Fênix

Fênix: significado na Psicologia e mitologia

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A ave de fogo flamejante se tornou um dos maiores mitos da história, atravessando culturas e fronteiras. Por isso, a fênix na mitologia representa um ideal máximo no ápice existencial de vários povos. Então, vamos saber mais sobre o que significa fênix? Entenda também como ela ressignificou o modo de ver a ideia de vida.

Mito da fênix

Antes de mais nada, na mitologia grega, a fênix é um pássaro de fogo que ao morrer se incendiava. Depois de morrer, ela renasce das próprias cinzas. Assim ela poderia viver pela eternidade, atravessando gerações. Sua beleza e força únicas também são características marcantes. Além disso, Hesíodo, poeta grego, defendeu que ela teria uma vida bastante longa, algo discutível entre os relatos históricos.

Ao que parece, a mesma foi baseada no bennu, ave da mitologia egípcia extinta que lembrava uma garça cinza. O bennu, após seu ciclo, voaria até Heliópolis para pousar na pira do deus Rá. Em seguida, ele colocaria fogo no próprio ninho, se consumindo. Porém, mais tarde ele renasce de suas próprias cinzas.

Tanto a fênix quanto a bennu sentiam a morte vindo e faziam um amontoado com sálvia, canela e mirra. Assim, das cinzas e do perfume surgiria uma nova ave que levaria os restos da anterior até Heliópolis. O fim da vida seria no altar do sol enquanto a nova ave veria o mundo por centenas de anos.

A figura da fênix no antigo Egito

A história grega se liga com a egípcia e se altera com leveza em diversos pontos. Entender o que é a fênix mostra que o seu sacrifício consciente no fim da vida é quase como um suicídio. Todavia, a pequena ave tinha forças suficientes para lidar com a morte e retornar dela radiante.

Contudo, o mito do Egito se diferenciava pouco do grego.  A história egípcia adicionou elementos culturais próprios do seu contexto. A ave flamejante seria um dos pedaços do deus Rá e do próprio sol na vida.

Inclusive, uma das versões mais simbólicas conta que ela representava o sol. Seu nascimento acontecia toda manhã e a sua morte era no fim do dia. O renascimento sempre ocorria no dia seguinte. Após essa transformação, a fênix continuava a sua jornada até o fim dos tempos. Dada a sua beleza natural, os russos indicavam que ela estava em constante combustão. Por isso, muitas representações tinham suas penas nas cores de fogo.

Simbolismo

Buscando saber quem foi a fênix, nos deparamos com o seu simbolismo sobre a imortalidade. O pássaro caminhava livremente pelo ciclo da vida e da morte. O seu mito aborda o renascimento e até a passagem para outro mundo. Portanto, sua representação remete à persistência em recomeçar, à transformação e à esperança. A fênix sempre vence a morte.

Indo além, essa figura era bastante reconhecida por sua impressionante força, mesmo sendo relativamente pequena. O peso que ela podia sustentar superava muito a lógica humana. Por isso, há relatos culturais de que essa criatura podia carregar um elefante, mesmo sendo muito menor do que ele.

Mesmo com muitas pesquisas feitas, as teses sobre o mito não são tão conclusivas. Isso acabou abrindo as portas para que o mito saísse do Egito e se instalasse em outras culturas. Dessa forma, as diferentes perspectivas refletem diretamente o modo de viver de cada civilização.

Leia Também:  Diversos comportamentos: como identificá-los?

Características da fênix

Na mitologia, a fênix se tornou um objeto único graças às características em seu conjunto existencial. Note que nenhuma outra figura consegue se equiparar com essa narrativa já bastante difundida pelo mundo. Sendo assim, a ave é bastante conhecida por:

Penas majestosas

Suas penas que seriam brilhantes, em tons de vermelho e levemente roxo, douradas e muito brilhantes. Como dito linhas acima, os russos acreditavam que ela estava constantemente queimando, mesmo viva e sem se machucar. Acredita-se que, talvez, sob a luz do sol, o brilho único remetia diretamente ao fogo nas suas penas.

Contudo, existem estudos na mitologia retratando que a ave poderia pegar fogo quando desejasse.

Força

Mais uma vez ressaltamos o seu tamanho pequeno, talvez menor do que o de uma garça. Contudo, a fênix, segundo as lendas, podia carregar elefantes sem grandes esforços. Interpretando esse significado, isso remeteria a alguém que tem força suficiente para enfrentar todas as suas dificuldades.

Longevidade

Há uma certa confusão sobre quanto tempo uma encarnação desse pássaro poderia durar. De acordo com escritos da Grécia, ela poderia alcançar facilmente 500 anos de vida. Porém, outros defendiam que ela poderia viver por mais de 97 mil anos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Canto

    Ao mesmo tempo em que é suave e doce, o seu canto carrega tristeza e melancolia quando está perto de morrer. Segundo escritos, a sua tristeza podia ser tanta a ponto de a ave influenciar outros animais a morrer. Por outro lado,  as cinzas poderiam até ressuscitar alguém que já tivesse falecido.

    Representação cultural da fênix

    Até hoje a fênix e a sua existência possuem um significado grandioso entre todos povos do mundo. Aliás, a ave está presente na bagagem cultural de diversos países. De modo que as características das diferentes sociedades foram absorvidas na representação dessa figura mitológica.

    Mas de modo geral, ela faz alusão direta ao renascimento diante de situações difíceis. É um exemplo de como podemos transcender situações desafiadoras e voltar mais poderosos do que nunca. Sendo assim, ela remete à renovação para se ter uma nova vida e desfrutar dos seus prazeres por mais tempo.

    Seu simbolismo remete também à vitalidade e à juventude. Ademais, a sua incrível força está associada às atitudes de lidar e reverter eventos muito difíceis. Por conta disso, muitas pessoas adotam esse ser místico como parte de suas perspectivas de vida.

    Mídia

    Dada a riqueza da história, a fênix acabou sendo tratada na mídia como símbolo do que é máximo e poderoso. Não raro vemos o animal como referência ao que é o ápice de crescimento, poder e existência. Nesse sentido, um dos maiores exemplos disso é a personagem Jean Grey, heroína do grupo mutante X-Men.

    Em uma missão no espaço, Jean e a equipe conseguem retornar à Terra. Porém, a nave estava bastante danificada. Como é capaz de criar campos de força psíquicos, ela se voluntariou para a missão de pilotar. Mesmo sendo poderosa, a pressão foi demais e ela acabou sendo incinerada pela radiação solar.

    Como telepata, um pedido de socorro vagou pelo espaço enquanto ela caía e foi atendido pela Força Fênix. A entidade cósmica salvou a vida dela e dos tripulantes. Em seguida, Jean também foi transformada em uma deusa. Ela ressurgiu do mar no qual a nave tinha caído e se proclamou como Fênix. Desde então, ela se tornou uma das heroínas mais poderosas do universo dos quadrinhos.

    Leia Também:  Frases de saudade: 20 citações que traduzem o sentimento

    Curiosidades

    Agora que você sabe mais sobre fênix, seu significado espiritual e impacto na cultura, aqui vão algumas curiosidades:

    • A ave bennu se relacionava à estrela sótis, uma estrela flamejante de cinco pontas;
    • Em todo o planeta, independente da cultura, o significado permanece o mesmo: imortalidade;
    • Para os gregos, a ave se ligava ao deus Hermes e há referências disso em diversos templos;
    • Na era cristã, a ave acabou simbolizando Cristo;
    • No acidente da mina em San José em 2010, a cápsula para salvar os 33 mineiros presos foi nomeada de “Fénix”;
    • Na China, a fênix é vista como uma bela ave ligada à felicidade, liberdade, força e inteligência. As penas são nas cores dourado, vermelho, púrpura, branca e azul;
    • Na bandeira de São Francisco e Atlanta há uma fênix, que representa a renovação.

    Considerações finais sobre a fênix

    Assim como sua vida imortal, a fênix continua a preservar o seu poder de renascimento através do tempo. Mesmo sendo algo místico, a sua história não deixa de servir de inspiração a todos nós. Imagine ter a força necessária para trabalhar suas dificuldades e se renovar com isso. Por fim, todas as características aqui discutidas mostram com clareza o que significa fênix e o poder do seu simbolismo.

    Isso inclui um legado cultural que revitalizou a mítica envolvendo essa criatura. Hoje, mais do que nunca, temos um símbolo de vitalidade para nos espelharmos a vivermos o melhor em nós mesmos. Numa análise, essa pequena, mas grandiosa ave, é o nosso estado máximo de existência e poder.

    Sendo assim, para que você renasça na sua própria vida, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise. Com nossas aulas, você poderá revitalizar sua perspectiva e se munir tanto de autoconhecimento quanto de capacidade de realização de objetivos. Tal como uma fênix, você vai renascer para si mesmo, encontrando o seu potencial de crescimento para realizar tudo o que sempre desejou. Não perca essa oportunidade!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − dois =