Nesse artigo nós vamos falar sobre o livro As 5 Linguagens do Amor.
A obra é de autoria do autor norte-americano Gary Chapman. Publicado em 1992, o livro tem conquistado diversos leitores ao tratar sobre matrimônio.
Portanto, fizemos um post sobre o livro, confira mais detalhes a seguir!
Sobre o autor Gary Chapman
Primeiramente, antes de falarmos propriamente sobre o livro, precisamos destacar o autor. Gary Chapman tem formação em Filosofia, Antropologia, Artes e Educação Religiosa.
Pastor da Igreja Batista do Calvário, na Carolina do Norte — Estados Unidos, desde 1971 atua como conselheiro matrimonial e familiar.
Os mais de 30 anos de experiência, somado com as suas diferentes formações, trouxeram uma grande bagagem para o autor. Com diversos livros publicados, “As 5 Linguagens do Amor” foi sua primeira publicação.
Além disso, foi bestseller do New York Times e vendeu milhares de exemplares por todo o mundo.
Apesar da posição de pastor, esse é um livro para todas as pessoas, independente da religião. Uma vez que o autor não pretende doutrinar crenças, suas lições devem ser consideradas.
Saiba que os ensinamentos de Gary Chapman podem servir de orientação para a sua vida conjugal.
Por que ler As 5 Linguagens do Amor?
O amor e os relacionamentos amorosos são temas que interessam a muitas pessoas, especialmente para casais que enfrentam desafios no casamento.
Sabemos que manter um relacionamento a dois é difícil, principalmente quando surgem obstáculos como:
- problemas financeiros,
- criação dos filhos,
- carreira,
- e cuidados com a casa.
O ambiente doméstico, por vezes, pode parecer um campo minado, pronto para explodir. No entanto, o livro também é útil para namorados e noivos que querem fortalecer sua relação. Até os solteiros, que buscam o casamento, podem se beneficiar dele, adotando desde já atitudes que ajudarão no futuro.
“As 5 Linguagens do Amor” é um livro de desenvolvimento pessoal, focado no bem-estar dos relacionamentos matrimoniais, o que também impacta diretamente o bem-estar individual.
Com uma linguagem simples e envolvente, o autor traz relatos de sua experiência pessoal e de casais que ele atendeu ao longo de sua carreira, sempre preservando a identidade deles. Isso torna a leitura mais próxima e fácil de entender.
Por que não existe apenas uma linguagem do amor?
Desde o título Gary Chapman desmistifica a ideia de uma linguagem do amor única.
Nesse sentido, podemos perceber que, talvez, os grandes conflitos ocorrem por esse equívoco. Contudo, muitos acreditam que há apenas uma forma de demonstrar amor e seguem assim.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISEErro: Formulário de contato não encontrado.
Acreditar que há apenas uma forma universal de amor, desconsidera a complexidade dos seres humanos. Entenda que cada pessoa é única e é moldada pelas suas experiências de vida. Imagine que se cada um passa por diferentes vivências, seu modo de sentir amor e ser amado
varia também.
Além disso, é preciso pensar que a forma com que você enxerga o amor não é única. Com isso queremos dizer que, o que pode ser importante para você, pode não ter a mesma importância para seu parceiro ou parceira. Saiba que acreditar em apenas uma linguagem do amor é beirar ao
egoísmo e à falta de empatia.
O questionário de Chapman tem 36 afirmações que os casais respondem para descobrir qual é a sua linguagem de amor principal.
É importante conversar com o parceiro sobre as suas necessidades de amor. Pergunte o que ele ou ela valoriza em um relacionamento e como você pode demonstrar o seu amor de forma significativa.
Conheça as 5 linguagens do amor
Nesse sentido, vamos abordar as 5 linguagens do amor, segundo Gary Chapman. A seguir, listamos as cinco linguagens, conheça e veja com qual delas você e seu parceiro mais se identificam.
1. Palavras de afirmação
Para o autor, as palavras de afirmação estão atreladas à retribuição de gentileza. Como seres humanos, nosso ego muitas vezes depende de palavras de elogio. Chapman não diz sobre grandes gestos, mas de frases simples do cotidiano.
Elogiar a roupa que seu par está usando, um prato que ele/ela cozinhou etc. Saiba que as palavras de afirmação podem ser encorajadoras e de bondade. Assim como podem ser palavras de humildade no caso de erros.
- Exemplos de palavras de afirmação: “Eu te amo”, “Você é linda”, “Você é um ótimo pai”, “Eu estou orgulhoso de você”.
2. Qualidade de tempo
De acordo com Chapman, a qualidade de tempo é estar junto. Mas saiba que esse estar junto é dedicar atenção, conversar e olhar nos olhos.
São muitas as coisas e situações que causam nossa distração. Assim, dedicar atenção com qualidade é uma das formas de amar alguém.
- Exemplos de tempo de qualidade: Passar tempo juntos, conversar, fazer atividades juntos, prestar atenção um ao outro.
3. Receber presentes
Quando fala em presentes, o autor quer dizer que os símbolos visuais são mais importantes para algumas pessoas como forma de amor. Segundo o autor, os presentes podem variar de tamanho e preço:
“Para aquela pessoa cuja primeira linguagem do amor é receber presentes, o preço pouco contará, a menos que haja uma enorme discrepância entre o que se deu e o que se poderia oferecer.”
Presentes mostram que você pensou na outra pessoa, que você se importa com ela.
4. Formas de servir
Você sabia que uma maneira de demonstrar amor é servindo? O autor explica melhor a seguir:
“Formas de Servir”, ou seja, aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agraciar realizando coisas que ele(ela) aprecia, expressando amor através de diversas “Formas de Servir”.
Podemos perceber que essa linguagem não se limita apenas às mulheres. O homem pode contribuir de maneira simples. A própria divisão das tarefas de casa é uma forma de amor, afinal não é função da mulher lidar com tudo sozinha.
Saiba que é possível servir também cozinhando para sua esposa ou até mesmo fazendo aquele drink que ela gosta.
- Exemplos de atos de serviço: Fazer coisas que você sabe que a outra pessoa aprecia, como lavar a louça, cozinhar, dar banho nas crianças.
5. Toque físico
Quando o autor se refere ao toque físico, vai muito além das relações sexuais. Pois, o toque físico, como linguagem do amor, também diz respeito ao andar de mãos dadas, um afago no meio do dia.
Perceba que o toque físico também serve para os momentos difíceis:
“Se a primeira linguagem do amor de seu cônjuge for o “Toque Físico”, nada será mais importante do que abraçá-la(o) quando ela (ele) chorar”.
- Exemplos de toque físico: Abraços, beijos, mãos dadas, carinhos.
Considerações finais
As 5 linguagens do amor podem ajudar os casais a se comunicarem de forma mais eficaz. Quando os parceiros entendem as necessidades de amor um do outro, eles podem se comunicar de forma mais assertiva e amorosa.
Além disso, as 5 linguagens do amor podem ajudar os casais a construir intimidade. Quando os parceiros se sentem amados e valorizados, eles estão mais propensos a se abrir e compartilhar suas emoções.
Por fim, o propósito do autor em “As 5 Linguagens do Amor” é fazer com que os casais aprendam a identificar qual é a forma de amor dos seus parceiros. Desse modo, a comunicação se torna mais eficaz para ambos.
O livro ensina como identificar e usar a linguagem de amor do parceiro. Isso pode melhorar significativamente a qualidade do relacionamento.
Para aprender mais sobre relacionamentos e autoconhecimento, considere estudar psicanálise. Para isso, faça nosso curso online de Psicanálise para aprender sobre você mesmo!