Neuropsicopedagogia

Neuropsicopedagogia: significado, estudos e atuação

Posted on Posted in Profissões, Psicanálise

Entender a estrutura cerebral quando se trata de seu desenvolvimento é uma tarefa complexa, se não tivermos o guia certo para nos ajudar. As conexões estabelecidas podem ajudar a qualquer pessoa a explorar seu potencial, contanto que seja feita da maneira adequada. Assim sendo, vamos entender melhor o significado de neuropsicopedagogia e a sua proposta para a pesquisa e o crescimento humano.

O que é neuropsicopedagogia?

Neuropsicopedagogia ou neuropedagogia se trata da ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso e a sua ligação com a aprendizagem. Por meio de um neuropsicopedagogo, a área neuropsíquica cognitiva de uma pessoa vai ser gradualmente compreendida.

A neuropedagogia acaba reunindo os conhecimentos da neurociência cognitiva, pedagogia, psicologia cognitiva e psicopedagogia para formular seu campo de trabalho. O propósito é fazer a estimulação de cada potencialidade reservada a esta área, que está no centro da movimentação humana.

Toda a construção utilizada por esta ciência se baseia no conhecimento da clareza de como esse sistema funciona. Por meio da programação das redes neurais, é possível condicionar uma pessoa a atingir determinada meta. Com isso, ela pode desenvolver suas habilidades naturais e aprender outras necessárias ao seu crescimento.

Crescimento intelectual ao longo da vida

É preciso ter em mente o papel de análise da neuropsicopedagogia quanto ao estímulo perceptivo. Quando o incentivo é dado logo nos primeiros anos de vida acaba por ajudar na prevenção de transtornos, síndromes e outras anomalias psíquicas. Dessa forma, é possível impulsionar a formação e reprogramação adequada das redes neurais.

Além disso, é possível ajudar na reabilitação de crianças e adolescentes se espelhando em um tratamento. O propósito, aqui, é fazer a redução de sintomas que indicam o declínio de suas habilidades cognitivas. Tudo acontece na base da plasticidade cerebral, de maneira a causar flexibilização na estrutura neurobiológica de cada um.

Já em pessoas com necessidades especiais e idosos, o trabalho se concentra em estimular a percepção e intelecto emocional. Este grupo terá suas dificuldades cognitivas trabalhadas e reconduzidas ao passo de seu crescimento. Por meio disso, consegue-se a reabilitação cognitiva e os sintomas são amenizados.

A atuação do neuropsicopedagogo

Um profissional formado em neuropsicopedagogia clínica pode atuar em consultórios, postos de saúde, clínicas e outros ambientes que se dedicam à saúde social. Entre suas atribuições está ainda a formação de equipes multidisciplinares para que se faça a avaliação de problemas cognitivos. Feito isso, espera-se uma intervenção para que se possa recondicionar esse grupo de trabalho.

Após a formação, o neuropsicopedagogo deve se ligar a algum órgão ou mesmo criar a sua própria associação. Isso porque é necessário manter grupos de estudos para a formação de pesquisas transdisciplinares entre a categoria. É dessa forma que a relevância do trabalho vai ser divulgado em seus amplos contextos.

Outras funções

Além da formação de equipes, os profissionais da neuropedagogia possuem outras metas a realizar com suas atividades. O trabalho deles acaba se ramificando, gerando uma atenção mais focada às necessidades dos pacientes. Tudo se inicia por:

  • Encaminhamento: 

O neuropsicopedagogo vai encaminhar aqueles com perturbações comportamentais ou distúrbios neurológicos ao psicoterapeuta infantil. Antes disso, fará uma análise comparativa dos sintomas apresentados com o propósito de identificar quais são decorrentes de bloqueios emocionais e quais são neurológicos, neuróticos, psíquicos, etc.

  • Treinamento:

O profissional também é indicado para o treinamento de professores quanto à abordagem com os alunos. Além destes, os próprios pais podem ser orientados sobre a inclusão social e escolar dos pequenos. E isso contribui para o entendimento neuropsíquico cognitivo dos jovens e, ainda, trazer clareza ao que carregam e precisam.

  • Encontrar potencial:

Ao ter compreensão das dificuldades, agora o neuropsicopedagogo vai identificar as potencialidades cognitivas da pessoa em sessão. Em se compreendendo os bloqueios, pode-se evitar que se manifestem em fenômenos tais como distúrbios, dificuldade em aprender, anomalias psíquicas e até mesmo transtornos.

Estruturação física da inteligência

O cérebro é o comando central da inteligência e desenvolvimento, de acordo com a neuropsicopedagogia. Para entender como os processos intelectivos acontecem necessitamos compreender os mecanismos físicos que conduzem à aprendizagem. Assim, temos que  o cérebro se divide em três:

  • hipotálamo;
  • sistema límbico; e,
  • córtex.

Hipotálamo, mesmo sendo pequeno, regula as funções de sobrevivência do indivíduo. Com isso, se mostra o centro da fome, sede, saciedade, impulso sexual, etc. Por sua vez, o sistema límbico se encarrega de alimentar a pessoa com suas emoções, sendo o centro delas. Assim, está relacionado com cada processo emotivo, bem como equilíbrio e desequilíbrio.

Por fim, o córtex acaba filtrando as suas atividades em três funções, sendo a primeira o controle sobre os movimentos do corpo. Todavia compreende também a capacidade de pensamento do indivíduo e percepção dos sentidos.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Revoluções cerebrais

    Logo nos primeiros anos de vida, o cérebro humano passa por transformações constantes e vigorosas em sua estrutura. Isto propicia a mudança de importantes aspectos cognitivos e de aprendizado enquanto ainda somos bem novos. A neuropsicopedagogia acaba entendendo que:

    Períodos oportunos ao crescimento

    Em suma, trata-se de janelas em que há um período mais fértil em relação ao aprendizado de certas capacidades. Cada ação leva seu próprio tempo e método para acontecer, considerando a idade da criança em questão.

    Por exemplo, quem tem 2 anos de idade está perfeitamente apto à fase sensório motora, desenvolvendo seus movimentos e sentidos. Entretanto, não é tão frutífero explorar a lógica da abstração de símbolos gráficos.

    Os 6 primeiros anos são importantes

    É justamente nesse período da vida que uma boa parte das transformações cerebrais acabam acontecendo. A título de exemplificação, nascemos com mais neurônios que vamos precisar na fase adulta, então as sinapses não utilizadas acabam sendo apagadas. Até o quinto ano de vida, cada criança perde 100 mil conexões por segundo, algo que impressiona.

    Pilares da verdadeira educação

    A neuropsicopedagogia compreende o aluno como um ser afetivo, social, cognitivo e com desenvolvimento motor, perceptivo e psicomotor. Todavia o ser humano vai além desta concepção, precisando ser entendido por seu meio sociocultural e por sua realidade cotidiana. Quanto ao primeiro meio, a aprendizagem se mostra espontânea justamente na concepção desse aspecto do ser.

    Assim, as estratégias da educação de qualidade para o desenvolvimento humano adequado se mostram como um processo de aprendendizado compreende os seguintes habilidades:

    • ser;
    • fazer;
    • conviver;
    • conhecer.

    Considerações finais sobre neuropsicopedagogia

    A neuropsicopedagogia acaba se encarregando de clarear a visão sistêmica em relação ao campo do aprendizado no ser humano. Dessa forma, conseguimos encontrar as estruturas físicas, sociais e emocionais responsáveis pelo processo de aprendizagem do indivíduo.

    De um modo geral, é uma excelente ferramenta para que possamos desenvolvermos a melhor parte de nós, no que se refere à inteligência e educação. Afinal, determinar o limite de suas capacidades superando os obstáculos traz grandes mudanças positivas ao seu desenvolvimento e dos demais.

    Além da neuropsicopedagogia, outra maneira mais acessível de alcançar seu desenvolvimento é com o nosso curso 100% online de Psicanálise. Por meio dele, você consegue encontrar seu potencial, ultrapassando as barreiras que te limitam e obtendo clareza com um autoconhecimento profundo sobre esse aspecto. A chance de mudar sua jornada nunca esteve tão próxima!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *