Amor líquido: Bauman explica o conceito

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Vamos tomar coragem e falar sobre os nossos relacionamentos? Acreditamos que esse assunto pode ser incômodo em certa medida. Isso porque conviver com outras pessoas pode ser um grande desafio. No entanto, é importante tratarmos desse tema. Assim, para isso, nós iremos introduzir o conceito de amor líquido desenvolvido por Zygmunt Bauman.

Acreditamos que este será um bom norte para a nossa discussão sobre o convívio entre as pessoas. Isso porque Bauman fez contribuições valiosas para a compreensão da fragilidade dos relacionamentos modernos. Quando nós tomamos a decisão de refletirmos sobre essa questão, temos a oportunidade de melhorar a forma como convivemos com as outras pessoas.

É importante se relacionar

Nós queremos fazer uma observação importante antes de esclarecermos quem foi Zygmunt Bauman e elucidarmos o que ele tem a falar sobre relacionamentos. Nós sabemos que é uma tendência atual substituirmos as pessoas pelas máquinas. Esse não é um cenário do futuro. Assim sendo, ele é cada vez mais real e todos nós estamos inseridos nele.

Já não é mais novidade que é possível fazer transações financeiras sem auxílio de um funcionário do banco. Dessa forma, comprar um refrigerante já não demanda a presença de um garçom. Você também pode adquirir ingressos de cinema ou teatro sem precisar ir a uma bilheteria. Assim, são vários os exemplos que nós poderíamos colocar aqui.

No entanto, é importante lembrar que as pessoas não são completamente substituíveis. Nós somos seres humanos que precisam se relacionar. Quando nós convivemos com outras pessoas, nós melhoramos como pessoas. Isso porque nós nos desenvolvemos e evoluímos. Agora se essa é uma experiência agradável ou não é um assunto para outro dia.

Bauman e seu conceito de amor líquido

Sabendo da importância de convivermos com outras pessoas, é importante refletir a qualidade dos nossos relacionamentos. Para nós abordarmos essa questão, vamos fazer uso da noção de amor líquido de Bauman. O estudioso desenvolveu esse conceito para expressar o quanto hoje é fácil para uma pessoa se desfazer de alguém.

E isso é verdade, não é? Quem nunca deu unfollow em uma pessoa e a excluiu de sua vida que atire a primeira pedra. Para exemplificar o conceito de amor líquido, o sociólogo usa uma metáfora que é facílima de entender. Pense num bem de consumo qualquer. Pode ser um celular ou um lápis. Você sabe que irá utilizá-lo enquanto ele te trouxer satisfação.

No momento em que você vir uma propaganda que apresente um produto mais avançado que o seu e com muito mais vantagens, você se sentirá tentado a substituir o bem que você tem. Bom, é só trocar a imagem do produto por uma pessoa que você entenderá como os relacionamentos funcionam atualmente.

O amor líquido faz com que as pessoas sintam muita dificuldade em manter relacionamentos de longa duração. Nós sabemos que o mundo virtual facilita a forma como podemos descartar as pessoas. Assim, se você não quer manter mais contato com a pessoa, você pode bloqueá-la e seguir com a sua vida.

Divórcio e problemas de relacionamento

Nós não podemos esquecer da quantidade de pessoas que acabam se divorciando nos dias de hoje. Ademais, também não é possível ignorar o novo modo como muitos indivíduos se relacionam atualmente. Em vez de casar, várias pessoas preferem assumir o status de relacionamento estável. Outras optam por não namorar para não terem que se comprometer formalmente com outra pessoa.

Não estamos dizendo aqui que essa é uma forma errada de viver. Estamos apresentando aqui as ideias do sociólogo e discutindo sobre a forma como as pessoas decidiram se relacionar atualmente. Contudo, é importante afirmar que as pessoas precisam refletir sobre as consequências de suas escolhas. Afinal nós sempre colhemos aquilo que nós plantamos, não é?

De acordo com Bauman, hoje as pessoas têm uma grande liberdade sexual e podem se relacionar com diferentes parceiros em busca do prazer. No entanto, ele afirma que essa facilidade não favoreceu a qualidade das relações amorosas como poderia-se pensar.

Assim sendo, é possível que nós nos questionemos o porquê de a sociedade ter caminhado nessa direção. Nós podemos obter uma possível resposta a partir da ideia de liquidez do amor-próprio que também foi desenvolvida pelo sociólogo Zygmunt Bauman.

Não é difícil entender que existe uma relação entre o amor que uma pessoa direciona a ela mesma e o amor que ela dedica a outra pessoa. Nós já ouvimos a expressão bíblica “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Em tese, uma pessoa insegura que tem baixa autoestima normalmente tem dificuldade de se relacionar de uma maneira madura com outra pessoa.

Considerações finais

Agora que nós apresentamos o conceito de amor líquido de Zygmunt Bauman, nós lançamos a você o desafio de avaliar a qualidade de seus relacionamentos. Nós nem sempre nos dispomos a fazer isso e essa pode ser a razão para os nossos relacionamentos estarem cada vez menos duradouros.

Nesse contexto, não podemos nos esquecer que outra forma de analisar os relacionamentos é por meio da psicanálise. É importante lembrar que essa área do conhecimento visa analisar, dentre outras coisas, o comportamento humano. Assim, se você tem interesse em poder ajudar as pessoas a conviverem melhor entre si, fazer o curso de Psicanálise Clínica pode ser a oportunidade que você estava esperando.

Vantagens de fazer um curso de Psicanálise Clínica

A partir do momento que você recebe o nosso certificado, você está autorizado a trabalhar em clínicas e empresas. Isso porque nós preparamos o curso pensando em te deixar apto para atender às demandas do mercado.

O melhor de tudo é que você pode conseguir a sua formação estudando em casa! Isso mesmo! Nossas aulas são totalmente online, o que significa que é possível assisti-las no horário que for mais conveniente para você.

Além disso, não há pressão para que você termine o curso em um prazo determinado. Normalmente, as pessoas adquirem o seu certificado depois de 18 meses. Contudo, é possível fazer isso num período maior ou menor que esse. Nós imaginamos que você deve estar pensando que investir no seu estudo nunca foi tão fácil. E nós concordamos com isso.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Por essa razão, afirmamos que você deve aproveitar essa oportunidade e investir na sua vida profissional! Assim, não perca mais tempo e se matricule conosco hoje. Caso você queira saber mais sobre o curso, entre em contato conosco.

Além disso, se você gostou do nosso artigo sobre o conceito de amor líquido de Zygmunt Bauman, não deixe de compartilhar esse artigo com outras pessoas. Afinal todos nós precisamos reservar um momento para refletir sobre a qualidade dos nossos relacionamentos. Também não deixe de ler os nossos outros artigos. Neste blog há muito conteúdo relacionado à psicanálise que pode te interessar.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

One thought on “Amor líquido: Bauman explica o conceito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 =