Sonhar com tiro: 7 interpretações

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Imagine este cenário: depois de um dia cansativo de trabalho ou estudo, você felizmente chega em casa. Come alguma coisa, toma um banho e finalmente deita na sua cama. Acreditamos que tudo o que você mais espera nesse momento é ter uma boa noite de sono! Infelizmente nem sempre nós temos essa sorte. Às vezes nós temos pesadelos e eles não são nada agradáveis. Principalmente quando você sofre a infelicidade de sonhar com tiro.

Destacamos esse tipo de sonho porque ele é amedrontador. Quem gosta de lembrar das vezes que sonhamos que um parente foi assassinado ou que nós mesmos fomos atingidos por uma bala? Às vezes esses pesadelos são tão reais que acordamos desesperados, pensando que a experiência foi real.

Ninguém gosta de ter uma noite mal dormida. Principalmente porque o horário do sono é o momento em que esperamos poder relaxar e nos recuperar de todo o estresse e cansaço que tivemos durante o dia. Mas sabemos que todo mundo já teve ou terá pesadelos em algum momento da vida.

Isso porque os sonhos, sejam eles bons ou ruins, são experiências inevitáveis. Apesar de existirem fases da vida em que acreditamos não sonhar nada, os sonhos sempre voltam e nós temos consciência disso. No entanto, será que nós sabemos o porquê de nós termos essas experiências enquanto nós dormimos?

 

A razão de Sonhar com Tiros

Se você ainda não compreende essa questão, continue a leitura deste artigo. Buscaremos elucidá-la por meio das explicações da psicanálise. Isso porque entendemos que essa área do conhecimento é a mais indicada para oferecer esclarecimentos sobre esse assunto. Não podemos esquecer que os profissionais dessa área se dedicam a entender o funcionamento da mente humana.

É importante destacar aqui que Sigmund Freud foi um estudioso que fez grandes contribuições para a atual compreensão do funcionamento dos sonhos. Sempre é importante lembrar que esse teórico foi o pai da Psicanálise e, portanto, suas ideias possuem muita relevância para essa área do conhecimento.

No livro de Freud A interpretação dos sonhos é interessante por nos explicar o porquê de termos essas experiências quando nós dormimos. Tendo isso em vista, iremos nos basear nas ideias do psicanalista austríaco para embasar a nossa discussão sobre os sonhos e sonhar com tiro.

Lembremos agora da experiência de sonhar com tiro que nós mencionamos no começo deste artigo. Freud não explica em sua obra o que eles significam exatamente. No entanto, as suas ideias nos ajudam a entender a ocorrência dos pesadelos. Assim, fique atento às explicações do psicanalista para você entender o porquê de termos esses sonhos desagradáveis.

 

Freud explica o significado dos sonhos

Para o médico austríaco, os sonhos são a realização de desejos que foram reprimidos. De acordo com ele, todas as pessoas possuem desejos que foram recalcados porque eles são incompatíveis com a moral da sociedade. Essa censura faz com que essas vontades fiquem armazenadas no nosso inconsciente. Nesse sentido, entende-se que é possível acessar o inconsciente de uma pessoa quando um psicanalista interpreta os sonhos dela.

Leia Também:  Símbolo da mandala: visão de Jung e visão holística

É simples entender a razão de nós satisfazermos esses desejos reprimidos quando nós sonhamos. Isso ocorre porque quando, por meio do sonho, essas vontades são realizadas e nós a removemos da nossa mente. Pode-se entender que os pesadelos acontecem quando o sonho permite a realização de um desejo muito agressivo para o ego, o que gera muita ansiedade e nos faz acordar.

 

Os sonhos para Carl Gustav Jung

Apesar de Carl Jung não ser um psicanalista, é interessante saber também o que ele pensava sobre os sonhos. Caso você não se lembre, esse teórico criou a psicologia analítica inspirado pelas ideias de Sigmund Freud. É verdade que eles seguiram caminhos diferentes em seus estudos, mas será benéfico para você conhecer diferentes pontos de vista relacionados ao tema.

Para Jung, os sonhos são considerados a forma do inconsciente de se comunicar com o indivíduo. Ele entendia que, por meio deles, o sonhador receberia instruções para resolver os seus problemas no momento em que ele despertasse. Interessante ponto de vista, não? Pode-se ver que Freud e Jung tinham visões bem diferentes sobre o que é o sonho e sonhar com tiro, provavelmente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

     

    7 interpretações sobre Sonhar com Tiro

    Voltemos a falar dos pesadelos. Relembremos aquele cenário. Você volta para a sua casa depois de um dia cansativo, janta e vai dormir. Infelizmente, em vez de ter um momento relaxante, você acorda desesperado e suando frio porque sonhou que havia morrido durante um assalto. Um ladrão baleou você!

    De acordo com a psicanálise, você está passando por um processo na sua mente em que desejos violentos reprimidos estão sendo realizados. Infelizmente, no caso do sonho com tiro, não podemos afirmar qual seria esse desejo exatamente. Esse não é um aspecto que foi esclarecido pelo pai da psicanálise. Mas é interessante saber o que Freud pensava sobre o assunto.

    Assim, quando você passar por experiências negativas como essa, não se desespere. É um processo natural da mente do ser humano. Tome uma água, respire fundo e tente voltar a dormir. Quem sabe você terá um momento muito mais agradável.

    Vamos ver algumas das variações mais relatadas de sonhos com tiros e suas interpretações possíveis:

    1. Sonhar com tiro: pode significar situação de ansiedade em relação a fatos futuros.

    2. Sonhar com tiro na barriga: sugere que o sonhador está se sentindo em situação muito vulnerável e possivelmente com baixa autoestima.

    3. Sonhar com tiro nas costas: indica que o sonhador pode estar enganando a si mesmo ou se culpando inconscientemente por enganar a outras pessoas.

    4. Sonhar que levou um tiro na cabeça: cansaço mental excessivo e desejo de romper relações angustiantes podem ser algumas explicações plausíveis.

    5. Sonhar que ouve tiros: aqui os tiros não ferem alguém, mas o sonhador escuta tiros ao longe. Isso pode sugerir um estado de tensão excessivo, que pode gerar sintomas emocionais.

    6. Sonhar que fere alguém com tiro de revólver: este é um sonho de mão dupla, que pode indicar que o sonhador se culpa por ser agressivo demais com pessoas mais fracas, enquanto é passivo em relação a pessoas impositivas.

    7. Sonhar com tiro acidental: sugere que, na vida real, a pessoa está insatisfeita por querer ter controle excessivo sobre várias situações.

    Leia Também:  Indiretas que pessoas inteligentes entenderão: 20 frases

     

    Então, como interpretar sonhos como tiros e outros sonhos?

    A interpretação dos sonhos fica mais aguçada com um bom curso de Psicanálise: confira!

    Agora que você já sabe o que são os sonhos para a psicanálise, é interessante que você busque conhecer a explicação para outros conceitos da área. Por essa razão, nós indicamos a você o nosso curso de Psicanálise Clínica. Isso porque, ao assistir às nossas aulas, você irá se informar sobre as ideias dos principais teóricos da área.

    Além disso, você terá a oportunidade de se preparar para ajudar outras pessoas a entenderem melhor a sua mente e o seu comportamento. A partir do momento que você receber o nosso certificado, você estará apto a trabalhar em clínicas e empresas. Como você pode ver, o nosso curso será extremamente benéfico para o seu crescimento profissional.

    Também é importante mencionar que você poderá conseguir a sua formação estudando em casa. Isso porque o nosso curso é totalmente online! Dessa forma, dificilmente a sua agenda irá te impedir de assistir às nossas aulas. Nossas provas também são realizadas online. Veja como é fácil investir nos seus estudos e na sua carreira!

    Ainda há mais um benefício que gostaríamos de te contar. Nós temos o melhor valor do mercado. Isso porque se você encontrar algum curso que seja mais completo e mais barato que o nosso, nós igualaremos o preço da mensalidade ao valor do concorrente. Assim, não perca a chance de realizar esse investimento e se matricule conosco.

    Agora que você já conhece o ponto de vista de Freud sobre os sonhos, não deixe de compartilhar esse artigo com seus conhecidos. Com certeza haverá outras pessoas que queiram entender o que significa sonhar com tiro ou compreender a explicação para outros pesadelos. Além disso, também não deixe de ler os nossos outros artigos.

    32 thoughts on “Sonhar com tiro: 7 interpretações

    1. Eu venho sonhado que um atirador aparece no meu trabalho e atira em todos que tem em volta, mas em alguns eu consigo me esconder e em outros não consigo e sou baleada.

    2. Sonhei levando 3 tiros no pulmão direito, exatamente onde tenho 3 cicatrizes de uma cirurgia à 5 anos atrás que até hoje não teve um laudo certo para bactéria que contrai.
      O Sonho foi muito real, quando apaguei baleado no sonho, acordei com o corpo todo quente na cama.

    3. Esta noite sonhei que estava dentro de um carro vermelho parecido com um celta, estava ouvindo músicas no celular, aparentemente era de madrugada e a minha rua é bem perigosa. Eis que surge um ladrão com uma arma e me diz pra sair do carro, eu saío imediatamente, tento argumentar para ele me devolver pelo menos o celular pois trabalho com ele e nesses momento ele me aponta o revólver atira 3 vezes. O primeiro tiro ele erra e atira na areia sob meus pés, o segundo tiro ele erra e a bala passa ao meu lado e o terceiro tiro atinge a minha mão que tenta me defender. Após isso ele vai embora no carro que neste momento lembro ser da minha namorada, entro em casa conto a minha família o que aconteceu, me perguntam se o carro e o celular têm seguros, eu digo que o carro sim, mas o telefone não.

      1. Tem uma pessoa próxima da sua namorada ou se vc invejando desejando o mau e dará sinais claros de desconforto ou pra vc ou sua namorada fique atento, essa pessoa vão conseguir feri-lo e ainda vai dizer que foi sem querer.

    4. Ontem eu sonhei que eu tava em um sítio com minha família comemorando e do nada aparecer uns caras e começaram a tirar da minha família e amigos eu comecei a ficar desesperada e eu e mais duas pessoas ficamos vivas conseguiu furgir mas o cara percebeu que eu tava viva eu comecei a correr para o meu para o mato e a área era muito aberta tinha várias árvores ao redor e o cara começou a tirar minhas costas tipo a dor foi muito forte foi um barulhão eu até acordei assustada e voltei a dormir depois disso parece que deu a continuidade do meu sonho parece que meio que minha alma saiu fiquei procurando esse cara e tipo assim quando eu acordei meu corpo tava em uma cama que eu vi aquelas pessoas e o quanto eu tava deitado na cama o cara me perguntou quem tava me ajudando porque quando ele matou meu com ficou na floresta e ele me encontrou meu corpo na cama aí meio que consegui fugir daqui peguei a criança que tava junto comigo e fui para meio que um centro

    5. Sonhei que um carro branco ,parava em uma antiga casa minha,e ele estavam meio suspeito, fiquei assustada de repente minha tia foi a janela e um cara lá, ele perguntou aqui nesta foto vc é a Thalita, e me deu um tiro na cabeça

      1. Tiro na cabeça é consciência viu, alguém de forma psicológica vai te influenciar ao mau e cuidado com seus pensamentos e sentimentos se contenha.

    6. Sonhei com alienígenas eles me davam tiro , i eu matava eles com martelo é uma faca. Eu não conseguia gritar é nem falar pesadelo horrível.

    7. Eu sonhei. Com um tiro no ouvido ,eu sentir como se fosse de verdade mas não doeu no sonho e acordei assustada obvio

    8. sonhei que estava ajudando alguem, sentada de carona em uma moto. Levei cinco tiros nas costas tres abaixo do ombro e dois abaixo da cintura, e no sonho ninguem me ajudava… estavam ocupados e não me ajudavam

      1. Vc vai ou está ajudando alguém que vai lascar vc pelas costas, e ninguém ajuda porque a pessoa que lhe fere é alguém conhecido da sua confiança.

    9. Olá, boa tarde!
      Eu sonhei que estava indo abrindo o portão da minha casa para um rapaz sair, aí vi uns homens roubando os carros que estavam na rua. Voltei com esse rapaz p dentro de casa e avisei meu vizinho de quintal o que estava acontecendo, ao entrar mandei minha filha e o moço irem para o quarto e se deitar no chão, enquanto eu chamava meu esposo para fazer o mesmo, porém meu esposo se recusou a sair da sala logo em seguida os caras apareceram na porta da sala com a arma apontada, eu corri para o banheiro e só ouvi o disparo
      Logo em seguida acordei

    10. Tive um pesadelo que essa noite que estava num ponto de ônibus e nesse ponto de ônibus encontro minha ex por a caso e nois conversávamos e de repente chega uma ladrão e pede os celulares meu e dela . Mais o ladrão depois de pega o celulares pega e atira em mim , mais eu não morro e depois atira nela mais eu não sei se ela morre porque eu acordei!!

      1. sonho já há duas noites que eu saio na varanda da minha casa mas é outro apartamento , olho para o prédio vizinho e tem um atirador que mira na minha cabeça tentando atirar mas não atira e eu me escondo ou saio da varanda correndo . Mas Só que a varanda da minha casa(apto) virou quintal , isso já é real e o prédio de frente do meu é mais baixo ,Então no sonho é como se eu morasse noutro prédio Só quero a interpretação e tb pq vou dormir tarde , lá pelas 4 h da manhã. ou pq trabalho no computador ou pq assisto tv

    11. Sonhei que estava na rua voltando de algum lugar e na mesma calçada tinha mais dois homens andando logo atrás de mim, de repente passou outro homem correndo e atirou em um homem que estava um pouco mais a frente logo corri e o homem atirou no meu pescoço assim que cai ele chegou perto e atirou mais duas vezes na minha cabeça e foi atrás dos outros homens.

      1. Que bizarro, Aline. Tive um sonho parecido dois dias atrás. Um homem parecia estar emboscando a gente, mas tava de carro. Ele saiu do carro, atirou em meu pescoço e depois que caí ele simulou que atirava em minha cabeça (fazendo a arminha com a mão) duas vezes.

    12. Eu sonhei q estava com meu namorado e duas amigas quando chegou um carro um homem atirou em mim no meu namorado e ia atirar na cabeça da minha outra amiga mais não tinha bala na minha outra amiga eles não atiraram daí acabou meu sonho

    13. Sonhei que com um homem atirando em mim, mas não acertava e por 2 vezes ele veio em minha direção, porém não acertou em mim, mesmo estava com a arma bem de frente .

    14. Sonhei q estava em minha casa, meu ex marido apareceu, começou a brigar comigo, apareceu meu irmão ver o que estava acontecendo, aí meu ex pegou uma arma e começou a atirar em mim.

    15. Sonhei que minha filha levou um tiro. Uma moça da mesma idade da minha filha a chamou pelo nome e atirou nela e minha filha caiu bem na minha frente. Eu vi o rosto da atiradora, não é ninguém que eu conheça. Acordei transtornada.

    16. Tive um sonho q eu comia açai num lugar q tem aqui no final da minha rua qdo eu subia pra minha casa meu pai aparece e fala para eu entrar pq estava formando uma tempestade,ai um morador de rua me acompanhou nisso vi meu tio decendo correndo porem passou por mim e não e viu quando cheguei no portão de casa esse morador falou vi aquele cara correndo e vim ti acompanhando ate em casa ok nisso meu tio chega na casa vizinha tira o carro da garagem e manda esse morador em embora ai do nada esse morador tira uma arma e quando ele vira de costas ele atira duas vezes no meu tio eu começei a gritar ele vira para mim e atira mais duas vezes uma na minha coxa e outra em minha barriga nisso começei a chorar e a gritar pelo meu pai.

    17. Sonhei que estava num lugar estranho me escondendo do meu ex marido. Ele me encontrou, me deu 3 tiros no peito e um no ouvido. Nao sei, nao morri, e ele foi preso pela policia. E ele dizia q ia me pegar. Acordei aflita pois estamos em briga judicial pela divisao de bens.

    18. Essa noite tive dois sonhos ruins seguidos, primeiro sonhei que meu sobrinho de um ano e meio tinha morrido e só eu estava triste demais, acordei e voltei a dormir. Em seguida sonhei que uma cara tenta assaltar a mim e meu esposo e do nada eu saco uma arma e fiz ele devolver o dinheiro, porém mais tarde o cara voltou junto com outros caras e pegaram meu esposo e eu fui buscar com a arma, mas toda vez que eu apertava o gatilho só saia água, e eu tentava de todas as formas destravar para sair o tiro e nada.

    19. Sonhei que estava em um sítio e uma pessoa apontava uma arma na minha direção, eu me afastava pra sair da mira, pois dava a entender que o tiro não era pra mim. Mas ele afastou a arma e o tiro atingiu no meu peito… Eu não morri, ao contrário ainda conseguia andar e não sentia muita dor, e tinha outras pessoas que estavam me ajudando a levar para o hospital, antes de chegar no hospital eu acordei.

    20. Sonhei que sai com minha esposa a noite para caminhar, do nada havia uma perseguição na rua e muitas motos correndo atirando pra traz, de repente minha esposa desaparece, e um homem mais alto meio gordinho aparece a metros de distância,eu digo pra ele correr para o canto de uma construção,mas um tiro acerta ele na perna e cai, momentos depois varios tiros acertam ele no chão, mas não consegui ver se ele morria, mas eu gritava, não e botava a mão na cabeça…

    21. Sonhei q uma filha tinha levado um tiro de um rapaz que queria drogas mas não tenho filha ela andava atrás de mim e meu esposo enquanto ela levou o tiro eu tinha abaixando para pegar uma moeda q os dois lados era um homem velho de perfil a moeda era lisa.. Quando ela foi baleada meu esposo disse n acabamos de perder um filho (isso é real) então diz que eu a segurei no colo e dizia nos amamos vc o bandido ficou transtornado levamos a filha ao hospital e aguardávamos notícias meu esposo atendeu um telefonema parecia ser uma boa notícia mas me acordei a filha apesar de n conseguir ver a cara parecia eu com 13 anos mesmas roupas e cabelo da época

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *