faculdade de Psicologia a distância, curso de psicologia a distância

Faculdade de Psicologia a distância: onde fazer?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Se você já se perguntou se há faculdade de psicologia à distância, esse artigo vem para te ajudar. Em geral, o psicólogo, através de estudos dos fenômenos psíquicos e de comportamento, trata as doenças mentais, os distúrbios emocionais e de personalidade. Então, existe o curso de psicologia a distância, como existem cursos EAD em outras áreas?

A princípio, o salário dessa área no Brasil pode variar entre R$ 1.450,00 à R$ 3.550,00. Assim sendo, a faixa salarial interessante faz dessa uma opção de curso para muitos alunos do país.

Portanto, este artigo espera, além de responder se há faculdade de psicologia a distância, dar uma visão geral da Psicologia. Aliás, queremos falar sobre o curso, as matérias que compõem a grade, além de falar do mercado de trabalho e das melhores faculdades. Assim, caso você esteja interessado em cursar essa área, já entrará na faculdade bem informado.

Ademais, temos uma dica sobre um curso incrível para você que tem interesse na área. No final do artigo vamos falar mais sobre isso.

Existe Faculdade de Psicologia a distância?

De acordo com o Censo da Educação Superior no Brasil de 2017, o curso de psicologia é o 7º com mais alunos inscritos. Assim sendo, o número é superior a 249 mil. Contudo, não há hoje em dia uma faculdade de psicologia à distância autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

No entanto, não encare isso como um ponto final no seu desejo de entrar na área. Em seguida vamos explicar o porquê.

Mas a boa notícia é que, se o seu interesse é apenas estudar online neste momento da vida, pois está sem tempo ou paciência para ficar horas numa cadeira escolar, existem alternativas. Você pode até seguir outras linhas de terapias, embora não seja a Psicologia.

Então, continue lendo até o final para saber mais.

Nós achamos importante responder sua pergunta no começo, pois queremos te mostrar todas as opções. Além disso, existe um motivo para não haver faculdade de psicologia à distância, e nós vamos te falar qual é.

Além disso, é preciso dizer que ter o diploma é condição obrigatória para ter registro junto ao CRP. Dessa forma, é só assim que você poderá atuar como um psicólogo. O curso superior traz disciplinas que vão desde a estatística até a Psicanálise. Portanto, é bem amplo.

Os motivos para não haver curso de psicologia a distância

Um dos motivos para não existir faculdade de psicologia à distância é que o curso é voltado para a prática.

Ou seja, a grade curricular trabalha com muitas ações práticas. Com a observação de comportamentos e da interação humana, por exemplo. Assim sendo, isso só pode ser feito no modelo presencial.

Além disso, o ABEP e o CFP são contra o ensino do curso a distância. E a opinião dos Conselhos de Classe pesa muito nesta hora: veja o exemplo similar da OAB, que não aceita a graduação EAD em Direito.

Leia Também:  Psicologia hospitalar: técnicas e benefícios

Nesse sentido, nem o modo misto em psicologia é oferecido hoje. É possível que no futuro isso venha a mudar, com o avanço dos cursos EAD e a difusão da prática. Mas não há sinais sobre isso ainda.

Grade do curso de psicologia

Já que estamos falando em quantidade de disciplinas práticas, vamos falar um pouco mais sobre a grade do curso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Em geral, o curso de graduação em Psicologia dura em média 5 anos. Além disso, existem dois tipos de habilitações para o estudante escolher: o bacharelado e a licenciatura.

    Algumas universidades oferecem as duas habilitações e o aluno precisa escolher na hora da inscrição. Contudo, em outras, os primeiros semestres são comuns às duas habilitações e só depois o aluno deve optar pela licenciatura ou bacharelado.

    Dessa forma, é necessário ficar atento a isso quando for escolher a instituição para realizar o seu curso.

    Sendo assim, podemos definir o bacharelado e a licenciatura como:

    Licenciatura

    Forma profissionais para atuarem na educação, podendo ser professores ou orientadores educacionais. Assim sendo, dentro da grade curricular dessa habilitação, há disciplinas da área da didática e da pedagogia, além das disciplinas comuns do curso.

    Bacharelado

    Forma profissionais para atuarem na área da saúde. Ou seja, aqueles que prestarão atendimento em consultórios, em hospitais e em clínicas. Podem atuar no cuidado de distúrbios mentais, emocionais e de personalidade também.

    Além disso, a maioria das disciplinas do curso são teóricas e abordam as diversas correntes e áreas da Psicologia. O aluno estuda sobre o avanço psicológico em várias etapas de nossas vidas (como a infância, a adolescência, e a velhice). Isso inclui o estudo de doenças ou de distúrbios mentais.

    Assim, é possível diagnosticar um paciente com as técnicas e os processos psicológicos para prevenir e tratar as patologias.

    Para reforçar mais ainda o que aprendeu, o aluno deve fazer os estágios obrigatórios durante o curso. Além disso, na maioria das faculdades, é preciso fazer um TCC.

    Disciplinas do Curso de Psicologia

    No que diz respeito às matérias, elas podem variar de nome e conteúdo de acordo com cada universidade. No entanto, a base é formada pelas áreas de Biologia, das Ciências Humanas e da Saúde. Assim, vamos ver algumas das disciplinas mais comuns dos cursos aqui:

    • História da Psicologia
    • Introdução à Psicologia
    • Psicologia da Percepção
    • Teorias e Sistemas Psicológicos
    • Psicologia da Motivação e Emoção
    • Psicofisiologia
    • Psicologia da Aprendizagem e Memória
    • Psicologia da Personalidade
    • Técnicas de Exame Psicológico
    • Psicopatologia

    Essa parece ser uma grade bem completa, não é?

    Ainda em relação às obrigações do bacharelado, no final da graduação é preciso fazer o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu Estado para que você possa clinicar.

    Mercado de trabalho do Psicólogo

    Ao completar a faculdade de Psicologia o profissional pode atender pacientes individuais ou em grupos. Pode auxiliar alunos com problemas de aprendizagem também, por exemplo. Ou ainda, pode ainda participar de processos de seleção de funcionários, e fazer os testes vocacionais.

    Também é possível para o psicólogo ajudar no preparo de atletas para competições. Por outro lado, há quem prefira auxiliar pacientes internados em hospitais ou suas famílias.

    Além disso, vamos listar algumas outras áreas em que os psicólogos podem atuar:

    • Psicologia clínica: Atende pessoas que sofrem de problemas emocionais.
    • Comportamento do consumidor: Orienta o marketing de empresas de acordo com o estudo de conduta de grupo de consumidores.
    • Psicologia do trânsito: Realiza avaliações psicológicas em condutores e futuros motoristas. Também desenvolve ações sociais e educativas acerca do trânsito.
    • Psicologia jurídica: Acompanha processos de adoção, guarda de filhos e violência contra menores.
    • Neuropsicologia: Acompanha, diagnostica, trata e pesquisa sobre as emoções, as personalidades, a ação e a cognição. Busca relacionar esses pontos com as funções do cérebro.
    • Psicologia social: Elabora pesquisas e campanhas sobre a saúde mental da sociedade. Também pode trabalhar em asilos, atender a pessoas em estado vulnerável, e em presídios.
    Leia Também:  Psicanálise Atual: novas tendências e fronteiras

    Melhores universidades de psicologia no Brasil

    Como nós sabemos que você entrou aqui em busca de uma faculdade de psicologia a distância, não vamos deixar você na mão nesse aspecto. Mas, como ainda não é permitido que instituições tenham o curso a distância, apresentamos as melhores instituições brasileiras que oferecem o curso de forma presencial. Aqui estão as 15 melhores do Brasil.

    Essa lista tem como base o ranking universitário da Folha de 2018:

    • 1º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    • 2º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    • 3º Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
    • 4º Universidade de São Paulo (USP)
    • 5º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    • 6º Universidade de Brasília (UNB)
    • 7º Universidade Federal Fluminense (UFF)
    • 8º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    • 9º Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    • 10º Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
    • 11º Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    • 12º Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    • 13º Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
    • 14º Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
    • 15º Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Como você pode ver, há lugares para todos os gostos. São opções públicas e particulares, e elas estão por todos os cantos do Brasil. Assim, caso a Psicologia seja o seu sonho, vale a pena tentar um curso presencial em vez da faculdade de Psicologia a distância, que não existe.

    3 opções para a faculdade de psicologia a distância

    Agora queremos falar com você sobre algumas opções à faculdade de psicologia a distância. Afinal, nós imaginamos que se você busca essa opção é para ter flexibilidade, poder estudar em casa e economizar. Não é? Contudo, unir todos esses atrativos é um pouco complicado. Mesmo assim nós temos sugestões:

    1. Programas de bolsas e descontos

    Hoje em dia o governo federal tem o FIES  (para o financiamento) e o  ProUni (para a distribuição de bolsas). Essas duas iniciativas são ideais para quem não pode pagar a faculdade de forma integral. O modo de participar desses programas está nos sites oficiais de cada um.

    Além disso, muitas instituições têm opções de pagamento, bolsas, e convênios de forma direta.

    2. Universidades Públicas

    Nós sabemos que entrar em uma universidade pública é difícil. Contudo, hoje há cursos online e de baixo custo que podem ajudar os estudos. Há também cursinhos populares e muitas universidades usam o ENEM para o ingresso. Além disso, há programas de permanência para alunos novos, o que pode ajudar caso você passe, mas precise de ajuda.

    3. Curso A Distância de Psicanálise Clínica

    Por fim, nós queremos dar uma dica muito especial para você: faça nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica 100% Online! Você pode nos perguntar: “Quais os benefícios de estudar Psicanálise se o que eu quero é uma faculdade de Psicologia a distância?” Então, vamos te dizer o que os nossos alunos buscam ao estudar a psicanálise:

    1. Autoconhecimento: a principal tarefa de uma vida é conhecer a própria mente.
    2. Relacionamento interpessoal: melhorar a qualidade das relações familiares, amizade, trabalho.
    3. Auxílio a outras pessoas: colaborar com a superação de limitações e dilemas psíquicos.
    4. Agregar na profissão atual: qualquer currículo e qualquer profissão se enriquece com a psicanálise.
    5. Clinicar: possibilidade de atuar na área, como psicanalista.
    Leia Também:  Projeção: significado em Psicologia

    Considerações Finais

    Em suma, no Brasil e no mundo, a Psicanálise não é restrita a psicólogos. Embora existam muitos psicólogos que usem a Psicanálise como linha principal,  como prática clínica ela pode ser exercida por qualquer um.

    No entanto, é preciso ter uma Formação em Psicanálise, que seja ministrada por um Instituto da área e que tenha o tripé: teoria, supervisão e análise. A nossa Formação A Distância em Psicanálise possui estes requisitos.

    Enfim, ele é um curso 100% online, imperdível para qualquer pessoa interessada nas ações humanas. Afinal, temos certeza que se você veio até aqui atrás de um faculdade de psicologia a distância, logo o curso pode ser muito útil, pelo menos para seguir aguçando o seu interesse. Confira!

    15 thoughts on “Faculdade de Psicologia a distância: onde fazer?

    1. Basta dizer que o melhor curso de Psicologia da França é EAD. Vários países desenvolvidos tem graduação EAD – que pode garantir muito mais qualidade de ensino e aprendizagem. A maioria das disciplinas do curso, inclusive, é teórica. É preciso abertismo, inovação, e visão para evoluirmos. AGuardo a EAD para fazer Psicologia comi segunda graduação. O primeiro ano presencial que tentei foi absurdamente ruim. E todas as aulas poderiam ter sido em EAD, com professores top, podendo-se ouvir novamente, ou acelerar os trechos mais simples, em nível ajustável, sem perdas de tempo com transito, com turma bagunçando, com professores medianos, e tendo que responder perguntas básicas.

    2. Estou interessado em psicanálise clínica.
      Pois vou graduar em psicóloga (bacharelado).

      1. Olá, Régis, tudo bem? Obrigado por seu contato. Nós vamos entrar em contato via seu email informado. Se preferir, pode entrar em contato com a gente, via Fale Conosco (aqui no site). Para se inscrever, acesse https://psicanaliseclinica.com. Equipe Psicanálise Clínica

      1. Clark, obrigado por seu retorno. Entraremos em contato via seu email informado. Se preferir, pode entrar em contato, via Fale Conosco (aqui no site). Para se inscrever, acesse https://psicanaliseclinica.com. Equipe Psicanálise Clínica

      1. Olá!
        Uma dúvida: esse curso de psicanálise capacita qualquer pessoa a atuar nessa área sem que tenha o pré requisito do bacharelado em psicologia? Ou seja, uma pessoa sai do segundo grau, por exemplo, e pode fazer esse curso e atuar na área? Esse curso é reconhecido para a prática do profissional de psicanálise por qual entidade?

        Obrigada,

    3. Boa noite.
      Desejo saber informações sobre o curso Psicanálise EAD. Preço, início, grade…
      Agradeço a atenção é aguardo respostas no meu email.

    4. Tenho interesse no curso de Psicanálise ead.
      Sou formada em Pedagogia e estou pesquisando referente a Psicologia clínica.
      Aguardo informações em meu e-mail.
      Obrigada!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *