frases africanas

15 provérbios e frases africanas

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Se você já chegou a ter contato com algum provérbio ou frases africanas, já percebeu que elas carregam uma sabedoria imensa. No artigo de hoje, trazemos 15 das mais conhecidas para explicar e discutir com você, leitor! Ao final do texto, não deixe de comentar a sua favorita. Ah, além disso, ressaltamos que é muito importante aprender sobre a relação entre Psicanálise e cultura, coisa que já discutimos em artigos aqui do blog.

Conheça 15 provérbios ou frases africanas que irão transformar a sua vida com profundidade e sabedoria!

1 Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

É o famoso “diz o que quer, escuta o que não quer” que já conhecemos tão bem no Brasil. Essa é uma das frases africanas que traz muita reflexão para como nós usamos as nossas palavras.

Há momentos em que reagimos emocionalmente a pessoas e situações, falando coisas irrefletidas. Essa citação nos faz um clamor para que pensemos antes de falar. Não raro, falamos com a intenção de ferir para acabarmos feridos com o que escutamos depois.

2 Uma mentira estraga mil verdades.

Aqui temos uma reflexão de 5 palavras que carrega uma profundidade imensa. Nesse contexto, refletimos sobre o fato de que um erro tem um peso muito maior do que muitos acertos. Quando falamos de honestidade, integridade de caráter, essa verdade ganha uma força extra. Quando mentimos uma vez, isso é suficiente para que as pessoas ao nosso redor nos classifiquem como uma pessoa mentirosa. Não adianta contabilizar as verdades que já dissemos.

3 O homem avarento está como um boi gordo: ele só dará a gordura quando for privado de sua vida.

Será que vale mesmo a pena guardar tanto? Essa é uma das frases africanas que nos mostram o quanto atitudes que temos em vida se assemelham à morte. Não adianta ter bens materiais se os guardaremos a sete chaves. Se você pensar bem, ter coisas assim dá no mesmo que não tê-las!

4 Aquele que não cultiva seu campo, morrerá de fome.

Por outro lado, o provérbio africano acima não exime você da responsabilidade de cultivar e acumular coisas em vida. Essas coisas não necessariamente são bens materiais. Por exemplo, é importante zelar por cada um dos relacionamentos que nos são caros. Do contrário, esses relacionamentos se tornam improdutivos e não cumprem sua função em nossa vida. 

Lembre-se: aqui não estamos falando de relacionamento por interesse, mas de relacionamentos que são nutritivos para ambas as partes envolvidas!

5 Não importa quanto longa seja a noite, o dia virá certamente.

Que ao ler este provérbio africano, o seu coração sinta mais frescor. A esperança é “a coisa com penas”, como diria Emily Dickinson.

6 A igualdade não é fácil, mas o superioridade é dolorosa.

Um tema recorrente que aparece em muitas frases africanas é a igualdade. No entanto, não se trata apenas de ressaltar a importância da coletividade. Trata-se também de criticar e prevenir pessoas contra os malefícios da solidão. Nesse contexto, é possível identificar a superioridade como um lugar solitário e perigoso.

7 Conhecimento sem sabedoria é como água na areia.

Em sua realidade, você já deve ter conhecido uma pessoa muito inteligente quando criança. No entanto, quando essa mesma pessoa cresceu e teve a oportunidade de fazer uma boa escolha, ela fez uma escolha ruim.

Leia Também:  15 frases da conquista amorosa

É o exemplo de adolescentes que têm educação sexual, mas, mesmo assim, acabam fazendo sexo sem proteção. Uma gravidez indesejada aparece porque duas pessoas que tinham o poder de escolher tomaram uma decisão que sabiam ser ruim.

Esse tipo de coisa acontece porque nem sempre sermos inteligentes nos isenta de não termos sabedoria. Aqui estamos falando de uma atitude só, mas muitas pessoas têm informação e não a aplicam por toda a vida.

8 O conselho é um estranho; se ele for bem-vindo, fica para passar a noite. Se não, vai embora no mesmo dia.

Todo mundo, em algum momento da vida, já recebeu um conselho que não achou bom o suficiente para acatar. Mesmo quando sabemos que o conselho realmente foi bom, é natural que o coloquemos em um patamar inferior àquilo que julgamos melhor.

9 Não esqueça o que é ser um marinheiro apenas porque é um capitão.

Lembra o que dissemos mais acima sobre a coletividade e o perigo da superioridade? Como dissemos, esse é um tema que volta a se repetir em outro exemplo de frases da cultura africana. Aqui a ideia é: mesmo se você for superior, não esqueça de como é não ser. Trata-se de saber colocar-se no lugar do outro apesar de não estar mais na mesma posição.

10 Unidade é força, divisão é fraqueza.

Na esteira do que dissemos mais acima, precisamos estar cada vez mais conscientes de que somos mais fortes juntos do que sozinhos. Um capitão não representa muita coisa contra 100 subordinados unidos. Como costumamos dizer por aqui no Brasil, “a união faz a força”.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

11 Você aprende a cortar árvores cortando-as.

Nesse exemplo de frases africanas, temos um conselho óbvio. A gente aprende a fazer uma boa parte das coisas fazendo. Obviamente, não gostamos de aprender as consequências de um erro errando. Nesse caso, é melhor observar a vida das pessoas para aprender o que pode ou não dar certo.

No entanto, caso você erre, tudo bem. De um modo ou de outro, a gente aprende de verdade quando as consequências de uma escolha são sentidas na pele. Isso vale tanto para o que é bom quanto para aquilo que é ruim.

12 Uma família é como uma floresta, quando você está do lado de fora é densa, quando está dentro, vê que cada árvore tem seu lugar.

Esse ditado é bastante explicativo porque conseguimos criar na mente a imagem que está sendo evocada. Quando olhamos para uma floresta quando estamos na estrada serrana que nos leva ao litoral de São Paulo, o verde é um só. Muito raramente, conseguimos enxergar o que distingue uma árvore da outra. Em termos chulos, “é tudo mato”.

No entanto, quando nos encontramos fazendo uma trilha, a dimensão da mata é outra. O mesmo vale para a nossa família e a família dos outros. Só sabe como funciona a dinâmica quem vive a realidade. Nesse contexto, é falsa a ideia de que a grama do vizinho é mais verde.

Acontece que nós, que estamos de fora do jardim, só enxergamos a cobertura do todo. Quem vive do lado de dentro é quem sabe como é que a banda toca.

Leia Também:  O que é catexia para a Psicanálise

13 Não deixe o que você não pode fazer afastá-lo do que você pode.

O mandamento é claro: apesar de existirem coisas que você não pode fazer agora, há muitas outras que você pode. Não necessariamente o conjunto de coisas impossíveis para nós é maior do que aquele que conta as coisas que podemos fazer. Além disso, o “impossível é só questão de opinião” porque é possível que nos aperfeiçoemos para ser o tipo de pessoa que consegue conquistar esse impossível.

Assim, é possível que fazer uma viagem para a Europa hoje seja impossível para mim. No entanto, isso é hoje. Ademais, hoje eu posso investigar quanto a viagem pode custar. Assim, consigo planejar o que poderia fazer para conseguir esse dinheiro em 3 anos. Fazendo isso, a pessoa que eu serei daqui a 3 anos poderá viajar e o projeto todo deixará de ser uma impossibilidade.

14 O casamento é como um amendoim; você tem que quebrá-lo para ver o que está dentro.

Ou seja, crises são importantes para que tenhamos condições de analisar o quão forte um relacionamento está. Esse provérbio é tão cristalino que nem precisamos dizer muito mais.

15 Ubuntu: Sou o que sou pelo que nós somos

Deixamos para o fim aquela que consideramos ser a mais bela da nossa seleção de frases africanas. Na realidade, é apenas uma palavra cujo significado lemos em uma frase. Mais uma vez, retorna o conceito de coletividade. O que eu sou é definido por tudo que somos juntos. Que lindo, não?

Considerações finais sobre frases africanas e provérbios cheios de sabedoria

Esperamos ter inspirado você com essas belíssimas frases africanas. A cultura africana tem muito a nos ensinar e, com esses provérbios, nosso objetivo era dar um pequeno demonstrativo disso. A fim de entender melhor como Psicanálise e cultura são importantes, siga a instrução a seguir! Faça já a sua matrícula em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =