Como fazer um TCC: tema, escrita e revisão

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Você saiu da escola e lutou para entrar no ensino superior. É capaz que você tenha imaginado que os vestibulares fossem o único obstáculo entre você e a sua formação. No entanto, a partir do momento que você colocou o seu pé na tão sonhada faculdade, a sigla TCC tem te assombrado e você ainda nem sabe o porquê. “O que é isso?”, “Como fazer um TCC?”.

Se essas são perguntas que não saem da sua cabeça, continue a leitura deste artigo porque nós iremos te ajudar a respondê-las. Ainda que o TCC seja um pesadelo para muitos universitários, você pode se esquivar dessa realidade. Para isso, é necessário de esforço da sua parte para se informar sobre como escrever um bom trabalho de conclusão de curso.

O que é o TCC

A famigerada sigla TCC nada mais significa do que um trabalho de conclusão de curso. Ele pode ser de diversos tipos. Há estudantes que precisam escrever uma monografia. Contudo, essa não é a regra. Tem também quem escreva artigos e relatórios. Tudo depende das regras da sua instituição de ensino.

Como escrever um TCC

Se informe

Por essa razão, o primeiro passo para você escrever um bom TCC é se informar sobre as normas da sua faculdade. Não adianta nada ter uma excelente ideia e estruturá-la de um modo indesejável. Isso só vai te causar dor de cabeça e perda de tempo. Assim sendo, invista uma parte do seu tempo na busca por essas informações.

Você pode consegui-las conversando com os professores e funcionários da sua instituição.

Se você não teve o hábito de se relacionar com eles durante a sua graduação, essa é a hora de mudar essa realidade. Assim, deixe de timidez e vá atrás do conhecimento que você precisa. É bem possível que essas pessoas possam te dar dicas de ouro relacionadas ao processo de escrita do seu TCC.

Escolha o seu orientador

Outro passo importante que você precisa dar é escolher um bom orientador. É necessário explicar o que isso significa. Nem sempre aquele professor amigável irá te dar o suporte que você precisa. Às vezes, ele pode ter características negativas como a desorganização. Assim, ele irá mais te atrapalhar do que te ajudar.

Nesse sentido, às vezes, será mais positivo ter um orientador mais exigente, mas que está engajado com a produção do trabalho, do que ter um professor-amigo nessa função. Vale também conversar com ex-alunos para entender melhor o perfil de cada professor e também ficar sabendo da existência de experiências agradáveis ou desagradáveis relacionadas aos docentes.

Escolha o seu tema

Isto posto, é necessário falar sobre um passo fundamental no processo de elaboração de um TCC: a escolha do tema. Bom, não há para onde correr. Você precisa decidir sobre o que você irá tratar no seu trabalho. E nada melhor do que escrever sobre algo que você se interessa. Melhor dizendo, nada pior do que você escrever sobre um assunto com que você não tem afinidade.

Dessa forma, busque na memória os assuntos das aulas que você teve durante a graduação e selecione aqueles com que você mais se identificou. Provavelmente o seu tema terá alguma relação com eles. Converse com o seu orientador sobre as suas ideias e ele te ajudará a fazer o recorte correto do tema.

Tenha cuidado com a escrita!

Como já foi dito, não é só de boas ideias que se faz um TCC. É necessário que ele seja bem escrito e que siga as normas acadêmicas. Se você quer encantar a sua banca, é melhor evitar os erros gramaticais. Afinal, você não espera que eles te aprovem quando você sequer dominou a norma culta da nossa língua. Assim, tome cuidado! Apostar em boas horas de revisão não irá te fazer nenhum mal.

Também tenha cuidado com os erros de formatação. Como estamos falando de um trabalho acadêmico, você tem que estar consciente das normas que você tem que seguir para escrevê-lo. O mais comum é que você tenha que seguir as regras da ABNT. Não sabe o que é isso? Bom, nós estamos aqui para te esclarecer essa questão.

A sigla significa Associação Brasileira de Normas Técnicas. Trata-se de regras de formatação que padronizam os trabalhos acadêmicos. Assim sendo, existe um jeito certo para citar alguém, uma fonte certa para escrever o seu texto e muitas outras regras para seguir. Provavelmente você já teve contato a ABNT na sua graduação e não será agora que você esquecerá dela.

Leia Também:  Pensamentos Tóxicos: o que são e como mudar

Revise, revise, revise!

Bom, como já falamos, você precisa revisar o seu trabalho. Não só fazer isso em busca de erros gramaticais e de formatação. Pode ser que alguma ideia não esteja muito clara e você precise desenvolvê-la melhor. Além disso, você precisa eliminar frases redundantes e também revisar as citações (afinal você não quer ser acusado de plágio).

A revisão é uma etapa fundamental. É bem possível que você tenha que trabalhar também em conjunto com o seu orientador nesse momento. Nada melhor do que ter outra pessoa lendo o seu texto e vendo erros que você não percebeu. Por isso, você tem que dedicar tempo para ler e reler o seu trabalho. Assim sendo, não deixe essa etapa para a última hora.

Considerações finais

Bom, esperamos com este artigo ter te ajudado a entender como escrever um bom trabalho de conclusão de curso (mais conhecido como TCC). Como você pôde ver, é necessário que você se informe sobre as normas da sua faculdade, sobre o seu orientador e sobre o seu tema. Obviamente, não é hora de permanecer na zona de conforto! Arregace as mangas e faça um bom trabalho!

O benefício de seguir essas etapas é você passar por menos estresse durante a elaboração do seu TCC. Não podemos prometer que tudo será flores, mas é possível diminuir a quantidade de obstáculos que você irá enfrentar durante esse processo. Assim sendo, faça escolhas inteligentes e veja o quanto elas podem te beneficiar.

Isto posto, ainda há uma questão a ser abordada. Caso você seja uma pessoa que deseja ajudar estudantes a cuidarem de sua saúde mental, nós te indicamos o nosso curso de Psicanálise Clínica online. Ele é totalmente online e pode ser realizado durante o período de 18 meses! Não perca mais tempo e se matricule conosco!

E, se você gostou deste artigo sobre como fazer um tcc, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas! Também fique atento aos outros artigos deste blog! Há muito conteúdo relacionado à psicanálise esperando por você!



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =