmam que o conceito de clima organizacional é a percepção dos funcionários a respeito da empresa. Por meio dessa percepção, os colaboradores definem o quanto estão satisfeitos no local. Por isso, é possível que o colaborador desenvolva uma perspectiva que favoreça ou não a organização.

Entretanto, as pessoas possuem perspectivas diferentes. Contudo, elas pensam de forma única, logo não é possível determinar uma visão coletiva e única a respeito da empresa. Além disso, os funcionários sempre vivenciam dinâmicas complexas que se alinham com a cultura local.

Assim, se os colaboradores não vivem um clima positivo, não entregam a sustentabilidade que a empresa precisa.

Diferenças entre clima e cultura na empresa

Já que estão interligadas, muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Porém, a cultura tem a ver com valores, crenças, propósitos e costumes da empresa. Já o clima, trata da percepção dos funcionários. Então, se um gestor quer que seu negócio prospere, precisa cuidar da manutenção desses dois aspectos.

Assim , é provável que funcionários mais antigos sintam dificuldades para mudar suas crenças e hábitos no trabalho. Todavia, os gestores sempre podem desenvolver ações que mudem de forma positiva o clima da empresa.

Logo, os líderes devem entender que mudanças culturais na empresa envolve mudanças no clima organizacional. Afinal, todos os colaboradores devem ajudar nessa mudança, pois é todos compõem a empresa. Portanto, à medida que os funcionários se satisfazem com o trabalho, mais produtivos se tornam.

Quais as vantagens do clima organizacional positivo?

Os gestores e funcionários sempre devem cultivar um bom clima organizacional no cotidiano. Ao passo que eles melhoram a percepção da empresa, é possível lidar com desvios ou reações negativas. Nesse sentido, se os colaboradores e gestores trabalham em um ambiente saudável eles:

  1. Diminuem a rotatividade de funcionários;
  2. lucram mais, já que os colaboradores são mais produtivos;
  3. mantêm um relacionamento interpessoal saudável e comunicativo entre si;
  4. melhoram a ocorrência de conflitos;
  5. melhoram a saúde física e mental;
  6. reconhecem e valorizam talentos;
  7. sentem-se mais encorajados, fazendo melhor o trabalho;
  8. sentem-se mais felizes;
  9. tornam-se profissionais mais criativos e engajados.
Leia Também:  Microexpressões: como revelam nossas emoções?

Pontos importantes para construir um ótimo clima organizacional

Caso os funcionários não estão bem na empresa, eles se sentem desvalorizados e podem sair. Por isso, os líderes devem se atentar aos seguintes pontos:

Diminuição de faltas

Se o colaborador trabalha com um clima organizacional positivo, ele evita faltas e atrasos. Como resultado, ele se torna mais produtivo e motivado a alcançar os melhores resultados.

Feedbacks

O líder sempre deve ser transparente em relação a sua equipe. Então,  por meio dos feedbacks constantes os colaboradores sentem mais respeito, confiança e segurança em suas capacidades.

Flexibilização de horários

Os trabalhadores adquirem mais autonomia no trabalho caso tenham flexibilidade em relação aos horários. Dessa forma, o trabalhador se organizará melhor para cumprir suas responsabilidades enquanto concilia sua vida pessoal. Ademais, a empresa sempre deve dialogar com funcionários para entender suas motivações e necessidades.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Caso ajude, os gestores podem criar um banco de horas. Os gestores podem unir esse banco ao controle da jornada para flexibilizar os horários dos funcionários. Assim, os colaboradores podem gerenciar melhor as suas atividades e conversam com a empresa sempre que necessário.

    Melhora na comunicação

    Os líderes da empresa e os funcionários sempre devem manter uma boa comunicação. Dessa forma, as pessoas podem lidar com crises, desmentir boatos e transmitir comunicados importantes. Dessa maneira, todos os funcionários evitam mal entendidos ou conflitos.

    Como implementar o clima organizacional na empresa?

    Para implementar um bom clima organizacional, os gestores devem compreender a percepção dos funcionários e somente, então, fazer mudanças. Para isso, os gestores precisam entender opiniões, sentimentos e pensamentos dos colaboradores a respeito do trabalho.

    Nesse sentido, é necessário uma Pesquisa de Clima Organizacional para levantar esses dados. Com a ajuda da pesquisa um gerente avalia o ambiente virtual e físico, além de medir a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, eles saberão o que melhorar, talentos a serem reconhecidos. Ademais, constroem um ambiente de trabalho saudável.

    Quais perguntas devem ser feitas?

    Nós vamos sugerir algumas perguntas para você entender como desenvolver o clima organizacional. Os funcionários podem responder:

    1. A equipe percebe a sensação de pertencimento?;
    2. suas sugestões a respeito das práticas são consideradas?;
    3. aqui é um bom local de trabalho?;
    4. colaboradores e a empresa compartilham os mesmos objetivos?;
    5. como as relações internas se desenvolvem na empresa?;
    6. conseguem equilibrar vida pessoal e trabalho?;
    7. o que os motiva ou os desmotiva?;
    8. se sentem satisfeitos em relação as atribuições do gerente?;
    9. os gestores são capacitados para ocuparem os seus cargos?;
    10. todos os colaboradores se comunicam de forma clara e recebem informações importantes?

    A fim de atingir o sucesso, os gestores precisam demonstrar aos funcionários a vontade de crescer. Para tanto, eles sempre devem considerar as respostas apontadas na pesquisa. Se a equipe entende que os gestores são profissionais eficazes, o clima na empresa se torna mais positivo.

    Considerações finais sobre clima organizacional

    Todas os trabalhadores são fundamentais para estabelecer um ótimo clima organizacional na empresa. Os colaboradores são capazes de transformações grandiosas por meio do trabalho em conjunto. Para tanto, eles devem se comunicar de modo adequado e entenderem as necessidades do grupo.

    Os líderes sempre devem acompanhar as interações entre os funcionários. Afinal, eles devem se sentir acolhidos e satisfeitos com a gerência e o ambiente de trabalho. Tanto a empresa como os colaboradores só têm a ganhar com a melhora do ambiente de trabalho.

    Leia Também:  O que significa um indivíduo egocêntrico?

    Após nós entendermos mais sobre clima organizacional, que tal você conhecer o nosso curso online de Psicanálise? Assim, o curso te ajudará a potencializar suas habilidades pessoais e desbloquear o seu potencial. Garanta agora a sua vaga e descubra como transformar a sua vida.

    One thought on “Clima Organizacional: o que é, conceito e como implementar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *