o que é marketing viral

Marketing Viral: princípios, o que é, como se faz

Posted on Posted in Comportamento

A partir do momento que alguém divulga uma informação para seus contatos, que os estimulou a compartilhá-la em suas redes, e, como um movimento em cadeia, esta informação se tornou viral. Então, está prática, utilizada no meio publicitário, chamada de Marketing Viral.

Essa prática sempre foi utilizada em nossa sociedade, sob as mais variadas formas, como músicas, histórias, propagandas. Agora, na era da internet, formatos inovadores de marketing viral tem se tornado uma maneira de disseminação rápida, diante da transmissão por redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail, dentre outros.

Nesse sentido, principalmente para os profissionais do marketing, é de extrema importância dominar as melhores técnicas para o marketing viral, atingindo de maneira eficaz seu público-alvo. Agora, esta é a prática mais comum para se dar visibilidade a marcas, criando o que engajamento com o público, que tem se tornado um termo extremamente popular.

Portanto, para você entender melhor sobre o tema e como aplicar, traremos aqui todas as informações para você impulsionar suas estratégias de publicidade.

O que é Marketing Viral?

Basicamente, Marketing Viral é uma técnica publicitária que visa atrai o público de maneira surpreendente, que as pessoas auxiliam na divulgado da marca, compartilhando em suas redes sociais. Ou seja, passam adianta o conteúdo que lhe agradou e, indiretamente, contribuem para publicidade.

Em outras palavras, o Marketing Viral é uma das técnicas publicitárias com os menores custos, a comparar com as mais tradicionais, pois a média por ela utilizada é o seu próprio público-alvo. Isto significa que esta estratégia objetiva utilizar as conexões entre as pessoas para, então, viralizar a sua ideia, ou seja, tenha um elevado índice de compartilhamento entre as pessoas.

O nome Marketing Digital se originou da forma como os consumidores compartilham informações pela internet, sobre produtos ou marcas, principalmente em suas redes sociais. Uma forma similar a como se dissemina um vírus, de uma pessoa para outra e rapidamente. Nada mais é que o “boca a boca” tecnológico.

Fundamentos do Marketing Viral

Sobremaneira, o Marketing Viral foca na abordagem centrada no cliente para realizar a sua publicidade. Mas não há uma “fórmula mágica” para tornar um conteúdo viral. Primeiramente, você deve entender o conceito dessa estratégia, de preferência, baseando-se naquelas marcas ou produtos que atingiram resultados. Desse modo, para realizar campanhas publicitárias de sucesso, deve responder as seguintes perguntas:

  • O que as pessoas querer encontrar?
  • Por que compartilhariam o conteúdo?
  • Como o compartilhamento é feito?
  • O conteúdo é útil?
  • Qual impacto emocional que ele causa nas pessoas?

Em suma, o Marketing Viral depende da capacidade do conteúdo atender às necessidades do seu público-alvo, ao ponto que o inspire suficientemente para o compartilhar. Para tanto, os produtos ou serviços devem primeiramente serem úteis para ele e para as pessoas que possivelmente compartilharia. Além disso, deve mexer com as emoções, ou seja, as campanhas devem gerar uma conexão emocional com o cliente, isso não deixará a campanha genérica.

Vantagens do Marketing Viral

Como dito, o Marketing viral é uma maneira rápida do conteúdo publicitário ser disseminado na internet. Ele chama a atenção e gera uma maior interação online. Dentre suas principais vantagens estão:

  • abordagem natural: os clientes compartilham o conteúdo com amigos de forma natural, porque realmente querem demonstrar a eles informações que lhes foram relevantes, que lhes trouxeram, de certo modo, experiências emocionais.
  • maior alcance: o conteúdo que viraliza alcança um número de clientes absurdamente maior do que as campanhas publicitárias tradicionais alcançariam;
  • baixo custo: o impacto de um conteúdo viral é expandido de forma orgânica, sem que o empreender preciso despender grandes recursos;
  • crescimento da marca: da maneira que o conteúdo viralize, as pessoas podem falar sobre a empresa por meses, ou até mesmo anos, após a campanha publicitária.

Desde já vale um alerta, um produto ou serviço se tornar pode ser uma “faca de dois gumes”. Ou seja, não sendo seu conteúdo de qualidade, sem atender o seu público-alvo, o Marketing Viral será ao aspecto negativo, causando prejuízos enormes a sua marca.

Leia Também:  O que é um serial killer para a Psicanálise?

Afinal, a vantagem do Marketing Viral é fazer com que as pessoas compartilhem o conteúdo, consequentemente, se não gostarem, poderão até mesmo compartilhar em detrimento da marca.

Marketing Viral Vantagens

Como fazer Marketing Viral?

Conhecer o público-alvo

Importante que saiba qual o público que quer atingir com o objeto de sua campanha de marketing. Como, por exemplo, os comportamentos habituais, linguagem, reações. Ou seja, você deverá falar a mesma língua dos seus clientes, pois ele somente compartilhará algo se identifique, que lhe represente.

Analisar as redes sociais

O que lhe ajudará a entender melhor seu público-alvo será analisar quais conteúdos possuem melhor desempenho nas redes sociais. Em outras palavras, você deverá monitorar e analisar os resultados disponíveis nas redes sociais. Como, por exemplo, tráfego de palavras-chave, cliques, hashtags, engajamento, dentre outras métricas.

Tenha uma boa imagem

Seu conteúdo somente irá viralizar se for atraente. Por isso, é necessário sempre editar o que irá expor, na forma de vídeos ou imagens. Essa é uma das ações principais para se construir uma sólida estratégia de Marketing Viral. Saiba que os conteúdos gráficos são as primeiras coisas que impactarão os consumidores.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Escolha a mensagem

    Trace um plano para que sua mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva ao seu público-alvo. Assim, você deve ser criterioso ao elaborar seu script, tanto para um vídeo como para um infográfico.

    O que importa é demonstrar a qualidade do produto e se certificar que ele está otimizado o suficiente para que seu compartilhamento seja fácil e rápido.

    Foco no título

    Este é o primeiro contato do leitor, que deve trazer interesse ao leitor para visualize todo o conteúdo. Ou seja, você deve o seduzir para clicar. Pois ainda que o conteúdo seja de qualidade, se não for um bom título, de nada irá adiantar.

    Portanto, no Marketing Viral é primordial que você invista tempo para escolha de um texto atraente, que desperte a curiosidade e atenção do cliente. Ele deve ficar curioso para saber o desfecho do seu conteúdo.

    Trabalhe o lado emocional do público-alvo

    Não se esqueça que os consumidores, além da utilidade do produto, esperam que ele seja apresentado da forma mais agradável possível.

    Claro a emoção transmitida depende do objeto da campanha publicitária, o que importa é que seja capaz de atingir as emoções dos consumidores. Assim, é preciso que você traga a pessoa para o seu lado emocional, como seus sonhos e medos.

    Marketing Viral Como Fazer

    Exemplos de Marketing Viral

    Diversos são os exemplos de campanhas publicitárias que utilizaram da estratégia do Marketing Viral. Vamos citar algumas delas>

    • Dove: empresa conhecida por criar campanhas virais, principalmente por tratar de questões capazes de emocionar os clientes, a empresa teve uma campanha publicitária que retrata este exemplo, a Dove Real Beauty Sketches. Esta tinha como objetivo demonstrar como se dava a pressão das pessoas para atingir os padrões ideias de beleza impostos pela sociedade;
    • Parmalat: em 1996, lembrando, onde a tecnologia nem se compara a de hoje, a Parmalat lançou uma campanha publicitária que viralizou. A campanha contava uma história, por um jingle, com personagens considerados fofos pela sociedade.
    • Vivo: em uma das suas campanhas, utilizando-se do Marketing Viral, a Vivo trouxe algo que o público já tenha afinidade, facilitando o compartilhamento. Nesta campanha a empresa utilizou a famosa música “Eduardo e Mônica”, de tal forma que não parecida uma propaganda, mas soava como uma homenagem à música. Assim, facilitou imensamente o compartilhamento do conteúdo.

    Portanto, trouxemos aqui algumas ideias de como utilizar o Marketing Viral como uma estratégia para as campanhas publicitárias de sua empresa. Mas, lembre-se que sua criatividade e aprender sobre como se dá o comportamento humano são os fatores que mais ajudarão você a atingir o sucesso de sua marca.

    Por fim, gostou do artigo? Então não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Afinal, também buscamos viralizar os nossos conteúdos do blog. Além disso, também nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.