amizade por interesse

Amizade por interesse: como identificar?

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

A amizade por interesse é uma amizade em que uma das pessoas está interessada em algo que a outra pessoa tem, como dinheiro, poder, status, etc.

Muitas vezes, a amizade por interesse é confundida com a inveja, mas há uma diferença importante entre as duas. A inveja é um sentimento negativo que pode levar a comportamentos prejudiciais, como fofocas ou sabotagem.

O interesse, por outro lado, não é necessariamente negativo e pode até ser benéfico para ambas as partes envolvidas na amizade.

Tendo isso em vista, vamos discutir um pouco a diferença entre inveja e interesse. Além de ensinar a identificar e limitar a abertura que deve ser permitida a pessoas externas à sua vida.

Recomendação de leitura

Antes de prosseguirmos, recomendamos a leitura do livro A outra sra. Parrish, de Liv Constantine. O livro narra a história de uma mulher que constrói uma amizade por interesse com outra mulher, com consequências trágicas.

Amber é uma mulher de aparência modesta que aparece na academia da Daphne Parrish. Ao se conhecerem, as duas mulheres se conectam de forma instantânea e constroem uma amizade repleta de aberturas importantes.

Ao trazer Amber para todos os ambientes de sua vida, Daphne não percebe que Amber está interessada em tudo o que ela tem.

Sabe como nós sabemos sobre isso? Acontece que o livro A outra sra. Parrish é narrado da perspectiva de Amber! Assim, temos acesso ao raciocínio de como se constrói uma amizade por interesse do ponto de vista da interesseira.

Por esse motivo, antes mesmo de nós escrevermos sobre o assunto, recomendamos esse livro a nossos leitores. Com este romance de Liv Constantine, você vai aprender muito sobre influência e manipulação. Por isso, é fundamental a leitura!

A diferença entre inveja e interesse

Agora que nós já apresentamos a você uma ideia de leitura para este mês de março, vamos nos concentrar em explicar a diferença entre inveja e interesse.

Muitas vezes, é comum confundir a amizade por interesse com um relacionamento que, na verdade, é pautado pela inveja. Assim sendo, é muito importante ficar por dentro da diferença.

Inveja

A inveja é considerada a “alegria oculta de ver outra pessoa se dar mal”, em linguagem informal. Assim, ela não necessariamente está ligada ao interesse em cima daquilo que o outro tem.

Para o invejoso, nem sempre é importante ter os bens do outro. Assim, uma pessoa muito bem casada e cheia de dinheiro pode ter muita inveja de alguém que tenha uma condição financeira ou marital melhor, igual ou inferior à sua.

Ou seja, a inveja é o sentimento que faz com que ele deseje que o outro perca tudo o que ele tem. Essa é uma diferença extremamente importante. Uma amizade por interesse que também é invejosa é bem tóxica.

Por esse motivo, é muito importante você ficar atento para investigar as intenções de alguém que se aproxima de você. Enquanto muitas amizades são sinceras, outras podem guardar a intenção de te destruir.

Interesse

Por outro lado, o interesse é um estado de espírito que alguém tem para com aquilo que se acha digno de atenção. Assim sendo, não necessariamente o interesse é algo ruim para uma amizade.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Tome por exemplo um colega de escola super popular. A amizade por interesse invejosa desejaria que essa pessoa perdesse a popularidade. Por outro lado, o interesse íntegro deseja conhecer a pessoa que é digna de tanta atenção.

    Nesse sentido, ter uma amizade por interesse íntegro é bastante positivo. Isso significa que você pode estar chamando a atenção das pessoas de maneira positiva.

    Querendo ou não, todos nós em algum momento somos amigos de alguém porque estamos interessados. Se fosse diferente, como conseguiríamos constituir um relacionamento amoroso? Antes do namoro ou do casamento vem o interesse, não é mesmo?

    Exemplo:

    Uma pessoa pode ser invejosa do sucesso profissional de outra pessoa, mas não necessariamente tem interesse em se tornar amiga dessa pessoa. A inveja pode ser um sentimento negativo que pode levar a comportamentos prejudiciais, como fofocas ou sabotagem.

    Tendo tudo isso em vista, você não pode dizer jamais que nunca foi amigo por interesse. Esse é um mal de que todos nós somos culpados!

    Como identificar uma amizade por interesse invejosa

    Na família

    A família não é um ambiente neutro, em que não pode haver inveja e você já deve saber disso. É possível que você tenha sido o invejado ou aquele que invejou. A inveja pode fazer com que você sinta ou seja vítima dela sem nem saber dar nome ao sentimento na época.

    Tome por exemplo uma prima que tem inveja da outra por ter menos condições financeiras. Para fazer a prima ‘rica’ se sentir mal, a prima ‘pobre’ a maltrata e menospreza.

    Na escola ou faculdade

    Na escola ou na faculdade a inveja pode tomar vários contornos. Enquanto há pessoas que tem por você uma amizade por interesse em suas habilidades, há quem de fato seja invejoso.

    Nesse contexto, é importante ter em mente que a pessoa invejosa, a princípio, só vai poder te fazer algum mal se você permitir. A inveja é, sobretudo, uma intenção não declarada. Assim, ela pode ou não se manifestar por meio de atitudes ou comentários.

    Apesar de ser muito explorada em novelas e séries, você não perde a nota de um trabalho por causa de alguém. É muito difícil também que você seja prejudicado em algum projeto sério por isso.

    Nesse sentido, você vai sofrer nas mãos de uma pessoa invejosa se andar muito próxima a ela. Porém, na escola, é muito difícil que você seja afetado por alguém sem que essa pessoa acabe perdendo algo com isso também.

    No trabalho

    O trabalho já é um ambiente para tomar muito mais cuidado com seus relacionamentos. A depender do posto que você ocupa, é possível que outras pessoas estejam interessadas em seu cargo.

    Nesse contexto, pode ser o caso de que alguém constitua com você uma amizade por interesse com a intenção de te prejudicar. Veja por exemplo o que acontece com alguns protagonistas do filme Parasita, que recentemente foi premiado com o Oscar.

    No relacionamento

    Com relação aos relacionamentos que você tem, é muito importante ter cuidado para zelar por eles. É certo que você pode não perder um filho ou seus pais por causa da inveja de alguém.

    No entanto, é possível que você acabe sofrendo em seu casamento ou namoro por causa de uma amizade invejosa. Lembre-se que a pessoa está interessada em fazer você perder o que tem de valor.

    Exemplo:

    Uma pessoa que é invejosa de outra pessoa pode fazer comentários negativos sobre essa pessoa ou tentar sabotar seus esforços. A pessoa invejosa também pode tentar se colocar em uma posição superior à da pessoa que é alvo da inveja.

    Como limitar a abertura de uma pessoa interesseira

    Tendo em vista tudo o que nós dissemos a você, lembre-se que a atuação de uma pessoa que age por inveja depende muito da abertura que você dá.

    Lembre-se que a amizade por interesse é constituída não apenas pelo interesse invejoso, mas também pelo laço sentimental.

    Assim sendo, importa que você seja cuidadoso ao permitir que uma pessoa faça parte do seu convívio íntimo. Observe sempre e se abra com quem é de sua confiança.

    Comentários finais sobre a amizade por interesse

    Este artigo abordou o tema da amizade por interesse, discutindo a diferença entre inveja e interesse, as consequências da amizade por interesse e como identificá-la e lidar com ela. Esperamos que essas informações sejam úteis para você.

    Além disso, no texto de hoje, você ganhou a recomendação de um livro e de um filme muito bons. Ambos abordam o tema da amizade por interesse e, além de entreter, são muito úteis para ensinar sobre o comportamento das pessoas.

    Para saber mais sobre a mente humana e como lidar com pessoas interesseiras, recomendamos a inscrição no curso de Psicanálise Clínica completo e 100% online!

    One thought on “Amizade por interesse: como identificar?

    1. Tudo entendido só não consegui me indentificar minha falta de interesse para relacionamento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *