como fazer meditação

Como fazer meditação em 3 passos

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Um movimento de recuperação existencial tem incentivado as pessoas a aderirem a meditação em suas vidas. Enquanto um grande grupo se beneficia dos movimentos, outro ainda procura entender como tal prática funciona. Descubra como fazer meditação com passos e técnicas muito simples.

A meditação pela manhã

Um dos melhores modos para aprender como fazer meditação é fazer a meditação pela manhã. Sendo o momento em que o corpo está iniciando suas atividades, você pode reforçá-lo para aguentar a carga do cotidiano. Apesar da vontade em permanecer na cama, você tem muito mais a ganhar meditando de manhã.

Para isso, comece com um alongamento, se esticando e se encolhendo, abraçando suas pernas e sentindo elas acordarem. Após isso, comece a se tocar, massageando seu corpo e sentindo os limites do seu físico. Quando terminar esse aquecimento, agora é hora de trabalhar o seu corpo, bastando apenas 5 minutos se for iniciante.

Na melhor posição em que sentir conforto, feche os seus olhos e se atente ao movimento do seu corpo enquanto respira. Enquanto expira e inspira, se atente ao ambiente ao redor e compreenda a ligação mútua que você tem com esse universo. Em calmaria, paciência e boa vontade, abrace a energia positiva aí presente e direcione isso ao seu dia.

Como fazer meditação em casa?

Ao contrário do que muitos pensam, não difícil aprender como fazer meditação em casa. A sua principal ferramenta de trabalho será a sua mente e isso dará a base de tudo. Com isso, o ambiente ao redor precisa concordar com a proposta que você deseja alcançar com esse trabalho.

Entendendo como meditar pela primeira vez, você precisa de um lugar calmo, arejado e iluminado naturalmente. Pode fazer isso do seu quarto, no terraço ou mesmo no quintal, se achar cômodo. Sobre um tapete, torne o momento genuíno não pensando em preocupações, frustrações ou raiva, apenas em si como um todo.

Outra dica para quando aprender a como começar a meditar sozinho é não se forçar. O erro de muitas pessoas é querer meditar por 15 a 40 minutos, mas se sentirem forçadas e desistirem no caminho. Comece com apenas 5 minutos diariamente e somente quando estiver confortável, aumente o tempo de meditação aos poucos.

Meditação em 3 passos principais

Foco em sua respiração

Para quem quer aprender a como fazer meditação, uma das técnicas mais viáveis é pela respiração. Concentrando-se apenas em sua respiração, de início você ajuda a inibir qualquer atenção em influência externa. Sem contar que é uma excelente forma de conduzir a sua percepção ao exercício sem se preocupar em perder o ritmo.

Procure achar um ritmo respiratório que acalme você e ajude a centralizar sua força. Com toda a certeza você terá algum pensamento que o desvie do seu caminho original, mas tente conduzi-lo por meio desse trabalho. Inspirando de olhos fechados você faz com que o seu corpo e mente se alinhem e consiga lapidar sua força como deseja.

A respiração é uma das formas de meditação mais acessíveis que existem, graças também aos “efeitos colaterais”. Sua mente fica melhor refinada, mas as funções vitais do seu organismo encontram um equilíbrio jamais visto. De forma não proposital, aprenderá a respirar melhor e prestar atenção em seu próprio corpo através disso.

Atenção objetiva nos seus pensamentos

Outra forma de entender como fazer meditação é por meio da atenção plena em seus pensamentos. É bastante comum para nós nos perdemos mentalmente com tantos pensamentos na cabeça. Ao invés de se deixar levar por esse fluxo descontrolado, você aprenderá como começar a meditar e como meditar sozinho de forma pacífica.

Leia Também:  Tipos de ansiedade: neurótica, real e moralista

A parte mais importante aqui é você prestar atenção de forma consciente ao que você pensa. É preciso que você se torne um observador, de modo que possa olhar com detalhes ao seu campo mental. Apenas olhar para um pensamento e deixar que vá, não se permitindo ir com ele ou se controlar.

Para que exercite, de olhos fechados, pense em sua mente como se fosse um enorme rio e os seus pensamentos são apenas troncos. Em vez de subir neles, você apenas deixará que passe na sua frente sem machucá-lo. Você aprenderá que quem controla a sua mente e o que experimenta é você e não o contrário.

Pensar em ideias positivas

Aqui não basta apenas trabalhar o fluxo dos seus pensamentos, mas também olhar a essência deles. A negatividade é um item bem comum na construção psíquica dos indivíduos. Graças a elas muitos ficam doentes, enfraquecidos ou alterados emocional e psiquicamente.

Compreendendo como fazer meditação, você encontrará o melhor caminho para conduzir seus pensamentos positivamente. A ideia aqui é fazer a construção de cenários, de modo que passe a ser mais otimista sobre sua vida. Caso não consiga fazer esse exercício sozinho, pode se fazer da meditação orientada com a ajuda de outra pessoa.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


A meditação guiada para iniciantes te ajudará a focar seus pensamentos, já que outra pessoa conduzirá adequadamente a sessão. Um indivíduo mais experiente vai te ajudar sobre o que pensar na meditação com base em suas tendências construtivas. De todo modo, crie imagens positivas de si mesmo, visualizando por alguns minutos como deseja estar.

Pilares da boa meditação

Não existe uma receita única de como fazer meditação, já que cada um de nós reage de modo diferente a ela. Entretanto existem algumas dicas de meditação que você pode adequar ao seu próprio ritmo. Tente começar por achar uma:

Posição confortável

Apesar de ser bonito ver alguém alcançando uma posição complicada, evite seguir no mesmo caminho. Para tal o indivíduo dedicou anos de trabalho e você sentirá desconforto se levar seu corpo ao limite sem necessidade. Seja deitado, sentado ou mesmo em pé, somente medite em uma posição confortável e permissiva aos exercícios.

Local tranquilo

Dificilmente encontraremos alguém capaz de abstrair totalmente as distrações presentes no ambiente. Se você não for esse tipo de pessoa, tente se privar de qualquer influência que impeça você de aprender como iniciar meditação. Encontre a paz no ambiente para que possa trazer isso ao seu interior.

Momento propício

Se você está com pressa ou sem condições de ficar tranquilo, evite fazer a meditação, já que tem o risco de não gostar. É preciso deixar que a sua mente trabalhe, de modo que você possa relaxar completamente. As práticas de meditação, quando bem executadas, transformam você positivamente.

Pequenos truques de como praticar meditação de forma produtiva

Existem alguns caminhos que podem te ajudar a absorver algumas técnicas de meditação para iniciantes. Comece por:

Meditar sempre que possível

Mesmo que não possa meditar todos os dias, estabeleça uma rotina de meditação semanal. Por exemplo, experimente meditar, ao menos, três vezes na semana. Isso já pode ser o suficiente para controlar o fluxo de sua mente e acalmá-la.

Leia Também:  Vicio em Internet: definição e 3 dicas para superar

Relaxe o seu rosto

Embora todo o corpo precise estar relaxado, foque também em seu rosto. A face é uma região sensível e acumula tensão se nós descuidarmos. Assim, comece a esboçar um sorriso leve para que desprenda energias negativas e possa atrair forças benéficas.

Permaneça com as costas eretas

O corpo humano precisa ficar alinhado quando a prática da meditação começar para beneficiar o fluxo correto da energia. Isso porque se nós permanecermos curvados, além da dor física, o momento será um ímã para tensão e estresse mental. Fique com as costas retas enquanto estiver sentado e, se possível, sem qualquer apoio físico a isso.

Considerações finais sobre como fazer meditação

A meditação é uma prática utilizada para relaxar e acalmar a mente e corpo bastante funcional. Mesmo que você seja um iniciante, entender os caminhos gerais que levam a isso pode transformar positivamente a sua vida. Acima listamos alguns passos de como fazer meditação que causam verdadeiras mudanças em seu modo de vida de forma simples e eficaz.

Ademais, comece devagar, respeitando os seus limites físicos e mentais. Muitas pessoas almejam passar horas se dedicando a esse exercício, mas esse alto investimento logo de início prejudicará a continuidade. Comece devagar, aos poucos, e aumente gradativamente o tempo de aplicação meditativa conforme for evoluindo. É assim que você garante que continuará com esse hábito.

Aliado a ela, o nosso curso 100% online de Psicanálise pode ajudar você a conseguir o crescimento que deseja. Por meio de nossas aulas, você adquire autoconhecimento, explora seu potencial e entende o que pode dar a si e ao mundo. A Psicanálise te apoia em aprender como fazer meditação pois também é direcionada em trabalhar seu bem-estar existencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =