Áreas da Psicologia

Áreas da Psicologia: 11 principais

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Dada a sua riqueza, a jornada dentro da Psicologia acaba levando a diversos caminhos de atuação, algo que facilita escolhas pessoais. Contudo, caso ainda não tenha decidido, talvez seja uma boa hora de refletir a respeito de quais especializações quer fazer. A partir daqui você conhecerá 11 áreas da Psicologia para lapidar a sua rota profissional.

Psicologia Clínica

A Psicologia clínica visa diminuir o sofrimento psíquico dos pacientes, sendo uma das mais famosas áreas da Psicologia. Nisso, pode promover atendimentos individuais, com pequenos grupos ou mesmo grandes encontros com objetivos específicos. Acaba sendo muito bem vindo em clínicas particulares ou dirigidas pelo Governo ao atendimento público.

Nas áreas da Psicologia para trabalhar, a Psicologia clínica se vale do amparo da ciência, usando técnicas de cunho pertencente. Assim, o profissional pode utilizar Psicanálise, Behaviorismo, Existencial-humana, entre outras áreas. Esses pilares se mostram suficientes para quando aplicar a psicoterapia:

  • Individualmente, para quem tem algum bloqueio ou quer trabalhar isso sem companhia;
  • Crianças, utilizando da abordagem lúdica e divertida para tratar os pequenos;
  • Casais, de modo a trabalhar a relação conjugal afetada por problemas;
  • Famílias ou grupos cujo o relacionamento causa sofrimento a todos os envolvidos;
  • Pessoas com problemas motores ou cognitivos.

Psicologia Social

A Psicologia Social visa promover assistência ao coletivo, fazendo com que sua necessidades básicas sejam assistidas. Nesse caminho, colabora na saúde, trabalho, educação, meio ambiente, lazer, justiça, segurança, comunicação social e assistência das pessoas. Isso pode ser feito em instituições ou comunidade, atendendo a parcela mais carente da população.

Sem contar que o psicólogo social, caso queira, pode aplicar o seu conhecimento a pesquisas no estudo social. Com isso pode entender como a sociedade influencia diretamente comportamentos individuais, além das políticas públicas.

Neuropsicologia

O trabalho de um neuropsicólogo visa o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e análise da cognição estrutural de alguém. A partir daqui pode avaliar as emoções, comportamento, personalidade e funcionamento cerebral de uma pessoa. Em suma, seu trabalho acaba sendo mais proeminente dentro da área da saúde e na pesquisa.

De acordo com o CFP, as funções de um neuropsicólogo são:

  • Construir parâmetros para que consiga emitir laudos jurídicos, clínicos e também de perícia;
  • O uso de instrumentos padrão para estudar as funções neuropsicológicas. Elas englobam:

-Atenção;

-Linguagem;

-Memória;

-Abstração;

-Aprendizagem;

-Processamento de informação;

-Afeto;

-Funções motoras entre outros.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

  • Complemento de diagnóstico ao campo da aprendizagem e desenvolvimento.

Psicologia do Esporte

Trabalhando diretamente no espaço esportivo, pode trabalhar diretamente com atletas, seus técnicos e comissão esportiva. A meta é que possa trabalhar com a saúde desse grupo, atuando em prol do comportamento cognitivo e motor aqui. Nas áreas da Psicologia, essa tem ganhado bastante destaque graças à visibilidade e demanda do meio esportivo.

Ao seu próprio meio realiza um trabalho semelhante a outros psicólogos, ma se restringindo ao esporte. Nisso, aplica medidas psicoterápicas, cria estudos sobre as atividades realizadas, promove reabilitação e lazer, orientação do condicionamento mental saudável. Sem contar a melhoria das capacidades psíquicas individuais e a otimização no rendimento dos esportistas e atletas.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

A Psicologia organizacional é uma das melhores áreas de Psicologia para trabalhar graças ao alcance dela. Resumindo, diz respeito ao profissional que se dedica na melhora das pessoas no trabalho quanto à inserção. É especialmente requisitado em seleções, treinamentos e desenvolvimentos de colaboradores, sem deixar de lado a saúde do indivíduo.

Leia Também:  15 frases sobre relacionamentos e sua complexidade

Ademais, o psicólogo organizacional colabora na produtividade e capacidade de realização pessoal da equipe. Indo na contramão, também atua no processo de desligamento e demissão dos indivíduos, incluindo na conclusão trabalhista da aposentadoria. Por meio dele, se tem uma ferramenta eficaz para viabilizar diversos processos empresariais à melhor condução da organização.

Psicologia do Trânsito

Outra das áreas da Psicologia é a Psicologia do trânsito, atuando diretamente com motoristas. Assim, propõe estudos, engenharia, ações educativas e até a operação do tráfego. Isso, claro, dentro de tudo àquilo que compete aos processos psicossociais, psicológicos e psicofísicos.

Para as pessoas que passaram pela etapa de habilitação para dirigir o encontro com o profissional já deve ter acontecido. Isso porque o mesmo também realiza testes psicológicos, laudos e pareceres para que se consiga a CNH.

Psicopedagogia

Sendo uma das escolhas mais recorrentes, a Psicopedagogia é um dos campos mais acessados das áreas de Psicologia. Através daqui é possível trabalhar em espaços educacionais a fim de compreender os meios de ensino e aprendizagem. Assim, poderá intervir na busca por melhoras aos estudantes e educadores envolvidos nesse meio escolar.

Por conta do psicopedagogo que podemos entender melhor os processos emocionais, cognitivos e motivacionais correspondentes da área cultural e social. Teremos um entendimento a respeito dos temas colocados no meio de ensino e como contribuir na colocação de alguém no meio cultural em sua própria individualidade.

Psicologia Escolar/Educacional

Trabalhando formalmente no sistema educacional, fará estudos e diagnósticos a respeito dos alunos e instituições. Indo além, também olhará para quem atua no caminho do ensino-aprendizagem, atuando preventivamente em grupo ou indivíduo. O psicólogo escolar vai contribuir com o desenvolvimento das práticas e procedimentos a fim de que possa melhorá-los.

Psicologia Jurídica

Trabalhando junto à Justiça, o psicólogo jurídico fará trabalhos de análise ao público envolvido com processos. Dessa forma, pode atuar como perito, elaborar laudos, fazer orientações na administração, fazer atendimento psicológico. Ademais, também atua em varas de família na construção de diagnósticos e aplicando meios de terapias próprios para lidar com cada questão.

Psicologia Hospitalar

Trabalhando em instituições de saúde, o psicólogo hospitalar fará atendimentos aos pacientes e familiares. É fundamental porque ajuda a dar conforto psicológico e emocional a quem adoece ou se envolve nisso. Além do atendimento médico, também pode atuar em palestras ou consultorias para refinar o atendimento ao público.

Psicomotricidade

Para encerrar a lista de áreas da psicologia, a Psicomotricidade diz respeito aos meios de educação, reeducação e terapia psicomotora. Aqui os movimentos permitidos pelas funções nervosas e musculares são trabalhados para que o aprendizado possa ser primoroso e completo. Nessa proposta, indivíduos com problemas de aprendizado como deficiências e até bebês se beneficiam.

Considerações finais sobre áreas da Psicologia

Após ingressar no curso de Psicologia, você estará perfeitamente capacitado a experimentar qualquer uma da áreas da psicologia. De certa maneira, elas funcionam como um polimento, dando forma e função específica ao saber conquistado anteriormente na faculdade. Ao fim de cada especialização, você carregará um brilho único, iluminando a estrada daqueles que precisam de reabilitação e transformação.

Independente do caminho escolhido, tenha a certeza de que está fazendo a coisa certa por si e pelo mundo. Afinal, todos nós precisamos de pessoas capazes de nos ajudar a conquistar independência, incluindo a liberdade interna de viver a vida.

Além deles, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica para dar ainda mais brilho em sua jornada. Desenvolvendo o seu autoconhecimento, poderá encontrar as oportunidades necessárias para explorar seu potencial e transformar o mundo ao redor. A Psicanálise combinada com as áreas da Psicologia resultam em uma capacidade grandiosa de reformulação existencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 19 =