desenvolvimento humano na psicologia

Psicologia do Desenvolvimento: o que é?

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Dividida em diferentes campos de estudo, a psicologia do desenvolvimento é responsável por analisar os processos de mudança nas diferentes etapas da pessoa. E tudo isso em seus aspectos físicos, sociais e psicológicos. Quer saber mais? Então, leia o nosso post que você saberá mais sobre o assunto. Além disso, ao final do texto, temos um convite especial para você! Então, confira!

O que é Psicologia do Desenvolvimento?

É um ramo da psicologia que se interessa pelo estudo dos processos de mudança. E não só isso, mas também na continuidade no comportamento das pessoas.

Dessa forma, esta disciplina estuda as habilidades psicológicas das pessoas ao longo de sua vida, desde a concepção até a morte. Portanto, o estudo tem três campos de desenvolvimento. Esses campos estão sempre em interação e são sempre estudados juntos, sendo eles:

  • o campo biológico, ou seja, o desenvolvimento físico do cérebro e do corpo;
  • o segundo é o campo cognitivo, no qual são analisados os processos mentais e a capacidade de aprendizagem e adaptação da pessoa;
  • e, por fim, o terceiro campo é o psicossocial, em que estuda as relações de cada pessoa com sua família e seu meio social, seus princípios morais e culturais etc.

Objetivos

Essa área usa caminhos científicos para abordar seu objeto de estudo. Para isso, conta com diferentes métodos da ciência para explorar as mudanças e a estabilidade das pessoas ao longo de suas vidas.

Os objetivos tem três principais aspectos:

  • descrever as mudanças que ocorrem em uma ou mais áreas de comportamento em todos os estágios;
  • saber qual é a origem das mudanças comportamentais e os processos que estão envolvidos nelas, a fim de tentar explicar as causas;
  • por último, tentar prever o desenvolvimento futuro com base no do passado.

Está gostando do nosso post? Por isso, te convidamos para comentar abaixo o que você está achando! E continue lendo para saber mais!

Fases da vida estudadas por esta disciplina

Ela divide a vida humana em diferentes estágios. Em primeiro lugar, é a fase pré-natal, que está entre a concepção e o nascimento. O segundo estágio vai do nascimento aos três anos de idade. Em seguida, vem a infância, dividida em primeira infância e segunda infância. Essa fase dura até os doze anos de idade.

Depois vem a adolescência, que vai dos 12 aos 20 anos e se divide em pré-adolescência, adolescência e final da adolescência. Logo, vem a fase da idade adulta ou juventude, na faixa dos 20 aos 40 anos.

Depois, tem a idade adulta média ou maturidade, entre as idades de 40 e 65 anos. E, por fim, tem o final da vida adulta ou a velhice, a partir dos 65 anos.

Principais teorias e autores

As teorias do desenvolvimento psicológico da criança atentam para como ela cresce e se desenvolve ao longo da infância. Ela vê em diferentes áreas: social, emocional e cognitiva. Muitos pesquisadores se concentraram em aprender mais sobre essa fase da vida.

Portanto, os resultados de várias áreas de estudos, como medicina, sociologia, educação e psicologia do desenvolvimento, têm destacado a importância da infância. Isso porque ela interfere na formação de inteligência, personalidade e comportamento social.

Leia Também:  Freud, o pai da Psicanálise

Teorias psicológicas do desenvolvimento infantil

Psicólogos como Erik Erikson, Sigmund Freud, Jean Piaget ou Lev Vygotsky tentaram explicar diversos aspectos por meio de suas teorias. Embora nem todos sejam aceitos hoje, a influência de suas perspectivas tem sido de grande ajuda para entender as crianças. Como elas crescem, pensam e se comportam.

Veja a seguir algumas das muitas teorias do desenvolvimento infantil que foram propostas por pesquisadores e teóricos.

Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Sigmund Freud

Freud é considerado o pai da psicanálise. A teoria psicanalítica do desenvolvimento infantil tende a se concentrar em coisas como a formação do ego, o inconsciente e impulsos.

Embora suas propostas não sejam muito populares hoje, poucos duvidam da importância que os eventos e experiências da infância têm para o desenvolvimento futuro da criança.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Segundo Freud, o desenvolvimento da criança é caracterizado como uma série de períodos psicossexuais:

    • oral;
    • anal;
    • fálico;
    • latente;
    • e, por fim, genital.

    Vale lembrar que essa concepção é filha de seu tempo e, hoje em dia, não é tão usada. Porém, ela é importante em várias áreas de estudo.

    Teoria da Aprendizagem de Jean Piaget

    O psicólogo suíço Jean Piaget, viu que as crianças têm um papel ativo para ter conhecimento do mundo. Ou seja, as considera “pequenos cientistas” que fazem o seu conhecimento e compreensão do mundo.

    As ideias de Piaget não são mais válidas como ele as fez, mas esta é uma das teorias mais importantes do desenvolvimento. E, na verdade, ela é considerada uma das bases do que hoje é a Psicologia do Desenvolvimento.

    Está gostando do nosso post? Por isso, te convidamos para comentar abaixo o que você está achando!

    Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky

    Lev Vygotsky faz uma teoria do desenvolvimento cognitivo das crianças que se tornou uma das teorias mais importantes e influentes. Em especial, no campo da educação e aprendizagem. Como Piaget, Vygotsky é um psicólogo construtivista e acredita que as crianças aprendem por meio de experiências práticas.

    Além disso, Vygotsky conclui que a aprendizagem é construída por meio de interações sociais. E não só isso, mas com o apoio de alguém que sabe mais.

    Assim, segundo esta teoria do desenvolvimento psicológico, o contexto social faz parte do processo de desenvolvimento cognitivo. Não podendo ser considerado algo externo que apenas “influencia”.

    Teoria de aprendizagem social de Albert Bandura

    Albert Bandura viu que as teorias comportamentais não explicam a aprendizagem das pessoas em sua totalidade. Desse modo, uma vez que subestimam a dimensão social do comportamento humano e a dimensão interna da pessoa, reduzindo-a a uma associação que ocorre devido a repetidas tentativas.

    Portanto, ele entendeu que a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças não são compreendidos sem os dois componentes.

    Considerações finais

    Como vimos nesse texto, ao estudar as fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento da pessoa em cada uma delas. Além disso, sabemos as principais teorias dessa área e a importância de cada nas nossas vidas.

    Por isso, se você tem um interesse real pelas pessoas e deseja saber como funciona a mente humana, conheça o nosso curso de psicanálise clínica. Ele pode ajudá-lo a trabalhar a sua paixão por estudar a humanidade em um nível mais profundo. Além disso, ele é 100% online.

    Leia Também:  Trajetória de Freud da hipnose à Psicanálise

    Desse modo, desfrute de conteúdos iguais à psicologia do desenvolvimento e torne-se um profissional desta área repleta de conhecimento. Então, não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo e comece ainda hoje.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *