cultura nórdica

Mitologia Nórdica: 10 principais personagens

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

A mitologia nórdica está cheia de histórias fascinantes e personagens complexos. Não é de se admirar que tenha visto um ressurgimento da popularidade nos últimos anos, dos filmes de Thor da Marvel a American Gods (o livro e a série de TV) de Neil Gaiman e a série Magnus Chase de Rick Riordan.

No entanto, apesar de sua popularidade, os mitos originais permanecem envoltos em mistério, com debates acirrados sobre o que certos eventos significam, quem escreveu o quê e até mesmo se as histórias são as mesmas que os vikings contaram.

Portanto, decidimos reunir todos os nossos artigos sobre a mitologia nórdica em um só lugar, a fim de dar a você um resumo básico dos personagens mais importantes.

O que é mitologia nórdica?

Antes dos nórdicos (também conhecidos como vikings) se converterem ao cristianismo durante a Idade Média, eles tinham sua própria religião pagã nativa vibrante, que era tão belamente quanto a paisagem nórdica à qual estava intimamente ligada.

A peça central dessa doutrina era o que hoje chamamos de “mitologia nórdica”: Portanto, o conjunto de histórias religiosas que demonstraram sentido à vida dos vikings. Esses mitologias transitavam em torno de deuses e deusas com figuras fascinantes e altamente complexas.

Religião nórdica

A religião nórdica que continha esses mitos nunca teve um nome verdadeiro, aqueles que a praticavam apenas a chamavam de “tradição”.

No entanto, as pessoas que continuaram a seguir os velhos hábitos após a chegada do cristianismo às vezes eram chamadas de “pagãos”, que originalmente significava simplesmente “pessoas que vivem nas charnecas” ou em outro lugar no campo, e o nome pegou.

Dessa forma, as religiões são tentativas da humanidade de alcançar o numinoso, e a religião nórdica, é claro, não foi exceção. Portanto, ela forneceu um meio de fazer isso adequado à época e ao lugar dos vikings.

Mitologia Nórdica: 10 principais personagens

Juntos, esses dez deuses e deusas nórdicos constituem os seres mais poderosos da mitologia nórdica. Não há melhor lugar para aprender mais sobre esses deuses e deusas nórdicos do que a terra que eles governaram. Nesse sentido, aqui estão os dez mais poderosos deuses e deusas nórdicos que se destacaram muito acima do resto.

Odin

Você não pode ter uma lista de poderosos deuses nórdicos e não incluir o próprio Rei dos deuses Aesir. Odin foi um dos três irmãos responsáveis por derrubar Ymir, que é considerado o deus original e fonte da Terra de acordo com a mitologia nórdica.

Essa façanha por si só deveria ser suficiente para ganhar a ele o status de um dos deuses nórdicos mais poderosos de todos os tempos.
Além disso, ele também era um dos mais sábios de todos os seres nórdicos e pai do deus todo-poderoso, Thor.

Thor

Falando do deus do trovão, Thor é um dos deuses nórdicos mais conhecidos, o que se deve em grande parte à popularidade de seu personagem nos filmes da Marvel.

Além de ser o mais popular, ele também é o mais poderoso. Isso é apoiado pelo fato de que ele foi encarregado de guardar Asgard, a fortaleza dos deuses e deusas.

Ele também empunhava uma das armas mais poderosas do universo, Mjolnir, seu martelo único, que era capaz de nivelar montanhas e matar gigantes.

Leia Também:  Lista de arquétipos em psicologia

Balder

O que tornou este deus de luz e pureza tão poderoso não foi apenas seu status como meio-irmão de Thor, mas também sua capacidade de ser imune a tudo na terra, exceto ao visco.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Durante grande parte de sua vida, o deus vagou por aí vencendo quase tudo e todos até que, infelizmente, foi morto por seu irmão gêmeo, Hodr, usando o visco acima mencionado.

    Loki

    Essa famosa divindade trapaceira pode não ser vista como tradicionalmente poderosa, mas ainda assim era poderosa de muitas outras maneiras. Embora não fosse especialmente forte, ele foi direta ou indiretamente responsável pela morte de vários deuses e deusas nórdicos, incluindo o visco mortal que matou Balder, tornando-o uma força muito poderosa.

    Hel

    Para ser o governante do submundo, você precisa ser um indivíduo muito poderoso e assustador. Isso é exatamente o que a deusa Hel era. Ser filha de Loki já a tornava muito poderosa.

    No entanto, em seu reino do submundo, essa deusa meio decadente era considerada ainda mais poderosa do que Odin e muitos outros deuses nórdicos.

    Tyr

    Ser o deus da guerra exige que você seja muito poderoso. Felizmente, Tyr era amplamente conhecido como um ser extremamente poderoso.

    Ele conseguiu vencer inúmeras batalhas, muitas das quais ocorreram enquanto ele tinha apenas um braço. Ele perdeu o outro enquanto tentava lutar contra um lobo gigante chamado Fenrir, que por acaso também era filho de Loki.

    Heimdall

    Embora Thor possa ter sido aquele que lutou contra qualquer ameaça importante a Asgard, Heimdall era aquele que mantinha um olhar constante para qualquer perigo que se aproximasse.

    Ele foi capaz de fazer isso e ganhar seu título de um dos deuses mais poderosos graças à sua habilidade de enxergar a centenas de quilômetros de distância.

    Vidar

    Ainda outro dos filhos de Odin acabou por ser um deus extremamente poderoso. Acredita-se que Vidar era o mais forte entre todos os homens ou deuses, exceto Thor.

    Portanto, ele provou seu poder durante Ragnarok quando matou o filho lobo gigante de Loki, Fenrir.

    Elli

    Essa deusa da velhice tem um nível de poder que não combina com sua aparência. Embora ela tome a forma de uma velha, sua força era inegável, pois ela foi capaz de derrotar Thor em uma luta de luta livre orquestrada por Loki.

    Vali

    O outro meio-irmão de Thor provou ser um verdadeiro guerreiro. Considerando o fato de que ele nasceu exclusivamente para matar seu irmão Hodr, o deus Vali precisava de um pouco de força.

    Dessa forma, ele acabou sendo tão poderoso que conseguiu ser um dos poucos deuses nórdicos que realmente sobreviveu a Ragnarok.

    Considerações finais sobre mitologia nórdica

    Os vikings eram seguidores da mitologia nórdica, que envolvia centenas de deuses, deusas, gigantes e várias outras criaturas antigas.
    Esses poderosos guerreiros Viking seguiram figuras ainda mais poderosas do que eles.

    Afinal, eles precisavam de alguma maneira de explicar a maravilha natural dos fiordes na Noruega, então eles se voltaram para uma coleção de deuses e deusas como a resposta.

    Você gostou do nosso artigo sobre mitologia nórdica ? O que você achou mais interessante sobre a história viking? Convido você para se inscrever em nosso curso online de psicanálise clínica para mergulhar nesse mundo repleto de conhecimento. Torne-se hoje um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *