melancolia-no-fim-de-ano

A melancolia no fim de ano

Publicado em Publicado em Conceitos e Significados

A melancolia no fim do ano é um sentimento comum e pode estar relacionada a diversos fatores, como: Fim de ciclos fim de mais um ano pode desencadear sentimentos de melancolia, ansiedade e até depressão.

Entendendo a melancolia no fim do ano

Balanço pessoal, a reflexão sobre o que foi alcançado ou não em relação às metas estabelecidas pode gerar sentimento de tristeza ou melancolia; relações laborais, ou seja, sobrecarga de conclusões e prazos no trabalho pode potencializar sentimentos de melancolia; lembranças, frustrações e lutos fim do ano pode trazer à tona lembranças, frustrações e lutos não elaborados e/ou perda de um ente querido ente querido pode desencadear sentimentos de melancolia.

Para lidar com a melancolia no fim do ano, é importante:

  • Estar em contato com a rede de apoio
  • Evitar excessos na alimentação e no álcool
  • Desenvolver a tolerância consigo mesmo e com os outros
  • Saber que o período é importante, mas passageiro

O final de ano também traz consigo a memória de outras festas, vividas na companhia de familiares ou amigos que se foram, ou bem aproveitadas em uma situação mais favorável, inclusive financeira.

Síndromes e melancolia no fim do ano

É o momento em que muitos dizem: é o primeiro Natal sem o meu pai ou mais um ano sem conseguir comprar uma casa melhor.

Estresse agrava o quadro para piorar, a verdadeira maratona atrás de presentes, preparativos e as inúmeras confraternizações – muitas delas reunindo pessoas com as quais não temos um vínculo reais, e gera a culpa, frustração porque olhamos para trás e muitas vezes constatamos que não atingimos os objetivos que planejamos, e isso vai trazer baixa autoestima e gerar angústia.

A síndrome de final de ano é uma reação parecida

Os sentimentos de ansiedade, de tristeza e melancolia podem aparecer” Além do impacto mental, a síndrome de fim de ano pode ser percebida através de sintomas físicos, como dores de cabeça e na coluna e outros.

Mas dominar esse sentimento antes que ele tire seu sono e seu humor é possível. Entenda a situação. A ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. … Prepare-se: festas de família à vista.: Faça uma lista das coisas boas que passaram. … Pergunte-se por quê. …; Foco no presente. … É apenas uma data. … Pare. … Faça o que gosta.

Tais datas é muito comum reviver por exemplo a raiva e a depressão. Estar diante de uma data que simboliza algo referente a pessoa/objeto perdido nos traz novamente a dor da perda.

Motivos para aguardar o fim de ano

Motivos para aguardar a chegada do fim de ano não faltam: várias festas, décimo-terceiro salário, férias, momentos em família, promessas de renovação e, para alguns, até viagens. Há um clima de felicidade coletiva no ar, especialmente com as promessas do novo ano que se aproxima.

Por que então, justamente nessa época, há uma maior tendência ao desenvolvimento de depressão, estresse e ansiedade?

Sim, a síndrome de fim de ano existe. E potencializa temores, tristezas e tensões, porém, o quadro de intensa angústia pode levar também a uma síndrome de burnout, estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.

Sensação de encerramento

Segundo pesquisas mais ou menos 80% das pessoas tem de melancolia de fim de ano, uma vez que o mês de dezembro traz consigo a sensação de encerramento de tudo aquilo que foi planejado, com isso sentimentos:

  • Frustração;
  • Sensação de vazio;
  • Falta de prazer das celebrações;
  • Medo do que virá;
  • Tristeza;
  • Decepção;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Aperto no peito;
  • Alimentação compulsiva;
  • Insônia;
  • Isolamento social;
  • Solidão.

Embora todos esses sentimentos, juntos e misturados, possam deixar qualquer um cabis baixo e sem vontade de brindar coisa alguma. Isso porque não há nada de patológico nesse estado de melancolia.

Conclusão sobre a melancolia no fim de ano

Resumindo, não se sinta na obrigação de parecer feliz e satisfeito em todos os lugares aonde vai, só porque a época é festiva, temos o direito de ficar mais reservado e aproveite a fase para um exercício de autoconhecimento.

Encare as suas frustrações e tente entender porque elas estão ali. Se o coração apertar demais, chore, pois isso vai aliviar a pressão.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

Erro: Formulário de contato não encontrado.


Referencias bibliográfica

ROGOWSKI;João: Luz para Vencer a Depressão Natalina: com Advogado como superar depressão de fim de ano (desperte seu potencial: aprenda alcançar sucesso e a realização); ed Autrim,3° ed 2023

FREUD; Sigmund Luto e Melancolia; ed: Le Books ,1° edição ;2020

Artigo escrito por Elane Cristina De Araújo. E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *