jogos de psicologia

6 jogos de psicologia e jogos terapêuticos

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Embora se mostrem inocentes de algum modo, alguns jogos servem para ajudar em nosso crescimento e ajudar a lidar com o mundo. Por isso que também podem ser descritos como jogos de Psicologia ou terapêuticos, já que ajudam a formular nossa psique. Conheça melhor seis deles e o que podem fazer por você.

Tabuleiro cognitivo

Embora não seja um dos jogos de Psicologia mais famosos, o Tabuleiro cognitivo tem um poder transformador incrível. Por meio dele é possível identificar nossas próprias crenças limitantes e que atrapalham as nossas vidas. Não apenas isso, mas também os pensamentos disfuncionais que nos perseguem.

No Tabuleiro cognitivo a meta é guiar o paciente para a reflexão dos seus próprios pensamentos. Isso acontece de maneira lúdica e colaborativa, de maneira que ele sinta mais liberdade em olhar a si mesmo. A sua disfunção psíquica e as causas de seu comportamento nuclear serão muito bem exploradas durante o processo terapêutico.

Consequentemente, o esforço do exercício vai resultar em uma comunicação mais elevada na parte introspectiva. O melhor é que pode ser usado com crianças, adultos ou realizado em família, bem como servir de ajuda psicodiagnóstica. É composto por 1 tabuleiro, 1 manual, 1 dado e 55 cartas.

Hora do rush

Hora do rush tem uma proposta simples, mas é um dos jogos de Psicologia mais envolventes que existem. A meta inicial é fazer com que o jogador tire o veículo de um engarrafamento. Embora pareça fácil, os movimentos limitados dos carros dão uma maior dificuldade ao jogo.

Trata-se de um quebra-cabeça onde as peças necessárias são em formato de carro e caminhões. A proposta é que você os acomode adequadamente no tabuleiro de acordo com as cartas tiradas. Nisso, tudo vai depender da carta retirada e dos movimentos possíveis de serem feitos em sua vez.

As principais recompensas do jogo é o estímulo às operações espaciais e relacionamentos. Por meio da concentração e atenção, você precisa dar uma solução inteligente aos problemas apresentados. No entanto, a forma que você utiliza o jogo, no caso, a situação, pode significar que outros problemas podem ser trabalhados.

Damas

Damas é um dos jogos de Psicologia mais populares que existem, sendo amplamente usado em diversas instituições. Neste caso, o propósito é imobilizar o adversário e capturar cada peça pertencente a ele. Isso acontece em um tabuleiro quadriculado com 64 casas em cores claras e escuras e 12 peças de cada lado.

Capturando todas as peças do adversário, você ganha a partida, sendo até rápida em algumas situações. Ainda que haja variações desse jogo, a base e o objetivo permanecem os mesmos. Não apenas isso, mas os resultados alcançados.

De um modo geral, os participantes trabalham estratégia, traçando metas e planos para vencer o outro. Isso é excelente, de modo que trabalham suas conexões mentais e exploram suas habilidades naturais. Além disso, há a gestão de recursos, já que, durante a partida, precisa tentar vencer com cada vez menos peças.

A fantástica fábrica de histórias para crianças

A fantástica fábrica de histórias para crianças, apesar do nome, pode ser jogado em família. O jogo conta com 40 cartões onde cada um tem o início de uma história para que seja continuada. Nisso, os participantes, a seu modo próprio, precisam terminá-la usando a criatividade e imaginação.

Dentre os jogos de Psicologia, este trabalha diretamente a capacidade de começar e terminar uma atividade. Muitos de nós enfrentam o problema de não conseguirmos finalizar algo por determinado motivo. Nisso, aqui é repensada a atitude e estimulada a ser algo presente na postura.

Ademais, aqui a memória e sequenciamento, além da linguagem, são perfeitamente executados. Os jogadores trabalham a autoexpressão, fazendo emitir suas ideias e emoções mais precisa e adequadamente. Sem contar a escuta mais ativa e interação mais fluida.

Tabuleiro de Chanoch

O Tabuleiro de Chanoch é um dos jogos de Psicologia mais adultos da lista. Com ligações mentais e elementais mais complexas, pode ser melhor apreciado por adultos e jovens adultos.

A meta dele é fazer com que os jogadores ou pacientes posam dar um salto quântico em suas vidas. Esse processo acontece por meio de insights que ele recebe durante a sessão de jogabilidade. Mas cabe deixar claro que o mesmo precisa ser conduzido por um terapeuta qualificado, sendo esta uma regra inviolável.

Leia Também:  Como fazer meditação em 3 passos

Conectando sua psique ao universo, fica mais fácil acessar o inconsciente receber luz sobre as questões que precisam de atenção. Nisso, sempre que rolar o dado, terá suas perguntas respondidas, conselhos e outras perguntas para você responder. Assim, terá revelações importantes a serem vistas para que cuide do seu problema em questão.

Brincando com as cores

Sendo até mais lúdico, é um dos jogos de Psicologia mais recomendados ao público infantil. Basicamente, é um quebra-cabeça onde os participantes associam objetos às cores. Com as 8 cartelas e 5 peças para cada uma, o jogador trabalha:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Memorização

    Inicialmente, a memorização abraça completamente o espectro de cores. Entretanto, o exercício vai permitir que essa memorização atinja os setores da vida cotidiana. Isso vai ajudar a reter informações importantes que precisa diariamente e que serão ótimas ao desenvolvimento.

    Reconhecimento

    Além da memorização, reconhecer objetos, pessoas e situações é um ponto relevante no trabalho terapêutico. Indo mais além, por exemplo, essa pessoa se torna capaz de reconhecer padrões negativos ou positivos. Dependendo da essência deles, ela poderá intervir para rompê-los ou trabalhar para aperfeiçoá-los.

    Flexibilidade mental

    Flexibilidade aqui significa abordar novas frentes de pensamento e observar outras abordagens além das corriqueiras. De um modo mais amplo, isso pode ajudar o jogador a lidar com as diferenças e pluralidade social. Dessa forma, teremos um jogador mais respeitoso, inteligente e responsável com suas atitudes.

    Função dos jogos de Psicologia

    De um modo geral, a construção dos jogos de Psicologia possui um papel linear nos participantes. Trata-se de uma revitalização de conceitos internos e como isso impacta na realidade que vivem. Sem contar que ajuda também no:

    Desenvolvimento cognitivo

    O conjunto de habilidades de desenvolvimento é adequadamente trabalhado nessas participações. Quanto mais jovens somos expostos a esses jogos, mais nos desenvolvemos e liberamos nosso potencial. Em suma, nosso crescimento pode ser adequadamente aperfeiçoado o quanto antes nos envolvermos com essas lições.

    Desenvolvimento social

    Além de nós mesmos, outras pessoas podem se beneficiar direta e indiretamente. Lembre-se que você pode, em algum momento, influenciar nas decisões e pensamentos de outras pessoas. Aqui se dá a abertura para construir um ambiente social mais sadio e democrático aos relacionamentos.

    Valores.

    Os valores, principalmente morais, ajudam a desenvolver melhor a relação com o mundo. Aqui é alcançado o autoconhecimento suficiente para entender diferenças e o seu papel em qualquer tribo. Educa-se um adulto responsável pelo o que diz, faz e pensa em relação a si e aos outros.

    Considerações finais sobre jogos de Psicologia

    Os jogos de Psicologia servem como um renascimento da postura inicial de uma pessoa. Ou seja, por meio deles, aprendemos a nos relacionar melhor com o mundo e a realidade que nos cerca.

    Contudo, mesmo com a simplicidade de alguns, não devemos subestimá-los e esquecer dos seus valores. Da mesma forma que são construídos os grandes castelos, nossa construção existencial leva tempo, dedicação e precisa das ferramentas certas para tal.

    Para potencializar os efeitos desses jogos, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. O curso propõe uma abordagem mais profunda em sua natureza e como isso pode colaborar aos seu autoconhecimento e evolução. Após os jogos de Psicologia e o curso de Psicanálise, se prepare para abraçar uma nova versão de si mesmo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.