jogos de alfabetização e letramento

10 ótimos jogos de alfabetização e letramento

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Se você é mãe ou pai, é normal que você se interesse pelo desenvolvimento cognitivo de seus filhos. Principalmente se eles são crianças, já que os pequenos terão que passar pelo aprendizado da leitura e da escrita. Nesse caso, vale a pena que você faça uso de jogos de alfabetização e letramento para ajudá-los.

Por que aprender com jogos?

Nós sabemos que crianças amam brincar. Assim sendo, quando a criança é alfabetizada e letrada de forma lúdica, esse processo se torna menos estressante e entediante. Ela se diverte, mas não deixa de aprender. Esse cenário é muito mais agradável do que aquele em que a criança fica chorando na frente de um caderno não é?

Ainda assim, saiba respeitar o tempo do seu pequeno. Muitos pais acabam comparando o ritmo de aprendizado de seus filhos com o de outras crianças e fazem uma pressão desnecessária sobre eles. Esse é um erro! Cada criança será alfabetizada e letrada no seu próprio tempo.

Importância do acompanhamento de um profissional

Claro que é importante que você seja acompanhado por um profissional. Pediatras e professores precisam fazer parte da vida de seus filhos. Isso porque eles foram preparados para lidar com essa fase de alfabetização e letramento. Eles estão prontos para identificar qualquer problemas de aprendizagem.

Enquanto nenhuma questão for identificada, contenha a sua ansiedade e espere a hora de seu filho. Ele irá aprender tudo o que for necessário no ritmo dele. Pode ser que ele seja alfabetizado e letrado de forma muito rápida, mas isso também pode não acontecer. O importante é que você sempre o estimule de forma paciente e inclusive lúdica.

O que é a alfabetização e o letramento

Agora que fizemos essa importante ressalva, vamos definir aqui o que é a alfabetização e o que é o letramento. Muitas pessoas acham que esses dois conceitos são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Muitas crianças são alfabetizadas, mas não são letradas. Por isso, é necessário entender a diferença entre os dois processos.

A alfabetização nada mais é do que a aquisição de um código linguístico. Ou seja, a criança aprende a ler e a escrever. Nesse processo, ela aprenderá a discernir, por exemplo, a diferença entre as letras e também entre os números.

O letramento, por sua vez, consiste no desenvolvimento do uso adequado da leitura da escrita nas práticas sociais. Muitas crianças não sabem interpretar um texto que elas leram, por exemplo. Esse é um indicativo de que elas ainda não são letradas.

Como estimular a alfabetização e o letramento

Ainda que a escola tenha um papel primordial no processo de alfabetização e de letramento de uma criança, você também pode participar dele. Há casos de crianças que já entram na escola aprendendo a ler e a escrever. Além disso, muitas já sabem interpretar histórias de gibis e também escrevem textos com sentido (mesmo que pequenos).

Essa é uma evidência da participação dos pais na aprendizagem da leitura e da escrita dessa criança, bem como no seu letramento. Se você tem o desejo de ajudar o seu filho a ser alfabetizado e também letrado, vale a pena investir em jogos que o auxiliem nesse sentido.

Como já dissemos, a sua criança irá aprender brincando e se sentirá à vontade para começar a entender as diferenças entre as letras e entre os sons. No futuro, ela poderá se interessar em aprender o seu nome ou nome dela. Quem sabe ela não se arrisque a começar a ler algumas palavras da historinha que você lê para ela antes de dormir.

Leia Também:  A Caixa de Skinner: o que significa?

Ressalva sobre a importância de dar o exemplo

Quanto a essa questão, cabe afirmar que seu filho vai se sentir mais estimulado pela leitura e pela escrita quando te ver em contato com livros e outros tipos de textos. Assim sendo, vale a pena fazer algumas leituras perto dele e também comprar para ele alguns livros com bastante imagens ou então gibis.

Mesmo que ele ainda não entenda nada do que está escrito, ele irá se interessar pelo que está ali. Um dia, ele mesmo irá querer decifrar o que está escrito. Assim sendo, aguce a curiosidade de seu filho e você irá facilitar o processo de seu letramento.

Lista de 5 jogos de alfabetização e letramento

Dito isso, vamos à nossa lista de jogos de alfabetização e letramento. Experimente cada um deles com o seu filho e veja com qual ele se adapta melhor. Lembre-se sempre de que estamos falando de uma brincadeira e não de um exercício. Assim sendo, não torne o momento do jogo algo estressante. O seu filho deve se divertir em primeiro lugar.

Caixinha de letras

Para fazer essa brincadeira, é necessário encapar caixinhas de fósforos com uma figura. Dentro de cada uma, você precisará colocar as letras que formam o nome da imagem que está nelas. O objetivo é fazer com que a criança organize as letras da forma correta.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Silabando

Para fazer esse jogo, são necessárias embalagens de ovos, fichas com figuras e tampinhas de garrafas com as sílabas dos nomes dessas figuras. A criança terá que ver uma imagem e organizar as tampinhas em cima da embalagem dos ovos a fim de formar o nome dela.

Letras imantadas

Para jogar essa brincadeira é necessário ter um mural de zinco, ferro ou alumínio e também ímãs de letras. A criança terá que formar palavras com os ímãs que ela tiver à sua disposição.

Roleta do alfabeto

Essa brincadeira exige a confecção de uma roleta em que deverá conter todas as letras do alfabeto. A criança deverá escrever uma palavra que comece com a letra que for indicada ou então desenhar uma imagem que comece com ela.

Quais letrinhas que estão faltando?

Você deverá confeccionar cartelas com nomes incompletos de pessoas ou objetos. Estimule o seu filho a completar as palavras com as letras que estiverem faltando.

Considerações finais sobre os jogos de alfabetização e letramento

Nós esperamos que essas sugestões de jogos de alfabetização e letramento ajudem o seu filho a aprender brincando. Caso você queria entender melhor como funciona a mente de sua criança para lidar melhor com ela, recomendamos que você faça o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online.

Nosso conteúdo certamente te ajudará a entender comportamentos e modos de agir de seu filho. Assim sendo, se matricule hoje mesmo! Além disso, não deixe de comentar o que você achou dos jogos de alfabetização e letramento que nós indicamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 8 =