No dia 22 de maio nós comemoramos o dia do abraço, e quem não gosta de um? É tão bom poder sentir o aconchego dos braços de alguém que a gente gosta. Ou o abraço consolador naquele momento que estamos tristes. Ou matar a saudade de alguém que está longe.
Sempre que pensamos em um abraço nós associamos a troca de afeto. Você também pensa assim? Conta pra gente lá nos comentários. Estamos curiosos!
Abraço segundo dicionário
Se procuramos no dicionário a palavra ‘Abraço’, ele nos dirá que é um substantivo masculino e define como:
- No sentido figurado é a junção entre coisas ou pessoas;
- Na arquitetura, é o enfeite feito por folhagens que se entrelaçam ao redor de uma coluna.
- Em relação a botânica, é o apêndice vegetal que liga uma planta a outra;
- Abraço também é a ação de envolver algo ou alguém com os braços;
- Também é a demonstração de carinho, de amor, de afeto ou de amizade. Pode também ser uma frase após uma mensagem verbal ou escrita, “um abraço”.
Dentre os sinônimos estão: carinho, afeto, junção, amplexo.
Conceito
A cura
Quando pensamos no dia do abraço, comemoramos o fato que o abraço existe. Trata-se de algo tão sagrado que aproxima dois corações. Se olharmos em nossa volta, a nossa sociedade está cada vez mais conectada, porém é uma conexão virtual. Essa conexão é estabelecida a distância e é ausente de abraços, de intimidade.
No entanto, precisamos lembrar que a atitude pode ser um porto seguro para quem precisa, e vai muito além no que diz respeito a relacionamentos. É uma ação de acolher a dor do outro dentro de seus braços.
Ele é acolhimento, compaixão, amizade, amor, desejo, gratidão, respeito, perdão. É difícil compreender que um simples gesto pode transmitir tantas coisas.
É por isso que dizemos que através dele podemos nos conectar e ajudar o outro ou ser ajudado.
Benefícios para lembrar no dia do abraço
Oferecem proteção
O abraço pode criar a sensação de segurança e alguns estudos científicos indicam que o abraço ajuda a reduzir nossas preocupações e medos. Além disso, sensações vindas do tato se mantêm vivas no nosso sistema nervoso durante nossas vidas.
Ajudam a nossa saúde
Há estudos que apontam que o abraço ajuda a reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Ademais, também diminui o risco de doenças cardíacas. O abraço também é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Também podem diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Reduzem o estresse
Há ainda outros estudos que indicam que as pessoas que foram abraçadas na infância são menos estressadas quando adultas. Acontece que o abraço contribui para diminuir a ansiedade e ajuda a relaxar os músculos. Dessa forma, nosso corpo fica menos tenso e mais calmo.
Ajudam a compartilhar emoções
Um estudo feito na Faculdade de Artes e Ciências da University of Missouri, nos Estados Unidos, indica que através do abraço as pessoas que sofrem com alexitimia conseguem demonstrar seus sentimentos mais facilmente.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Além disso o gesto libera hormônios que aliviam o estresse. Faz todo o sentido ter um dia do abraço para comemorar isso, não é?
Diminui a ansiedade
Em 2010, Seltzer conduziu um estudo com sete meninas de 12 anos. Ele pediu que elas resolvessem problemas matemáticos na frente de pessoas desconhecidas.
Durante a atividade, foram medidos o ritmo cardíaco e os níveis de cortisol das participantes. Um terço das meninas foi consolado com abraços de suas mães. Outro terço recebeu uma ligação das mães, enquanto o último grupo não teve interação.
As meninas que abraçaram suas mães e aquelas que receberam ligações apresentaram mudanças positivas. O nível de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor ou da felicidade, aumentou significativamente e permaneceu elevado após o término do exercício.
Aliviam a dor
A psicóloga Karen Grewn também pesquisou sobre os efeitos do abraço. Em seus estudos ela comprovou que o carinho pode aliviar a dor. Para chegar nessa conclusão ela recrutou mulheres que sofrem com enxaqueca.
Essas mulheres receberam abraços durante a pesquisa e relataram melhora significativa em suas dores de cabeça. Grewn concluiu, por fim, que os cérebros recebem primeiro os sinais de alívio em relação à sensação de dor.
Para finalizar
Muitas vezes, abraçar é tão comum que esquecemos o quanto pode ser especial. Não percebemos o quão acolhedor e importante ele pode ser para alguém.
Podemos comparar isso a quando um fã encontra seu ídolo. Para o fã, o momento é único, mas para o ídolo pode ser só mais um. Parece duro, mas as pessoas sentem as coisas de forma diferente. O fã ama seu ídolo, que, por sua vez, não o conhece. Mesmo assim, alguns ídolos se esforçam para tornar o encontro especial.
Por que estamos falando disso no final? Durante o artigo, mostramos como o ato de abraçar pode curar, transmitir amor e compaixão. Em alguns dias, um abraço pode parecer simples; em outros, pode ser transformador.
Sabemos que há dias em que não estamos bem, mas o abraço é o encontro de dois corações. Então, por que não aproveitar esse momento da melhor forma?
Esperamos que você dê muitos abraços e, em todos eles, se sinta acolhido e acolha o outro. Se ainda não aproveitou o Dia do Abraço, faça isso! Para mais conteúdos sobre comportamento humano, confira nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online.