educação e sociedade

Educação e sociedade: 7 formas de influência

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Para muitas pessoas, a relação entre educação e sociedade não está muito clara. A princípio, o que muitos podem considerar ignorância, na verdade é um senso de urgência. Não é todo mundo que consegue escolher o que vai estudar ou até se vai estudar ou não. Em uma sociedade capitalista, em que muito da nossa realidade gira em torno do dinheiro, a falta dele dita o que é ou não urgente. Trabalhar para comer importa mais que estudar para trabalhar.

8 formas em que há influência entre educação e sociedade

Tendo em vista que a importância da educação às vezes passa batido para muita gente, compilamos 7 consequências positivas do investimento em educação. Não necessariamente todos os pontos recebem uma interferência direta do governo, por exemplo. Contudo, é importante ter em mente que o incentivo à educação deveria sim ser uma das pautas mais importantes para qualquer país. Continue a leitura e descubra o porquê!

1 Redução da criminalidade

Precisamos ser honestos. Ninguém, em hipótese alguma, fica feliz com a ideia de ser assaltado ou sofrer qualquer tipo de crime. No entanto, as pessoas também não costumam parar para pensar que em vez do encarceramento, a educação é um importante auxiliar na redução de criminalidade.

Se você parar para pensar em como está a situação carcerária do Brasil, descobrirá que há muito mais gente nas cadeias do que elas conseguem suportar. Ademais, o local que deveria servir como uma oportunidade de educar o preso para devolvê-lo à sociedade, na verdade traumatiza esse indivíduo. Nesse contexto, muitos defendem a construção de mais cadeias para desafogar o sistema do jeito que está. Contudo, é um remédio e não uma solução.

Já diz o nosso bom ditado brasileiro que “prevenir é melhor do que remediar”. Assim sendo, o que precisamos fazer é pensar em medidas para que as pessoas não sejam presas. Ora, isso só é possível quando elas não cometem crimes. Para isso, é necessário saber agir com bom caráter em um mundo que não trata as pessoas como iguais. No entanto, é necessário também conhecer maneiras aceitáveis de sobreviver e viver bem. Isso só se consegue com educação.

2 Desenvolvimento geral

Uma coisa que costumamos escutar bastante é que o Japão se reconstruiu dos horrores da Segunda Guerra Mundial por causa da educação. Talvez, quando você escuta isso, não sabe direito a razão de essa crença existir. Nessa conjuntura, é muito importante que você saiba que essa é uma verdade muito bonita. De fato, o Japão deu a volta por cima após a guerra. Contudo, antes da guerra, a estrutura que possibilitou a recuperação já estava formada.

Como dissemos mais acima sobre a redução da criminalidade, aqui mais uma vez temos uma questão de prevenir e remediar. No entanto, a prevenção aqui não conseguiu evitar o problema. Na verdade, em vez de minimizar consequências, a prevenção foi fundamental para que as coisas voltassem ao normal. 

Com um sistema educacional extremamente qualificado, de ponta, o Japão formou vários profissionais que foram responsáveis pela reconstrução de várias perdas para o país. No momento, não estamos enfrentando nenhum conflito bélico parecido, embora tenhamos inúmeros problemas civis. Nessa conjuntura, é bacana fazer o exercício de imaginar como nossa realidade seria no futuro se fizéssemos o esforço de fortalecer nosso sistema educacional.

Leia Também:  Sonhar com onda gigante: 8 significados

3 Planejamento familiar

Além de reduzir a criminalidade e ajudar na reconstrução de crises, a educação é fundamental para o planejamento familiar. Quando nós sabemos o que é sexo, como fazer com segurança e como prevenir uma gravidez indesejada, a vida muda muito no que diz respeito a como a gente se relaciona com as pessoas. Para além de questões religiosas, o que importa é:

  • famílias não serão criadas por obrigação,
  • jovens não terão de passar pelo transtorno de uma gravidez que não desejaram,
  • pais não precisarão entregar seus bebês para a adoção,
  • índices de aborto e mortes de mulheres que abortam serão reduzidos,
  • famílias não vão passar por diversos transtornos com adolescentes irresponsáveis,
  • desconfortos serão evitados aos montes.

Esperamos ter deixado claro que educar é imprescindível para prevenir. Remediar é uma questão completamente diferente.

4 Melhor remuneração

Aqui temos um argumento que você deve conhecer. No entanto, é possível que não saiba se é realmente verdade. Pois bem: hoje te respondemos se a educação faz com que as pessoas sejam melhor remuneradas. A resposta é sim! De acordo com reportagens e rankings universitários, no Brasil, quem escolhe ter um diploma universitário ganha até mais do que o dobro do que quem fez apenas o Ensino Médio.

Essa é uma notícia que deveria deixar você não só alarmado, mas pensativo sobre tudo o que já dissemos. Você deveria estar pensando em como o Brasil seria outro país se todos os jovens que hoje estão no tráfico ou nas cadeias brasileiras estivessem estudando. Como poderiam fazer isso? Se educando. E eles podem? Como, se estão:

  • atrás das grades,
  • preocupados com o sustento de suas famílias não planejadas,
  • ou apenas sem perspectiva?

Tendo isso em vista, gostaríamos de levar você à reflexão de que quando as pessoas não estudam, não é um problema apenas delas. É um problema nosso de modo geral, pois um país com muito potencial para o desenvolvimento simplesmente não cresce. Veja como a história seria outra mais abaixo.

5 Qualidade de vida

Para falarmos da relação entre educação e sociedade, não podemos deixar de mencionar países em que a correlação entre investimento em educação e IDH altíssimo é super forte. Caso você não saiba do que estamos falando, o IDH é o Índice de Desenvolvido Humano. Para calculá-lo, tomamos como base parâmetros de saúde, educação e renda e utilizamos todos esses fatores para avaliar o desenvolvimento de um país.

Bom, vamos ver quem é o país com o IDH mais alto em todo o mundo hoje. Trata-se da Noruega, um país europeu super desenvolvido. Considerando isso, faça o exercício de ler sobre como anda o investimento da Noruega em educação. Isso para ver se há alguma maneira de relacionar as duas coisas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

De nossa parte, já adiantamos que você não deve esperar nenhuma surpresa. O sistema educacional na Noruega é tão excelente que países como Rússia e Japão fizeram questão de ter instituições norueguesas no próprio território. Trata-se de um sistema extremamente invejável pela qualidade e pelos resultados. O mais interessante de tudo isso é que as crianças lá demoram mais para se desenvolver e são incentivadas a passar muito tempo ao ar livre.

6 Felicidade genuína

Em linhas gerais, o índice acima tem o poder de fazer sugestões sobre a qualidade de vida de pessoas que habitam em vários países. Tendo isso em vista, a Noruega deveria ser a terra das pessoas mais felizes do mundo. Com relação a isso, realmente os noruegueses são um dos povos mais felizes do planeta. Imagine como ficaria a situação do Brasil com mais felicidade. Atualmente, ocupamos o 32º lugar na escala de felicidade contando 152 nações.

Leia Também:  Instinto para a Psicanálise, o que é?

7 Senso crítico

Por fim, não podemos deixar de mencionar que um dos principais benefícios de relacionar educação e sociedade é a aquisição de um senso crítico. Se neste texto você aprendeu coisas que não sabia, seu conhecimento de mundo se expandiu. Talvez algumas concepções antigas tenham sido excluídas para você abrir espaço para uma nova crença. O fato é que quando a gente aprende, nossa mente fica mais elástica, flexível.

Consequentemente, muita coisa muda junto com a nossa perspectiva. Fatores que podem ser afetados são:

  • posicionamento político,
  • escolha alimentar,
  • controle das emoções,
  • autocuidado,
  • entre muitos outros.

Considerações finais sobre a relação entre educação e sociedade

No texto de hoje, você aprendeu 7 consequências positivas conquistadas pela relação entre investimento em educação e sociedade. Quando membros de uma nação se dedicam ao estudo, a nação ganha. Se mais membros fizerem isso, mais a nação ganha. Aqui, podemos falar até em ganho proporcional! Para aprender mais sobre isso, não deixe de se matricular em nossa formação em Psicanálise Clínica 100% online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =