efeito halo

Efeito Halo: significado em Psicologia

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Nós sempre fomos ensinados a não julgar as pessoas precipitadamente e/ou construir um juízo equivocado a respeito delas. Porém, essa prática ainda é comum, principalmente no ambiente de trabalho entre muitos colaboradores e gestores. Para esclarecer melhor essa situação, nós trataremos hoje do conceito de efeito halo e do seu significado em Psicologia.

O que é efeito halo?

O significado de efeito halo, em suma, diz respeito ao ato de tirar conclusões precipitadas sobre a capacidade alheia. Ou seja, uma pessoa, apenas estudando uma característica em alguém, se diz capaz de analisar e julgar a sua capacidade. Isso porque a mente dela acaba associando um indivíduo a um estereótipo universal com o intuito de facilitar a sua seleção para determinado objetivo.

Criado pelo psicólogo Edward Thorndike na Primeira Guerra Mundial, o termo visava a identificação fácil de certos atributos necessários. Por exemplo, os soldados mais bonitos, de acordo com o estudo de Thorndike, eram mais aptos a terem habilidades de combate satisfatórias. Segundo o psicólogo, havia correlação entre a aparência e a capacidade de cada indivíduo.

Esse comportamento continua presente nas seleções de emprego onde o recrutador observa quem mais lhe chamou atenção. Caso tenha simpatizado com determinado candidato, ele inconscientemente pode favorecer a entrada desse indivíduo na empresa. Por outro lado, se a pessoa não possui características específicas, ela é facilmente excluída do grupo.

Efeito halo no gerenciamento de projetos

O significado de gerenciamento de projetos diz respeito à aplicação de conhecimentos e habilidades para alcançar resultados eficazes. Contudo, é comum o aparecimento do efeito de Halo no decorrer de um gerenciamento devido a escolhas equivocadas de pessoal. Tudo porque algumas características de uma pessoa podem ser valorizadas em excesso ou subestimadas, comprometendo os seus resultados no final.

Por causa disso, um profissional especializado em apenas uma área acaba responsável por todo o gerenciamento. Porém, é recomendável que esse indivíduo atue apenas nas demandas que estão dentro da área que domina. Isso porque, por causa do efeito halo as pessoas concluem que a especialização desse profissional é suficiente para executar todo o trabalho.

Assim, apenas o gestor de projetos é a pessoa que deveria cuidar de toda a execução do projeto, chefiando outros colaboradores. Já que o gestor possui as habilidades necessárias para esse serviço, ele pode obter resultados mais eficazes e efetivos na prática.

Como evitar o efeito halo no gerenciamento de projetos?

O efeito halo na Psicologia já mostrou como a escolha de um profissional inadequado pode afetar um projeto. Em vista disso, além de evitar um juízo precipitado a respeito das capacidades de uma pessoa, para evitar problemas é preciso também:

  • observar se o colaborador possui as capacidades necessárias para lidar adequadamente com a demanda;
  • avaliar como que é a postura do indivíduo em relação às suas metas e aos objetivos da empresa;
  • entender os aspectos técnicos da escolha de um candidato, como por exemplo a formação, a especialização e histórico numa área específica;
  • levar em conta as referências, deixando de lado qualquer julgamento pessoal em detrimento do lado profissional.

O significado de halo no ambiente organizacional

Os gestores de uma empresa precisam ser claros a respeito de como o halo effect afeta resultados individuais e empresariais. À medida que a superestima equivocada das capacidades de alguém aumenta, a inadequação dessa pessoa se torna evidente. Caso esse cenário aconteça, a organização perderá dinheiro e tempo por ter investido erroneamente nesse profissional.

Leia Também:  Psicopedagogia: o que é, o que faz, como se formar?

Por outro lado, subestimar as habilidades de alguém tem o mesmo efeito negativo, pois a empresa perde a chance de conhecer gente qualificada. Assim que a organização definir o projeto, o mesmo deve acontecer com relação à qualidade da equipe envolvida. Afinal de contas, o sucesso da empresa depende da sua sensibilidade em entender os funcionários necessários para cada momento de um trabalho.

Portanto, é preciso que os gestores busquem construir visões precisas a respeito da competência de alguém, ignorando impressões superficiais. Avaliar o desempenho de maneira imparcial é bastante positivo para determinar o quão valoroso alguém é para o crescimento da empresa.

O que é efeito halo na avaliação de desempenho?

Frequentemente o efeito hallo acaba interferindo na avaliação de desempenho realizada nos colaboradores de uma empresa. Sempre que uma organização precisa entender os seus indicadores de produção, ela observará a equipe por trás deles. Por isso que os gestores precisam se basear em dados e informações pontuais para reter conclusões precisas.

Conforme o relatório avança, as competências e chances de desenvolvimento vão sendo mostradas para o profissional. Assim, ele poderá ter uma visão sistemática de sua participação nos resultados da empresa. Em vista disso, a avaliação de desempenho deve ser construída na autoavaliação, na avaliação da equipe, nos resultados e na contribuição da empresa.

Como evitar o efeito halo?

Embora ele seja recorrente, é possível evitar o efeito halo em qualquer ambiente quando:

Bons gestores estão envolvidos

É preciso se atentar ao fato de que o efeito halo tem como principal causador um gestor sem competência para avaliação. A pessoa que possui essa função não precisa apenas aplicar seus conhecimentos, mas também deve mostrar habilidade, técnica e ferramentas para a realização dos projetos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Realizar análises das variáveis nos processos

Em vez de avaliar o sucesso e o fracasso dos resultados, o gestor necessita compreender os acertos, os erros, as melhorias e as qualificações. Além de entender o que funciona para se ter sucesso, o indivíduo precisa descobrir aprimoramentos que levam a melhorias satisfatórias. Assim, é possível ter mais eficácia e melhorar os seus resultados como o planejado.

Dar espaço aos colaboradores

Os colaboradores precisam sentir que são ouvidos, de modo que possam dar feedbacks construtivos a respeito dos projetos. Quando essa liberdade é possível, os gestores conseguem evitar percepções precipitadas ao avaliar projetos.

Conscientização

Por fim, os colaboradores precisam entender os valores que uma empresa tem e como agir diante deles. O efeito halo acontece quando prejulgamentos a respeito da imagem de alguém impedem uma real percepção do seu potencial. Ainda que uma empresa pareça mais casual, os colaborados precisam compreender limites para não serem interpretados equivocadamente.

Por outro lado, uma empresa deve entender as variáveis do processo além da ideia de sucesso e fracasso. Quando se tem consciência da equipe que é coordenada e das ferramentas disponíveis fica bem mais claro até que ponto se pode chegar. Assim, conhecer os colaboradores de verdade e não fazer suposições se mostra importante para se ter resultados satisfatórios.

Considerações finais sobre o efeito halo

Ao buscar o seu aprimoramento pessoal, será necessário evitar qualquer tipo de julgamento pelo caminho. O efeito halo se mostra como um dos grandes impedimentos para que uma empresa ou pessoa possam crescer. Por isso que suspendê-lo o quanto antes e melhorar a sua forma de avaliar cada situação é o mais indicado agora.

Leia Também:  O que é Psicologia Transpessoal?

Nunca esqueça o quanto um julgamento antecipado pode ser prejudicial aos relacionamentos e projetos em grupo. Isso não acontece apenas numa empresa, mas também em nossas relações pessoais. Desse modo, sempre dê uma oportunidade para que as pessoas revelem quem são, mostrando seus valores e revelando suas contribuições.

Vale dizer inclusive que você mesmo pode aprimorar as suas competências se inscrevendo em nosso curso online de Psicanálise. Além de aprimorar a sua percepção, a Psicanálise fornece as ferramentas para construir o seu autoconhecimento, além de ampliar seu potencial interno e sua capacidade de transformação. Assim, ao se inscrever em nosso curso, você poderá lidar com o efeito halo quando ele surgir em seu caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =