Sonhar com tiro: explicação da Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Imagine este cenário: depois de um dia cansativo de trabalho ou estudo, você felizmente chega em casa. Come alguma coisa, toma um banho e finalmente deita na sua cama. Acreditamos que tudo o que você mais espera nesse momento é ter uma boa noite de sono! Infelizmente nem sempre nós temos essa sorte. Às vezes nós temos pesadelos e eles não são nada agradáveis. Principalmente quando você sofre a infelicidade de sonhar com tiro.

Destacamos esse tipo de sonho porque ele é amedrontador. Quem gosta de lembrar das vezes que sonhamos que um parente foi assassinado ou que nós mesmos fomos atingidos por uma bala? Às vezes esses pesadelos são tão reais que acordamos desesperados, pensando que a experiência foi real.

Ninguém gosta de ter uma noite mal dormida. Principalmente porque o horário do sono é o momento em que esperamos poder relaxar e nos recuperar de todo o estresse e cansaço que tivemos durante o dia. Mas sabemos que todo mundo já teve ou terá pesadelos em algum momento da vida.

Isso porque os sonhos, sejam eles bons ou ruins, são experiências inevitáveis. Apesar de existirem fases da vida em que acreditamos não sonhar nada, os sonhos sempre voltam e nós temos consciência disso. No entanto, será que nós sabemos o porquê de nós termos essas experiências enquanto nós dormimos?

A razão de nós sonharmos

Se você ainda não compreende essa questão, continue a leitura deste artigo. Buscaremos elucidá-la por meio das explicações da psicanálise. Isso porque entendemos que essa área do conhecimento é a mais indicada para oferecer esclarecimentos sobre esse assunto. Não podemos esquecer que os profissionais dessa área se dedicam a entender o funcionamento da mente humana.

É importante destacar aqui que Sigmund Freud foi um estudioso que fez grandes contribuições para a atual compreensão do funcionamento dos sonhos. Sempre é importante lembrar que esse teórico foi o pai da Psicanálise e, portanto, suas ideias possuem muita relevância para essa área do conhecimento.

O seu livro A interpretação dos sonhos é interessante por nos explicar o porquê de termos essas experiências quando nós dormimos. Tendo isso em vista, iremos nos basear nas ideias do psicanalista austríaco para embasar a nossa discussão sobre os sonhos e sonhar com tiro.

Lembremos agora da experiência de sonhar com tiro que nós mencionamos no começo deste artigo. Freud não explica em sua obra o que eles significam exatamente. No entanto, as suas ideias nos ajudam a entender a ocorrência dos pesadelos. Assim, fique atento às explicações do psicanalista para você entender o porquê de termos esses sonhos desagradáveis.

Freud explica

Para o médico austríaco, os sonhos são a realização de desejos que foram reprimidos. De acordo com ele, todas as pessoas possuem desejos que foram recalcados porque eles são incompatíveis com a moral da sociedade. Essa censura faz com que essas vontades fiquem armazenadas no nosso inconsciente. Nesse sentido, entende-se que é possível acessar o inconsciente de uma pessoa quando um psicanalista interpreta os sonhos dela.

É simples entender a razão de nós satisfazermos esses desejos reprimidos quando nós sonhamos. Isso ocorre porque quando, por meio do sonho, essas vontades são realizadas e nós a removemos da nossa mente. Pode-se entender que os pesadelos acontecem quando o sonho permite a realização de um desejo muito agressivo para o ego, o que gera muita ansiedade e nos faz acordar.

Os sonhos para Carl Gustav Jung

Apesar de Carl Jung não ser um psicanalista, é interessante saber também o que ele pensava sobre os sonhos. Caso você não se lembre, esse teórico criou a psicologia analítica inspirado pelas ideias de Sigmund Freud. É verdade que eles seguiram caminhos diferentes em seus estudos, mas será benéfico para você conhecer diferentes pontos de vista relacionados ao tema.

Para Jung, os sonhos são considerados a forma do inconsciente de se comunicar com o indivíduo. Ele entendia que, por meio deles, o sonhador receberia instruções para resolver os seus problemas no momento em que ele despertasse. Interessante ponto de vista, não? Pode-se ver que Freud e Jung tinham visões bem diferentes sobre o que é o sonho e sonhar com tiro, provavelmente.

Considerações sobre sonhar com tiro

Voltemos a falar dos pesadelos. Relembremos aquele cenário. Você volta para a sua casa depois de um dia cansativo, janta e vai dormir. Infelizmente, em vez de ter um momento relaxante, você acorda desesperado e suando frio porque sonhou que havia morrido durante um assalto. Um ladrão baleou você!

Leia Também:  Técnica Psicanalítica de Freud

De acordo com a psicanálise, você está passando por um processo na sua mente em que desejos violentos reprimidos estão sendo realizados. Infelizmente, no caso do sonho com tiro, não podemos afirmar qual seria esse desejo exatamente. Esse não é um aspecto que foi esclarecido pelo pai da psicanálise. Mas é interessante saber o que Freud pensava sobre o assunto.

Assim, quando você passar por experiências negativas como essa, não se desespere. É um processo natural da mente do ser humano. Tome uma água, respire fundo e tente voltar a dormir. Quem sabe você terá um momento muito mais agradável.

A interpretação dos sonhos fica mais aguçada com um bom curso de Psicanálise: confira!

Agora que você já sabe o que são os sonhos para a psicanálise, é interessante que você busque conhecer a explicação para outros conceitos da área. Por essa razão, nós indicamos a você o nosso curso de Psicanálise Clínica. Isso porque, ao assistir às nossas aulas, você irá se informar sobre as ideias dos principais teóricos da área.

Além disso, você terá a oportunidade de se preparar para ajudar outras pessoas a entenderem melhor a sua mente e o seu comportamento. A partir do momento que você receber o nosso certificado, você estará apto a trabalhar em clínicas e empresas. Como você pode ver, o nosso curso será extremamente benéfico para o seu crescimento profissional.

Também é importante mencionar que você poderá conseguir a sua formação estudando em casa. Isso porque o nosso curso é totalmente online! Dessa forma, dificilmente a sua agenda irá te impedir de assistir às nossas aulas. Nossas provas também são realizadas online. Veja como é fácil investir nos seus estudos e na sua carreira!

Ainda há mais um benefício que gostaríamos de te contar. Nós temos o melhor valor do mercado. Isso porque se você encontrar algum curso que seja mais completo e mais barato que o nosso, nós igualaremos o preço da mensalidade ao valor do concorrente. Assim, não perca a chance de realizar esse investimento e se matricule conosco.



Agora que você já conhece o ponto de vista de Freud sobre os sonhos, não deixe de compartilhar esse artigo com seus conhecidos. Com certeza haverá outras pessoas que queiram entender o que significa sonhar com tiro ou compreender a explicação para outros pesadelos. Além disso, também não deixe de ler os nossos outros artigos.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − três =