música da Legião Urbana

Será (Legião Urbana): letra e significado

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

Será (Legião Urbana): letra e significado

Nesse artigo, nós vamos trazer a letra e significado da música Será da Legião Urbana. Cabe enfatizar que essa banda de rock nacional revolucionou o cenário musical nas décadas de 1980 e 1990. Entretanto, as letras do compositor e vocalista Renato Russo, marcam até hoje diferentes gerações.

Fundada em 1982, a Legião Urbana surgiu em Brasília, no Distrito Federal. Os “jovens rebeldes”, Renato Russo e Marcelo Bonfá, em conjunto com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, traziam em suas músicas críticas à ditadura que estava em vigor no nosso país.

A partir da combinação de poesia, as letras da banda abordam diferentes questões. Por isso, aspectos relacionados à identidade, relacionamentos amorosos e familiares e problemáticas da política continuam fazendo sucesso. Não por acaso, a juventude facilmente se identifica com as composições da Legião.

Letra da música Será da Legião Urbana

Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você

Não é me dominando assim, que você vai me entender

Eu posso estar sozinho mas eu sei muito bem aonde estou

Você pode até duvidar, acho que isso não é amor

Veja o refrão…

Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?

(Observe a repetição da dúvida que vem logo a seguir também no refrão)

Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?

Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação?

Serão noites inteiras, talvez por medo da escuridão

 

Ficaremos acordados imaginando alguma solução

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Pra que esse nosso egoísmo não destrua nosso coração?

     

    (Refrão  novamente) Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? 

    (continua a repetição) Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?

    Brigar pra quê, se é sem querer. Quem é que vai nos proteger?

    Será que vamos ter que responder Pelos erros a mais, eu e você?

    O que quer dizer essa música?

    Agora que você já conhece a letra e o contexto da banda Legião Urbana, vamos mostrar uma interpretação da música Será. A primeira estrofe diz o seguinte:

    Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você

    Não é me dominando assim que você vai me entender

    O primeiro verso traz uma ordem “tire suas mãos de mim” e vem seguido de uma afirmação “eu não pertenço a você”. Podemos afirmar que as frases iniciais dizem respeito a um relacionamento possessivo. Essa ideia se confirma com o termo “dominando” que aparece no verso seguinte.

    Perceba que há um “eu” que afirma que não é compreendido e que se sente dominado pelo seu par. Essa sensação de domínio parece ser algo recorrente, visto a força da primeira frase da canção. Ainda, o uso do termo “assim” indica o modo como esse “eu” se sente pressionado.

    Relacionamento abusivo: significado da música Será da Legião Urbana

    Nesse sentido, podemos identificar que a música inicia falando sobre um relacionamento abusivo. A letra chama a atenção para a ideia de posse que os pares podem ter em relação ao outro. Entretanto, nós precisamos enfatizar que estar num relacionamento não deve ser baseado em premissas de dominação.

    Leia Também:  Quem não te procura não sente sua falta

    Na segunda estrofe, vamos destacar os versos: “Você pode até duvidar” e “Acho que isso não é amor”. Repare como o “eu” tem noção de que o seu relacionamento não é saudável. Mesmo que expresse uma incerteza com “acho”, os versos anteriores demonstram que esse indivíduo tenta impor limites.

    Já o refrão, seguido por quatro diferentes interrogações com o verbo será, indica o questionamento interno do indivíduo. Ele parece estar em conflito com esse relacionamento. Ainda, suas dúvidas se voltam no tempo presente “Será que é tudo isso em vão?”, mas também pensando no futuro “Será que vamos conseguir vencer?”.

    Sobre relacionamentos tóxicos

    Infelizmente muitas pessoas passam por situações descritas na canção. Por isso, como mencionamos no início deste artigo, é muito comum se identificar com as letras da Legião Urbana. Porém, é preciso analisar seu relacionamento e pensar sobre como você tem se sentido.

    Estar num relacionamento tóxico não é fácil, ainda mais sair dele. O medo de estar só e a necessidade de estar com alguém podem ser as motivações para continuar. Como podemos observar nos versos: “Serão noites inteiras” e “Talvez por medo da escuridão”.

    Mesmo sofrendo, o indivíduo pode depender também do recurso financeiro do parceiro. Ainda, há casos em que os filhos pesam nessa decisão de ruptura. Entenda que outros sentimentos podem estar atrelados ao parceiro, como o egoísmo: “Pra que esse nosso egoísmo não destrua nosso coração?”

    Interpretação da música Será

    Atentemos agora para a última estrofe da canção. Os primeiros versos trazem um sentimento muito comum nos relacionamentos tóxicos: “brigar pra quê, se é sem querer”. Quantas mulheres, principalmente, são agredidas verbal e fisicamente. Muitas chegam a pensar que as ações do parceiro não são intencionais.

    Porém, quando o “eu” da música questiona “Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você?” podemos interpretar aqui um sentimento de culpa. Quem já passou por isso passa a acreditar que os erros são sempre dele e nunca do companheiro.

    Para entender melhor, reflita: como e quais são as justificativas das brigas no seu relacionamento? É sempre alguma atitude sua que desencadeia os conflitos? Aqui estamos nos referindo ao parceiro sempre apontar que o erro é seu, mesmo que as atitudes dele tragam danos físicos e psicológicos.

    Relacionamento abusivo não é só agressão física

    Mesmo que a música não mostre, queremos enfatizar outro ponto importante: saiba que  relacionamento abusivo não é somente agressão física. Entenda que os abusos podem ser psicológicos também. Por isso, veja que o ciúme exagerado, o controle de onde você vai e o que está fazendo também fazem parte de um relacionamento tóxico.

    No caso das mulheres, há uma excessiva acusação sobre as roupas e maquiagem. Muitas vezes o parceiro inseguro diz que ela se veste para provocar outros homens. Assim, ela é privada da sua liberdade.

    Saiba que estar com alguém que diminua as suas conquistas e qualidades não é saudável. Procure se atentar a esses aspectos também.

    Considerações finais

    Neste artigo procuramos interpretar a música Será. Como você pode ter percebido, tratamos do relacionamento abusivo. Trouxemos também algumas características de relacionamentos tóxicos e como as pessoas se sentem quando estão nessa situação tão traumática.

    Antes de julgar qualquer pessoa que passa por essa situação, tente ajudá-la. Tente compreender as motivações do outro para estar nesse relacionamento. Você pode cooperar dessa forma em vez de criticar dizendo que “fulano gosta de apanhar” e/ou “está sofrendo porque gosta”. Veja que as coisas não são tão simples para quem está dentro da situação.

    Leia Também:  Racismo: 10 lições da psicanálise

    Por fim, para se aprofundar no significado da música Será da Legião Urbana, e muitas outras, nós recomendamos nosso curso online de Psicanálise. Assim sendo, você terá uma base sobre relacionamentos abusivos e outros assuntos relacionados ao comportamento humano. Aproveite para conhecer a si mesmo.

    One thought on “Será (Legião Urbana): letra e significado

    1. Fucou bem explícito de qual relacionamento o Renato Russo estava de referindo na letra no filme “Somos Tão Jovens”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *