O que é Ironia? Significado e 5 exemplos com frases

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Todos nós, em dado momento, nos encontramos em uma situação onde a retirada de valor ameniza qualquer vibração ruim. A ideia é resgatar o humor pelo caminho contrário ao que esse é criado, valorizando ou não algo ou alguém. Esse é o propósito da ironia que destrincharemos nas próximas linhas e com exemplos.

O que é ironia?

Ironia é o ato de invocar palavras ou situações que trazem um sentido contrário ao que carrega naturalmente. Com isso, procuramos trazer um pensamento contrário daquilo que queremos dizer ou fazer. Em geral, é usada em situações para resgatar o humor ou, de forma irônica, também fazer o contrário.

Cabe ressaltar que embora vise inicialmente o humor, a ironia também serve para fazer condenações. Como dito acima, valorizamos alguma coisa com o intuito de desvalorizá-la e diminuí-la. Isso pode ser visto no gestual e até na voz, já que esta costuma assumir um tom diferente do habitual.

Ainda que isso se direcione unicamente a uma pessoa, ser irônico também atinge alguma situação ou acontecimento. Nesse caso, nos valemos do humor para rir de algo que nos aconteceu ou aconteceu aos demais. Dada à forma como alguns eventos se constroem, achamos curiosa a sua composição e fazemos uma referência humorada sobre.

Por que as pessoas são irônicas?

Podemos observar que a ironia serve para gozar de alguém ou de alguma situação. A ideia é potencializar o que de fato aconteceu mencionando a sua natureza contrária, a fim de lembrarmos da realidade. Embora seja facilmente criado por pessoas inteligentes, isso pode denunciar um problema de caráter, a depender da situação.

Além disso, procuramos denunciar as falhas de alguém quando estamos sendo irônicos. Quando um ente próximo, seja em casa ou trabalho, erra, elevamos as nossas críticas por meio de uma censura. A ideia é que este relembre sua falha vendo o caminho contrário para que não cometa o erro novamente.

Por incrível que pareça, alguém pode usar a ironia para valorizar algo ou alguém. Ainda que o caminho comum seja enaltecer para depreciar, muitos fazem o contrário para destacar a importância de um objeto. Isso fica evidente em amizades mais concretas, quando um está triste e o outro ressalta tudo de bom naquele episódio.

Tipos de ironia

Mesmo que seja um objeto bem direto em seu objetivo, existem três tipos básicos de ironia. O uso de cada uma depende diretamente da situação onde alguém está envolvido. Algumas são controladas por nós enquanto outras acontecem naturalmente. São elas:

Oral

Essa é a mais direta, acontecendo quando alguém diz algo com a pretensão de dizer outra coisa. Dessa forma, se mostra com um controle maior sobre o efeito que quer causar com esta. É aqui que a intenção fica clara, se quer apenas rir de algo ou fazer uma crítica.

Dramática

Esta se vale de uma ação ou palavra que acaba colocando uma situação em jogo. É um recurso bastante utilizado no teatro ou em outras produções ao público. Isso porque a plateia sabe o significado de algo e entende, mas os personagens em questão não.

Situação

Por fim, temos a diferença entre a intenção de alguma coisa e o resultado dela. Nem sempre o que planejamos acaba dando certo. De forma inusitada, algumas situações podem acontecer de modo contrário ao que queríamos.

Ironia X Sarcasmo

Curiosamente, muitas pessoas acabam confundindo a ironia com o sarcasmo. A primeira, ainda que possa ser usada para fazer críticas, não afeta ninguém profundamente. Já a segunda, entretanto, foi construída com essa finalidade. O sarcasmo é uma forma grave e insultuosa de atingir alguém inconvenientemente.

A ideia aqui é humilhar e zombar de algo ou alguém da forma mais enfadonha que conseguir. Assim como a primeira é mais facilmente construída por quem é inteligente, essa segue o mesmo padrão. Contudo, não é pertencente a uma pessoa com bom equilíbrio e inteligência emocional. Basicamente, sarcásticos não tem tanta empatia.

Exemplos

Para que fixe melhor o significado de ironia, se atente a essas frases. Note a composição contraditória das situações inclusas nelas, começando por:

Corre tão rápido quanto uma lesma

Como todos sabem, a lesma é um dos animais mais lentos da natureza. Assim, quando se faz esta comparação, você acaba por ironizar a lentidão de alguém.

Adorei o bolo seco e aguado

É impossível um bolo nestas condições proporcionar alguma sensação de prazer em alguém. Dessa forma, quando falamos que adoramos tal bolo, construímos uma crítica com bom humor.

O jeito que me ignora, sei lá, é diferente

Um dos memes mais comuns da internet é um exemplo claro de ironia. Ao valorizar a indiferença de alguém, dizendo o quanto é única, afirmamos o quanto não gostamos disso, embora da pessoa sim.

Alegria em trabalhar muito e ganhar pouco

Naturalmente, uma pessoa quer ser remunerada adequadamente pelo esforço que emprega no trabalho. Contudo, a realidade não corresponde na maioria dos casos. Quando alguém pronuncia essa frase, deixa o desejo claro de ganhar mais no seu salário.

Estudou muito e tirou zero

Quando olhamos para aqueles que estudam bastante, pensamos no seu sucesso quando fazem um teste. Entretanto, muitos podem levar uma nota zero ou bem baixa numa prova, mostrando na contradição um episódio irônico.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Considerações finais sobre a ironia

Muitos procuram suavizar uma situação por meio de comentários e ações contraditórias que traduzam o peso dela. É isto que a ironia faz, conduzindo primariamente um evento ao humor e à crítica. Sempre que um acontecimento remeter ao riso ou causar qualquer prejuízo, alguém poderá se valer dessa figura de linguagem.

Todavia, cabe ressaltar o momento para se usar dela. Isso porque, a depender do evento ou da pessoa em questão, isso pode soar agressivo. Neste ponto, se constrói o sarcasmo, já que você passa a depreciar alguém. Ainda que algo te provoque riso, saiba argumentar corretamente.

Para avaliar melhor suas reações, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Por meio dele, você consegue trabalhar adequadamente o seu autoconhecimento. Dessa forma, consegue conduzir adequadamente suas ações, verificando os catalisadores dela.

O curso é ministrado via internet, dando mais conforto a você na hora de estudar. Assim, você está livre para estudar quando e onde for melhor a você, aprendendo em seu próprio ritmo. Além disso, terá apoio constante de nossa equipe de professores, preparados para extrair o máximo de sua capacidade.

Com a ajuda deles e uma incorporação efetiva das aulas à sua rotina, concluirá o curso com louvor e receberá em casa nosso certificado impresso. Obtenha a oportunidade de fazer a diferença em sua vida e entender os aspectos práticos da ironia e de como a recebemos. Inscreva-se em nosso curso de Psicanálise!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezessete =