Quem diria que um homem fantástico como Freud seria capaz de enfrentar uma sociedade inteira para colocar em pauta suas ideias? Entre elas, a máquina cerebral e a influência dela sobre o comportamento humano, em especial, a sexualidade infantil.
Podemos pensar no aparelho psíquico com tantos caminhos e engrenagens que se reúnem a fim de apresentar um resultado. Esse resultado poderia ser justificado segundo as teorias de Freud?
Podemos pensar no cérebro como uma máquina, a qual funciona em perfeita harmonia com a mente e com o corpo humano. Essa máquina cerebral, não ignora o mundo externo, mas o inclui com a finalidade de produzir comportamento e de se adequar a novas realidades.
A máquina cerebral faz com que o comportamento do adulto seja regido por experiências da infância
Que máquina perfeita e misteriosa é essa que encanta e desafia os cientistas do mundo inteiro há gerações?
Podemos entender o nosso comportamento segundo os olhos de Freud. No entanto, para isso, é fundamental compreender que as nossas atitudes são regidas por experiências e memórias. Essa experiências são formadas desde a nossa primeira infância.
Sendo assim, podemos ver a importância de conteúdos já esquecidos pela nossa mente. Essas memórias afloram em idades mais maduras e nem sabemos o motivo de tais aparições.
A justificativa de Freud para o comportamento humano
O estudo de Freud veio para explicar o motivo de tais comportamentos e trazer à tona memórias que ficaram para trás.
Essas memórias esquecidas são capazes de exercer grande influência sobre diversas atitudes da idade adulta.
Além disso, são capazes de moldar o caráter de uma pessoa. No entanto, ela pode não perceber qual foi a experiência que a influenciou a tomar determinada atitude.
O cérebro humano é a máquina da vida
Além disso, podemos, ao mesmo tempo, sentir que o cérebro faz a sua parte em linificar o homem: o corpo que cresce, juntamente com a mente que evolui.
É importante e, também, entusiasmante poder estudar sobre o aparelho psíquico, o cérebro, e enxergá-lo como uma incrível máquina da vida.
Além disso, poder levar o nome Freud adiante, com tantos conhecimentos e técnicas que até os dias de hoje nos instigam.
O curso de Psicanálise Clínica
Você gostou desse conteúdo? Então acesse o nosso blog e leia diversos outros artigos relacionados ao tema.
Você também pode se inscrever em nosso curso de Psicanálise Clínica. Desse modo, você vai aprender muito mais sobre a máquina cerebral, o psicanalista Freud e o comportamento humano.
Texto enviado pela aluno do curso de Psicanálise Clínica Simone Ricieri Nunes, feito exclusivamente para o nosso Blog.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISEErro: Formulário de contato não encontrado.