Empoderado: significado de pessoa empoderada

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

O mundo carrega uma marca histórica de supressão aos movimentos sociais, emocionais e mentais entre os indivíduos das minorias. No Brasil, isso se reflete na desigualdade de gênero, raça e orientação sexual.

E o empoderamento é um processo fundamental para que esses grupos possam se reconhecer e se afirmar como sujeitos de direitos.

Portanto, continue lendo e descubra o significado da palavra empoderado e como trabalhar a sua identidade interior diante de ambientes opressores!

O que significa empoderado?

Empoderado possui uma definição aproximada da palavra “autonomia”. Uma pessoa empoderada é aquela que influencia o próprio destino com suas ações. Ainda que existam adversidades no mundo externo, um indivíduo faz valer as suas crenças naquilo em que acredita.

O empoderamento visa dar voz para aqueles cuja a existência é marginalizada em algum nível. A ideia aqui é igualar as forças, de modo que a sociedade caminhe de mãos dadas rumo a um lugar convergente. O empoderamento visa equilibrar uma balança de desigualdade há muito tempo instalada entre os indivíduos.

Atualmente, a pauta se encontra mais em voga do que nunca, reverberando em diversos âmbitos. Isso incorpora desde movimentos:

  • sociais;
  • música;
  • cinema;
  • educação;
  • cultura;
  • entre outros movimentos.

O comportamento dos indivíduos têm se alterado a fim de valer o direito de serem quem são.

A importância do empoderamento

Como abordado linhas acima, a humanidade carrega um histórico de injustiça social muito grande contra alguns grupos. Havia e ainda há uma concepção a respeito da natureza funcional dessas pessoas em relação ao “grupo principal”.

Em suma, esses indivíduos deviam/devem viver abaixo de uma linha de pensamento que controle suas ações e reações.

As mulheres, por exemplo, foram uma das maiores vítimas desse sistema opressor. A sociedade condicionou as mulheres por muito tempo a serem subservientes aos seus maridos, sem questionar ou mesmo opinar sobre o tratamento que recebiam em casa.

Além disso, o seu comportamento também era avaliado em sociedade. A submissão contínua era a única forma de viver, isto é, com medo da subversão da ordem vigente.

O indivíduo empoderado carrega a mensagem sobre a mudança do patamar onde vive. Ainda que varie da palavra “poder”, o empoderamento não é uma arma moral apontada aos demais com o intuito de agredir.

Não é uma moeda de pagamento, onde um oprimido se torna opressor e vice-versa. É fazer a sua autoridade sobre si mesmo e se tornar independente.

Grupos que precisam ser empoderados

Um sujeito empoderado, em geral, carrega a bandeira do nicho ao qual pertence, ainda que a levante sob diversas formas. O empoderamento é a projeção da imagem e história do mesmo, de modo que ele possa ser reconhecido e respeitado pelos demais. É

dar espaço para que indivíduos com histórias semelhantes possam se reunir a fim de defender um mesmo ideal.

Abaixo estão os grupos que recorrem até essa afirmação:

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Mulheres

    O empoderamento das mulheres é um exemplo de como o empoderamento pode ser usado para promover mudanças sociais. No Brasil, o movimento feminista tem lutado por direitos iguais para mulheres e homens, como o direito ao voto, o direito à educação e o direito ao trabalho.

    O empoderamento das mulheres também tem contribuído para a redução da violência doméstica e sexual.

    Negros

    A figura dos afrodescendentes também vem sendo trabalhada nos últimos tempos, recebendpo assim um destaque maior. Dessa forma, a mídia passou a ouvir mais suas questões através de discursos e da própria cultura em que participam.

    Pantera Negra, filme de 2018, mostra a população negra em sua plenitude, condensando bem o sistema ao qual eles lutam para conseguir.

    LGBTQI+

    Os LGBTQI+ também têm lutado por seus direitos em ter a voz e participações mais ativas. Intervenções nos mais diversos nichos visam a valorização da cultura desse público, mostrando o quanto são relevantes para nossa própria história.

    A cada nova intervenção, há uma quebra de paradigma que limitava a concepção de um grupo em geral.

    Características de uma pessoa empoderada

    Um empoderado mostra sinais evidentes e naturais da sua conduta em sociedade. Não se trata de uma arrogância, ainda que poucos a apresentem em seu discurso. Inclina-se mais a uma verdade nas próprias palavras, reunindo a segurança de ser quem e o que se é.

    O empoderado costuma:

    1. Se conhecer muito bem

    Uma pessoa só consegue se defender e defender uma ideia quando sabe de suas totalidades. Sendo assim, este entende por que e por quem luta, sendo ele um dos principais catalisadores.

    A população negra, por exemplo, sabe da repressão que vive e exacerba em si aspectos que os outros condenam. A religião, por exemplo.

    2. Não se permitir ser influenciado pelos outros

    Você levantou a sua bandeira por um motivo e não deve erguê-la por influência externa. Cidadãos empoderados têm a ideia clara do que fazem, por que fazem e para quem fazem. Com isso, mostram que possuem uma diretriz clara e a mesma não pode ser abalada ou comprada.

    3. Trabalhar suas imperfeições até acertar

    Não existe acerto sem várias tentativas de erro. O empoderamento encontra barreiras no caminho, seja empecilhos sociais ou falta de compreensão alheia.

    Por vezes, a abordagem que foi utiliza não foi traduzida de modo adequado pelos outros. Ao reformular a apresentação sem mudar a essência é mais possível um entendimento maior.

    Mas como ser uma pessoa empoderada?

    Saber as características de uma pessoa empoderada ajuda a compreender o processo para ser tornar uma. Entretanto, iniciar esse processo pode necessitar alguns exercícios para te ajudar. Uma dica é escrever em uma folha separada as coisas que você mais almeja.

    Depois, antes de cada item fale: “Eu tenho que…” ou “Eu devo…”. Qual foi a sensação que você ao dizer isso em voz alta? Medo? Preocupação? Angústia? Agora diga: “Eu escolho fazer …” ou “Eu quero…”. O sentimento muda completamente, você pode se sentir mais aliviado.

    Essa mudança tão simples de discurso ajuda a entender que qualquer comportamento é uma escolha. Ter a sensação de que as nossas escolhas são nossas, temos mais vontade de realizar aquilo.

    E ter o ânimo para concluir com tal atividade. Ou seja, nós sentimos mais empoderados no nosso cotidiano e tudo aquilo que temos na nossa mente, colocamos em prática.

    Exemplo

    Usaremos a música para mostrar melhor o que é o empoderado através da cantora Beyoncé. Cabe ressaltar que ela não é o único modelo de empoderamento, mas é uma excelente oportunidade de mostrar pluralidade. Isso porque ela é mulher, negra, mãe e esposa. 

    Em 2016, Beyoncé lança o disco Lemonade, que trás profundas reflexões a respeito do racismo, infidelidades, independência, empoderamento e libertação. Ainda que aclamado pela crítica e público, algumas pessoas se mostraram avessas ao conteúdo do material. Sistematicamente, Lemonade toca nas feridas que muitos escolhem não ver.

    Assim como em trabalhos anteriores, Beyoncé faz valer a presença da mulher onde quer que esta se encontre. Mesmo que assuma determinada posição, a mesma não deve ser resumida apenas naquilo.

    A cantora mostra que cada indivíduo possui um potencial que não deve ser combatido ou refreado. Com esse trabalho, tirou muitos de suas zonas de conforto mostrando quem e o que ela é.

    Considerações finais

    Um indivíduo empoderado é aquele cuja a identidade e vontade não podem ser subjugadas pela maioria. Isso porque o mesmo entende as suas origens, diretrizes e aonde vai, tendo de contrariar a vontade alheia. A sua vontade em prevalecer provém de um direito de reparação social que muitos insistem em negar.

    Às vezes, encontraremos realidades bem diferentes das nossas, mas isso pode ser um excelente adendo. O crescimento é uma jornada de mão dupla.

    Para entender melhor a alavancada desses movimentos sociais, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica. As aulas vão permitir maior clareza quanto ao comportamento humano, dando a você a chance de avaliar melhor as pessoas. Isso pode ser fundamental para entender as motivações delas.

    Fale conosco e saiba mais sobre nosso curso de Psicanálise. Seja você um empoderado por meio do conhecimento, mas não só. Ajude outras pessoas a se tornarem livres para ser quem são também!

    4 thoughts on “Empoderado: significado de pessoa empoderada

    1. Priscila Moser disse:

      Creio que esse empoderamento citado nada mais é do que uma autoestima elevada! Quando realmente nos amamos, nos conhecemos e nos priorizamos acima de tudo e todos, a vida flui e tudo vem e acontece naturalmente! Muitos julgam essa atitude de se colocar em primeiro lugar como um certo egoísmo, mas essa é a maneira correta com que todos nós deveríamos agir. Muitos sofrimentos desnecessários seriam poupados!

    2. David Ferreira da Silva disse:

      Muito importante o artigo, mostrando que o empoderamento é uma atitude corajosa de decisão política, de assunção de identidade, de autoestima, de aceitação da imagem, origem, pertença e cidadania, requerendo do sujeito voz e força para se autoafirmar.
      Obrigado!

    3. Adriana Ferreira Godinho Bitarães disse:

      Esclarecedor esse artigo, assim como eu, muitas pessoas não deve saber o verdadeiro sentido do empoderamento, que ao meu ver em excesso, poderá ser confundido com uma pessoa narcisista e na medida certa, toda mulher, homem, trans, todos que de alguma maneira passaram por algum tipo de marginalização deveria ter um pouco. Salve o empoderamento.

    4. Cícero dos Santos disse:

      EMPODERAR É TOMAR O PODER em si a partir de si. Por obvio inclui também capacidade de perceber e liderar, se exerce por lutas históricas e acúmulos. A sigla LGBTQI+, e própria luta de emancipação das mulheres, por exemplo, acumulam lutas históricas, marchas e contramarchas. Isso porque, o ato de “empoderar-se”, compete com outrem por espaço de poder, ou restringe-lhe o abuso de poder que antes oprimia o agente em ato de empoderamento. É uma projeção do Ser, melhoramento do Ego, e uma crítica velada ao comodismo do Superego, ou alheamento social! Muito bom o artigo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *