amizade por interesse

Amizade por interesse: como identificar?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

A amizade por interesse é comumente associada ao interesse pelo cônjuge ou parceiro de alguém. No entanto, uma pessoa pode estar interessada em uma multidão de coisas da sua vida, com você totalmente alheio a isso. Tendo isso em vista, vamos discutir um pouco a diferença entre inveja e interesse. Além de ensinar a identificar e limitar a abertura que deve ser permitida a pessoas externas à sua vida.

Antes de qualquer coisa, recomendamos o livro A outra sra. Parrish

Amber é uma mulher de aparência modesta que simplesmente aparece na academia da estonteante Daphne Parrish. Ao se conhecerem, as duas mulheres instantaneamente se conectam e constroem uma amizade repleta de aberturas importantes. Ao trazer Amber para todos os ambientes de sua vida, Daphne não percebe que Amber está interessada em tudo o que ela tem. 

Sabe como nós sabemos sobre isso? Acontece que o livro A outra sra. Parrish é narrado da perspectiva de Amber! Assim, temos acesso ao raciocínio de como se constrói uma amizade por interesse do ponto de vista da interesseira. Por esse motivo, antes mesmo de nós escrevermos sobre o assunto, recomendamos esse livro a nossos leitores. Com este romance de Liv Constantine, você aprenderá muito sobre influência e manipulação.

A diferença entre inveja e interesse

Agora que nós já apresentamos a você uma ideia de leitura para este mês de março, vamos nos concentrar em explicar a diferença entre inveja e interesse. Muitas vezes, é comum confundir a amizade por interesse com um relacionamento que, na verdade, é pautado pela inveja. Assim sendo, é muito importante ficar por dentro da diferença.

Inveja

A inveja é considerada a “alegria oculta de ver outra pessoa se dar mal”, em linguagem informal. Assim, ela não necessariamente está ligada ao interesse em cima daquilo que o outro tem. Para o invejoso, não é importante ter os bens do outro. Assim, uma pessoa muito bem casada e cheia de dinheiro pode ter muita inveja de alguém que tenha uma condição financeira ou marital melhor, igual ou inferior à sua.

A inveja é o sentimento que faz com que ele deseje que o outro perca tudo o que ele tem. Essa é uma diferença extremamente importante. Uma amizade por interesse que também é invejosa é extremamente tóxica. Por esse motivo, é muito importante você ficar atento para investigar as intenções de alguém que se aproxima de você. Enquanto muitas amizades são sinceras, outras podem guardar a intenção de te destruir.

Interesse

Por outro lado, o interesse é um estado de espírito que alguém tem para com aquilo que se acha digno de atenção. Assim sendo, não necessariamente o interesse é algo ruim para uma amizade. Tome por exemplo um colega de escola super popular. A amizade por interesse invejosa desejaria que essa pessoa perdesse a popularidade. Por outro lado, o interesse íntegro desejaria conhecer a pessoa que é digna de tanta atenção. 

Nessa conjuntura, ter uma amizade por interesse íntegro é bastante positivo. Isso significa que você pode estar chamando a atenção das pessoas de maneira positiva. Querendo ou não, todos nós em algum momento somos amigos de alguém porque estamos interessados. Se fosse diferente, como conseguiríamos constituir um relacionamento amoroso? Antes do namoro ou do casamento vem o interesse, não é mesmo?

Leia Também:  Amizades virtuais: 5 lições da Psicologia

Tendo tudo isso em vista, você não pode dizer jamais que nunca foi amigo por interesse. Esse é um mal de que todos nós somos culpados!

Como identificar uma amizade por interesse invejosa

Na família

A família não é um ambiente neutro, em que não pode haver inveja. Você já deve saber disso. É possível que você tenha sido o invejado ou aquele que invejou. Ademais, é possível que você tenha sentido ou sido vítima da inveja sem nem saber dar nome ao sentimento na época. Tome por exemplo uma prima que tem inveja da outra por ter menos condições financeiras. Para fazer a prima ‘rica’ se sentir mal, a prima ‘pobre’ a maltrata e menospreza.

Na escola ou faculdade

Na escola ou na faculdade a inveja pode tomar vários contornos. Enquanto há pessoas que constituem com você uma amizade por interesse em suas habilidades, há quem realmente seja invejoso. Nesse contexto, é importante ter em mente que a pessoa invejosa a princípio só poderá te fazer algum mal se você permitir. A inveja é sobretudo uma intenção não declarada. Assim, ela pode ou não se manifestar por meio de atitudes ou comentários.

Apesar de ser muito explorada em novelas e séries, você não perde a nota de um trabalho por causa de alguém. É muito difícil também que você seja prejudicado em algum projeto sério por isso. Nessa conjuntura, você sofrerá nas mãos de uma pessoa invejosa se andar muito próxima a ela. Porém, na escola, é muito difícil que você seja afetado por alguém sem que essa pessoa acabe perdendo algo com isso também.

No trabalho

O trabalho já é um ambiente para tomar muito mais cuidado com seus relacionamentos. A depender do posto que você ocupa, é possível que outras pessoas estejam interessadas em seu cargo. Nesse contexto, pode ser o caso de que alguém constitua com você uma amizade por interesse com a intenção de te prejudicar. Veja por exemplo o que acontece com alguns protagonistas do filme Parasita, que recentemente foi premiado com o Oscar.

No relacionamento

Com relação aos relacionamentos que você tem, é muito importante ter cuidado para zelar por eles. É certo que você pode não perder um filho ou seus pais por causa da inveja de alguém. No entanto, é possível que você acabe sofrendo em seu casamento ou namoro por causa de uma amizade invejosa. Lembre-se que a pessoa está interessada em fazer você perder o que tem de valor.  

Como limitar a abertura de uma pessoa interesseira

Tendo tudo o que nós dissemos a você em vista, lembre-se que a atuação de uma pessoa que age por inveja depende muito da abertura que você dá. Lembre-se ainda que o termo amizade por interesse não é constituído apenas pelo interesse invejoso, mas também pelo laço sentimental. Assim sendo, importa que você seja cuidadoso ao permitir que uma pessoa faça parte do seu convívio íntimo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Observe sempre e se abra com quem é de sua confiança.

Comentários finais sobre a amizade por interesse

No texto de hoje, você ganhou a recomendação de um livro e de um filme muito bons. Ambos abordam o tema da amizade por interesse e, além de entreter, são muito úteis para ensinar sobre o comportamento das pessoas. Para finalizar, vamos fazer uma última recomendação. Matricule-se em nosso curso de Psicanálise Clínica completo e 100% online. Com ele, você aprende muito mais sobre a mente humana e adquire uma formação extra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =