método do estudo de caso

Estudo de Caso: como usar o método em qualquer ciência

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Estudo de caso é um método científico, como o próprio nome sugere, onde se estuda casos reais que apresentam resultados em comum. É, em suma, o estudo através de uma estratégia de pesquisa, com respostas a questões da vida social.

Assim, geralmente quem procura por um Estudo de Caso quer uma inspiração para realizar algum trabalho semelhante. Evitando, assim, tempo e recursos com testes, por tentativa e erro, pois já se tem um estudo com resultados concretos para se guiar.

Por exemplo, o Estudo de Caso é bastante utilizado como prova social em estratégias de marketing, servindo como fonte para validação de propostas, diante de pesquisas aprofundadas sobre temas específicos.

O que é Estudo de Caso? 

Estudo de Caso é um método científico de pesquisa ampla, visando aprofundar o conhecimento sobre um tema específico. Em resultado, trazer elementos e subsídios para futuras pesquisas que se fizer sobre o tema.

Conforme o cientista social, Robert K. Yin, Estudo de Caso é, em suma, uma estratégia de pesquisa em que se responde às perguntas “como” e “por que” em meio a situações da realidade. Já o cientista William Goode, é um método que funciona como um organizador de dados, em que se mantém o objeto de pesquisa intacto após a análise e coleta de seus dados.

Portanto, Estudo de Caso é uma forma de facilitar o percurso a um projeto, pois se analisará os dados fornecidos por outra pessoa, acerca de um objeto semelhante. Em resultado, facilitará a compreensão da situação como todo.

Agindo, inclusive, como meio preventivo, pois não se cometerão atos que já se mostraram ineficazes para o fim a que se destina. Nesse sentido, é uma ferramenta útil tanto para demonstrar os acertos, mas também os erros cometidos para se buscar a solução ao caso.

Entretanto, vale ressaltar que não existe uma verdade absoluta acerca de um Estudo de Caso, pois cada situação pode envolver certas particularidades. Assim, não é porque existe um “case” de sucesso que se, simplesmente copiado, atingirá o mesmo resultado. Ele deverá, então, ser utilizado como inspiração, por ser uma metologia que já foi testada e aprovada.

Esrudo de Caso Resumido

Para que serve o método do Estudo de Caso? 

Quando se faz uma pesquisa, geralmente, se busca um modelo para inspiração, uma referência para o trabalho a ser desenvolvido. Isso pode ser feito através de um Estudo de Caso, que serve como um modelo referencial. Basicamente, se utiliza de experiências anteriores de terceiros, para se atingir um objetivo semelhante, diminuindo as chances de cometer erros.

Entretanto, um Estudo de Caso pode ter diversos fins, a depende do contexto em que for utilizado. Como, por exemplo, se tratar-se de um projeto de inovação, ele servirá como referência para boas práticas daquele determinado mercado.

Por outro lado, no meio acadêmico, pode ser utilizado como um pré-requisito para determinada graduação. Como forma de certificar a capacidade do aluno de colocar em prática seus estudos, para apresentar soluções diante de um problema real.

Etapas de Estudos de Caso 

Para que o Estudo de Caso seja efetivo se deve passar por três etapas, com o objeto gerar informações, com respostas acerca de um tema específico. Sendo as etapas:

Exploratória

Primeiramente se busca conhecimento prévio acerca do tema objeto de análise. No geral, são realizadas abordagens acerca de diferentes cenários para situação em concreto, sobretudo abordagens contrárias, tornando o estudo eficaz e seguro.

Em outras palavras, na etapa exploratória do Estudo de Caso, se faz uma pesquisa primeiramente com o levantamento das hipóteses para o fenômeno que está sendo observado.

Descritivo 

Logo após, com o objeto e hipóteses definidos, passa-se a sua descrição em detalhes, contextualizando com um escopo acerca da pesquisa. Nesta etapa se faz a coleta dos dados, demonstra quais serão as ferramentas que serão utilizadas para análise e quais foram os critérios abordados.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Portanto, neste ponto se tem um objetivo direto, que visa compreender o que move determinada pessoa ou grupo. Apresentando, consequentemente, todas informações e soluções para o contexto apresentado.

    Leia Também:  Os três duros golpes na humanidade: novos olhares sobre o ser humano

    Analítico 

    Por fim, com a amostra de dados se é realizada a análise do caso, ou seja, se chega a conclusão diante das respostas às perguntas que originaram a pesquisa.

    Em outras palavras, nesta fase se apresenta um relatório para validar o Estudo de Caso, mostrando os resultados obtidos em meio as hipóteses levantadas inicialmente.

    Como fazer Estudo de Caso? 

    A forma de se realizar um Estudo de Caso dependerá do seu objeto de estudo, partindo de uma situação-problema, o pesquisador compreenderá o contexto do tema a ser abordado. Para que, assim, colete todas as informações pertinentes, com suas variáveis. O Estudo de Caso tem como base as perguntas de “como” e/ou “por que” determinado fenômeno acontece?

    Os dados devem ser coletados por fontes pesquisas confiáveis, com referências bibliográficas, pesquisas de campo, documentos oficiais, entrevistas, dentre outros. Assim, com todas as informações pertinentes, se parte para análise do caso, apresentando uma solução para a temática em estudo.

    Nesse ínterim, os métodos para o Estudo de caso, como dito, podem variar conforme o caso. Desse modo, devem ser desenvolvidos conforme o objeto e os meios metodológicos disponíveis para pesquisa. Seja como for, se devem ter em mente que a pesquisa deverá seguir com passos básicos, como:

    • identificar um problema;
    • coletar de dados;
    • analisar o contexto, com todas as suas variáveis;
    • apresentar soluções para o problema exposto.

    Em suma, para o Estudo de Caso, se deve respeitar a estrutura: problema-resolução-resultado. Ao ponto que, durante a leitura do estudo, se possa ter um raciocínio lógico e de fácil compreensão da problemática apresentada.

    Exemplos de Estudo de Caso

    Como dito anteriormente, o Estudo de caso pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento. Dentre os segmentos mais aplicados, estão:

    • Acadêmico: se analisa quais as contribuições que determinado autor tem para o tema em questão;
    • Medicina: efeitos que determinado medicamento para o tratamento do paciente ou um pequeno grupo;
    • Marketing: como é o comportamento de venda de um produto em determinado período.

    Estudo de Caso Frase

    Importância da pesquisa de estudo de caso 

    Contudo, um Estudo de Caso consiste na análise específica, de forma detalhada, sobre determinado objeto, apresentando soluções para problemas práticos. Dentre os principais benefícios do método estão:

    • validação dos motivos de determinado acontecimento;
    • conhecimento sólido e intenso sobre um caso, que pode ser utilizado para explorar diversas hipóteses;
    • informações baseadas em situações da realidade;
    • mostra autoridade no assunto;
    • método pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento;
    • demonstração de experiências de sucesso para aperfeiçoar determinado assunto ou serviço.

    Portanto, Estudo de Caso é um método científico de pesquisa imensamente importante, que visa o conhecimento profundo a respeito de determinado fenômeno. Conhecimento cujo qual poderá ser utilizado como referência teórica para compreensão de casos semelhantes. Por isso, sua análise é realizada de forma generalizante, diante de eventuais particulares de cada caso.

    Se você chegou até o final deste artigo, é um sinal que gosta de estudar sobre o comportamento humano. Sendo assim, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise, 100% EAD. Dentre os benefícios deste estudo estão: a) Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. b)  Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Por fim, se você gostou deste conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos estimulará a continuar criando artigos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.