Os palhaços costumam produzir sentimentos e emoções diferentes em nós. Geralmente os associamos a momentos divertidos. Porém, para uma porcentagem da população, a figura do palhaço está associada a sentimentos negativos e desagradáveis a ponto de sentirem um verdadeiro pavor. Esse medo é conhecido como coulrofobia ou medo de palhaços.
Para essas pessoas, as ações de alguns palhaços são tão desconcertantes e invasivas que provocam uma reação semelhante a que desenvolveríamos diante de um ataque.
Como se chama pessoas que têm medo de palhaço
O nome da fobia de palhaço é chamado de “coulrofobia”. Ele é especialmente comum na infância, embora haja adolescentes e adultos que também são afetados por essa fobia.
O termo “coulrofobia ” vem de uma antiga palavra grega que significa “quem anda sobre palafitas”. É assim porque, no passado, os bobos da corte escolheram saltos altíssimos para se moverem e deslumbrarem os seus espectadores.
Por que pessoas tem medo de palhaço
Na verdade, essa pergunta tem muitas respostas. Existem três razões principais pelas quais uma pessoa pode ter medo de palhaços. Isso pode acontecer devido a uma experiência anterior, um efeito psicológico ou um estímulo social.
Devido à experiência anterior
O medo de palhaços pode ser desencadeado por experiências anteriores. Se, quando uma pessoa era criança, alguém a assustou ao usar uma fantasia de palhaço, é possível que isso tenha ocasionado um efeito posterior.
Assim, essa pessoa desenvolve o medo por causa do que lembra e pelos estímulos que teve anteriormente.
Por causa de um efeito psicológico
O sorriso permanente e o nariz vermelho pode levar a nossa mente a interpretar o palhaço como uma figura positiva.
Por outro lado, as feições exageradas dele ao maquiar seus traços faciais, assim como o riso constante, podem desencadear uma sensação desagradável. Afinal, a pintura esconde a identidade da pessoa e as suas intenções, causando desconforto e ansiedade.
Por causa de um estímulo social
Talvez um dos melhores exemplos desse motivo seja o filme “It” com o palhaço Pennywise. Caso você não lembre, ele foi uma adaptação do livro “It” de Stephen King.
Esse estímulo social marcou uma geração de crianças que, ao verem um palhaço, vivenciaram um sentimento natural de desconfiança e ansiedade. Isso porque elas relacionaram a figura dele a um estímulo negativo.
Criança com medo de palhaço
Os palhaços também costumam ser imprevisíveis e maníacos. Por isso, eles podem gerar apreensão, principalmente em crianças.
O medo de palhaços realmente começa em uma idade muito jovem, com quatro ou cinco anos. O que normalmente acontece é que uma criança é convidada para uma festa de aniversário e, quando chega lá, sem preparação dos pais, vê um cara esquisito de peruca, sapatos grandes, roupa esquisita e nariz grande. Para piorar, este se aproxima falando de uma forma estranha e fazendo coisas estranhas.
Algumas crianças adoram, mas algumas ficam realmente assustadas. Isso porque elas são empurradas para uma situação sem explicação e com a qual não conseguem se sentir bem.
Vale dizer que aqueles que estão predispostos à ansiedade têm uma reação ainda mais forte. Na verdade, o medo de palhaços é uma das fobias mais comuns em crianças.
Sintomas de fobia de palhaço
Tem gente que chega a sofrer autênticos ataques de pânico na presença de um palhaço. Essas crises podem ser manifestas no aparecimento de sintomas físicos, como:
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
- taquicardias ou coração acelerado;
- hiperexcitação autonômica ou inquietação motora;
- sudorese;
- dificuldades respiratórias;
- doenças;
- tontura
Causas da fobia de palhaço
As causas responsáveis por essa fobia irracional são várias e cada caso é único. A maioria das pessoas afetadas pela coulrofobia relatam ter vivenciado uma experiência pessoal negativa em torno da figura de um palhaço.
Ela tem sido frequentemente usada em filmes de terror como técnica para causar medo no espectador. Dessa forma, o cineasta cria uma dissonância cognitiva eficaz, empregando uma figura normalmente ligada ao entretenimento e à diversão para provocar o oposto do esperado.
O palhaço se torna então um sádico ou um psicopata, surpreendendo o público.
Tratamento para coulrofobia
As técnicas e métodos de tratamento mais comuns para combater a fobia de palhaço geralmente incluem a terapia psicológica. Mas em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar os sintomas da fobia, como ansiedade e ataques de pânico.
Por meio da habituação, esse tratamento permite que as pessoas com fobia façam contato progressivo com a causa do seu medo (os palhaços, neste caso). Por essa razão, os sentimentos ruins diminuem gradualmente.
Detalhes da psicoterapia como tratamento
No decorrer da psicoterapia baseada na dessensibilização, o sofrimento experimentado deve diminuir. As primeiras sessões geralmente giram em torno da discussão e reflexão sobre o medo para depois o paciente começar a ver imagens relacionadas ao objeto da fobia.
Se o tratamento estiver funcionando, o paciente ficará confortável e não sofrerá nenhum dos sintomas de coulrofobia, mesmo na presença de palhaços na mesma sala.
Fobia de palhaço
Há quem desenvolva essa fobia devido à vivência de experiências traumáticas. Uma parte do subconsciente do nosso cérebro pode abrigar muitos desses traumas, o que pode tornar o tratamento deles mais difícil.
Mas há um elemento muito comum que muitas pessoas que sofrem desse medo verbalizam. Ao falar sobre sua fobia, elas aprofundam e buscam uma explicação, destacando a característica dos palhaços de terem o rosto pintado.
Um sorriso não pode ser permanente
O que isso significa na prática? Na comunidade científica, existe o consenso de que a coulrofobia surge porque não é possível saber exatamente o que a maquiagem colorida e os traços faciais desproporcionais dos palhaços escondem.
A maquiagem dos palhaços também pode ser interpretada como um sinal de que a pessoa está escondendo algo. Isso pode gerar desconfiança e medo em algumas pessoas.
Essas características permitem que os palhaços adotem uma nova identidade e não cumpram certos padrões sociais que não seriam possíveis de outra forma na vida “normal”.
Sigmund Freud já escreveu sobre o efeito “vale inquietante”. Esse é um conceito que nomeia a rejeição de algo conhecido que ao mesmo tempo é estranhamente incomum. Essa coisa produz uma sensação perturbadora e contraditória, uma dissonância cognitiva.
Considerações finais
Como pudemos ver nesse artigo o medo de palhaço é chamado de coulrofobia e não é motivo para risos. Esse medo irracional pode causar pânico e náusea nas pessoas.
Embora seja uma fobia rara, muitas pessoas acham os palhaços assustadores. Se você se identificou com esse artigo e presuma ter fobia de palhaços, busque a ajuda de um médico profissional para tratar o seu problema.
Além disso, se você conhece alguém com essa questão, não deixe de sugerir que essa pessoa procure ajuda! Ela poderá se livrar desse medo.
Você gostou do artigo que escrevemos especialmente para você sobre medo de palhaço? Se inscreva em nosso curso online de Psicanálise e mergulhe nesse mundo encantador de informações e ensinamentos. Você pode acessá-lo a qualquer momento e obter o conteúdo necessário para clinicar! Não perca essa oportunidade!