mito grego de Orfeu

Orfeu na Mitologia: história completa do mito

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

A mitologia grega é um conjunto de histórias sobre deuses, heróis e criaturas mitológicas que foram contadas pelos gregos antigos. Mas hoje, vamos mergulhar na história de Orfeu na Mitologia, poeta, músico e cantor, que vive um grande amo com a bela Eurídice.

Vale destacar que a mitologia grega traz inúmeras explicações sobre a origem da vida, bem como sobre os fenômenos da natureza. E dentre as principais histórias estão a de Orfeu e Eurídice, deixando raízes profundas na história.

O que é mitologia grega?

A origem dos mitos está na Grécia Antiga, trazendo ao imaginário das pessoas histórias fascinantes, com personagens como:

  • deuses;
  • heróis;
  • ninfas;
  • monstros;

Com lutas e desafios, trazendo grandes reflexões sobre a vida. Hoje em dia a mitologia é mostrada como entretenimento, por filmes e séries de TV, mas saiba que vai muito além disso.

Além disso, essas lendas trazem informações valiosas sobre como se evolui o comportamento humano desde as antigas civilizações. Com esses registros podemos encontrar na literatura grega e em diversas formas de expressão artística.

Em outras palavras, os mitos da Grécia Antiga foram fonte de inspiração para estudiosos encontrarem explicações sobre aspectos sociais nas antigas civilizações. Ou seja, foram utilizadas para explicações sobre o mundo através de deuses e deusas que controlava a natureza e as ações humanas.

Quem foi Orfeu na Mitologia Grega?

Orfeu na Mitologia foi um cantor e músico graças ao seu pai, que lhe deu de presente uma lira – instrumento musical de cordas, muito utilizado dura a antiguidade.

Quando Orfeu tocava, além das pessoas, encantava toda natureza, como animais, árvores e lagos, que ficavam fascinados com o som das notas. Sua música era tão poderosa que podia acalmar até mesmo as criaturas mais selvagens.

Sua música deixava os seres vivos hipnotizados, livrando-se de medos, diante de tão primorosa magia. Foi isso que o fez famoso, tornando-o um grande símbolo na miologia clássica, na cultura ocidental. Assim, fez parte de diversas formas de arte e cultura, no cinema, teatro, ópera e pinturas.

A habilidade de Orfeu com música encantava as damas da região, o que o fez a dama Eurídice apaixonar-se por ele, tornando-se amantes e, então casaram-se. Logo traremos como se deu essa linda história de amor.

Orfeu na mitologia resumido

Orfeu e Eurídice

Em um belo dia Orfeu, andando pelos campos, encontrou com a mais bela dama de todas, se apaixonando imediatamente, seu nome era Eurídice. Reciprocamente, a jovem se encantou pelo talento e beleza de Orfeu, então, foram amantes e se casaram.

Mas uma tragédia deu uma reviravolta neste grande amor. Quando caminhava pelos campos Eurídice foi perseguida por Aristeu, seu admirador. Ao tentar fugir, o amor de Orfeu pisou em uma cobra, que a mordeu e injetou um veneno. Em resultado, a pobre ninfa acabou falecendo.

Imediatamente, ao saber do fato, Orfeu foi até o corpo frio da amada, prometendo a resgatar desse destino. Assim, criou um plano para salvar seu amor, indo até o submundo, mundo dos mortos ou também chamado de Hades, para encontrar Eurídice. Seu plano era para que a alma dela voltasse para o mundo de vivos, o que foi um árduo caminho.

A morte de Eurídice

Para seu plano para resgatar Eurídice iniciou uma difícil jornada para chegar a Hades, sendo seu primeiro desafio é passar por Cerberus, um cão de três cabeças que vigiava o submundo. Para tanto, Orfeu tocou sua lira, que fez o cão dormir imediatamente, tornando fácil atravessá-lo.

Assim também fez com Caronte, o barqueiro que o levou até a outra margem do Rio dos Mortos, chamado Rio Estige. Logo após, entorpeceu Cérbero, o guardião das portas infernais, atravessando os umbrais para encontrar Eurídice.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Finalmente, para que ela voltasse ao mundo dos vivos, haveria uma condição: Orfeu não olhar para sua amada até chegar novamente ao Sol. Porém, o plano não deu certo, quando ele já estava chegando ao mundo dos vivos, na esfera iluminada, para confirmar que sua mulher estava logo atrás, acabou a espiando.

    Isso fez com que Eurídice se transforma em um espectro e, com um grito, retornou a esfera de Hades. Desconsolado Orfeu se desespera e esperou por sete dias no lago, em jejum, sofreu com imensa angústia, rejeitando qualquer jovem que se aproximava.

    As musas rejeitadas, chamadas Mênades, ficaram furiosas e, cansadas de serem menosprezadas por Orfeu, o assinaram. Elas cortaram seu corpo em pedaços e jogaram sua cabeça no Rio Hebrus. Essas nove musas o sepultaram no Monte Olimpo e, no mundo dos mortos, conseguiu se reencontrar com sua amada Eurídice.

    A influência do mito grego de Orfeu na Arte

    A história de Orfeu na mitologia e seu amor por Eurídice foi fonte de inspiração para diversos artistas ao longo dos séculos. Como, por exemplo, através de:

    • esculturas;
    • poesias;
    • pinturas;
    • pintores;
    • peças de teatro.

    Arte esta que trouxeram a representação da história de amor dos jovens Orfeu e Eurídice. Como, por exemplo, a obra de Jean-Baptiste Camile Corot, traz representações do paisagismo realista, mostrando um trecho de Orfeu na Mitologia. Dessa forma, mostrou detalhes do imaginário do submundo de Hades.

    Ainda mais, a representação de Orfeu na Mitologia também foi feita na obra do artista Marc Chagall. Ele mostrou o mundo dos mortos com cores fortes e figuras da fantasia.

    Por último, no Brasil, o poeta Vinicius de Morais escreveu a peça chamada “Orfeu na Conceição”, que foi premiada no concurso do 4° Centenário de São Paulo, em 1954. Que, inclusive, foi inspiração para o Filme Orfeu, de Cacá Diegues, em 1999.

    Orfeu na mitologia frase

    Por que estudar Mitologia Grega?

    O estudo da mitologia grega pode nos ajudar a entender melhor a cultura e a história da Grécia antiga. Também pode nos ajudar a entender melhor o comportamento humano. As histórias da mitologia grega são cheias de simbolismo e significado, e podem nos ensinar muito sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

    O estudo da Mitologia Grega nos faz adentrar em histórias fascinantes de personagens que mostram a origem da vida e do comportamento humano. Assim, ao aprendermos sobre os mitos da Grécia Antiga você entrará em um mundo que enriquecerá muito seu conhecimento sobre a humanidade.

    Contudo, se você gosta de temas como este, lhe convidamos a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise, oferecido pela IBPC. Você aprenderá sobre comportamento humano na visão psicanalítica.

    Se você gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar nas suas redes sociais! 

    One thought on “Orfeu na Mitologia: história completa do mito

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *