Psicologia Positiva

O que é Psicologia Positiva e por que funciona?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Não é de hoje que a Psicologia tem se estruturado para atender as necessidades crescentes da população. Isso incluiu a adoção de abordagens mais fluidas para lidar construtivamente com cada caso apresentado. Entenda melhor o que é Psicologia positiva e o motivo dela funcionar perfeitamente nos pacientes.

O que é Psicologia positiva?

De forma literal, para entender o que é Psicologia positiva, basta traduzi-la ao pé da letra. Psicologia positiva se trata de uma abordagem mais ampla das potencialidades humanas dentro da terapia. Em suma, podemos no ater à busca da felicidade humana através da plenitude de nossas identidades.

Esse movimento vai além da Psicologia padrão, de modo a expandir a consciência do indivíduo sobre si. O que difere é que toda a abordagem é realizada de modo construtivo e muito bem direcionado. Com isso, o paciente pode ter uma vida mais sadia, já que aprendeu a como ser feliz.

Cabe ressaltar que não se trata de de estabelecer mais uma disciplina dentro do currículo educacional. Deve ser vista como uma iniciativa científica a fim de propagar o bem e ensinar a como fazê-lo. Portanto, possui embasamento e estrutura para se defender no meio da ciência.

Pilares

Podemos entender melhor o que é Psicologia positiva analisando parte de sua gigantesca raiz. Fazendo uma análise mais destrinchada, encontramos algumas diretrizes, pilares da ação da abordagem, como:

Identificar talentos e desenvolvê-los

É preciso levantar uma força para procurar os nossos pontos positivos e trabalhá-los. Uma excelente forma de levantar a nossa autoestima e nos fazer valorizar nossas próprias imagens. Além da identificação, é realizado um conjunto de ações a fim de acrescê-las.

Dar às pessoas a sensação de vida realizada

A ideia desse pilar é fazer com que as pessoas consigam construir uma série de propósitos em seu cotidiano. Dessa forma, podem sentir que suas vidas possuem metas e que estão aptos a realizá-las. A cada ação concretizada, perceberão que estão mais perto da plenitude.

Trabalhar as doenças mentais

De modo mais usual, propõe o esforço para que os problemas mentais sejam trabalhados. Esse é o pilar para o qual a Psicologia voltou suas atividades ao longo das décadas.

Influências

É sadio pensar no poder que a Psicologia positiva tem em relação aos praticantes. De início é discutido o trabalho em relação à experiências positivas e que nos ajudam a desenvolver diretrizes importantes. A exemplo, a felicidade, principalmente, amor e inspiração em suas variadas formas.

Em seguida, aprendemos a construir estados e traços construtivos em nossas personalidades. Por exemplo, assimilamos o verdadeiro significado de gratidão, compaixão e a capacidade de alimentar resiliência. Neste ponto aprendemos a ajudar os outros a serem felizes.

Por fim, chegamos nas intuições positivas, algo mais globalizado. Isso indica que empresas, instituições e organizações em suas formas aprender o conceito da felicidade no trabalho. Isso acaba por ajudar na produtividade, fazendo com que os funcionários sejam humanizados e tratados como tal.

Empecilhos

Um dos maiores problemas enfrentados pelos autores de Psicologia positiva foi a credibilidade. Por muito tempo, a Psicologia convencional serviu muito bem aos propósitos da humanidade. Enfrentávamos problemas que exigiam intervenções imediatas a fim de evitar quadros mais graves.

Com isso, não havia muito espaço para lidar com o lado bom da vida em determinados cenários. Por exemplo, imagine conversar sobre aspectos positivos após as guerras ou em meio à violência? Certamente, você seria visto como alguém sem responsabilidade social ou algo do tipo.

Leia Também:  Teocentrismo: conceito e exemplos

Justamente por isso que quando questionam o que é Psicologia positiva hoje, alguns afirmam que se trata de autoajuda disfarçada. Entretanto, os comentários jogados ao vento não rebatem a parte científica do processo. O estudo propõe como podemos enxergar que a vida vale a pena e aproveitar das soluções.

Por que funciona?

Mesmo que você não tenha ido a um consultório, deve imaginar como tudo funciona. Em suma, você chega diante do terapeuta, ele te pergunta sobre os seus problemas e você responde. Hipoteticamente, pense em como se sentirá após o andamento dessas perguntas em busca de respostas negativas.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Abrindo o conceito de o que é Psicologia positiva, o terapeuta fará o caminho inverso. O paciente agora buscará pelas ações positivas e produtivas que realizou durante o dia. Dessa forma, alimentará uma carga mais confortável e acolhedora em relação ao potencial de sua vida.

O propósito, algo perfeitamente alcançável, é mudar a perspectiva do paciente em relação a si mesmo. Assim que essa vista for direcionada aos pontos bons de sua vida, o seu comportamento também se altera para manter essa constante. A investigação do bem e acolhimento desses resultados nos ajuda a procurar outras direções.

Cadeira da felicidade

A Psicologia positiva foi incluída em alguns currículos de muitas universidades ao redor do mundo. Em geral, os cursos são batizados como aulas da felicidade. De modo óbvio, os alunos métodos de como podem se tornar mais felizes e realizados durante sua vida.

O sucesso tem sido tamanho que também é comum a lotação das inscrições durante a abertura dos cursos. As universidades têm encontrado dificuldades justamente para comportar tanto alunos. Contudo, os resultados são animadores e o número das turmas e expandido sempre que possível.

As aplicações começam desde ações mais simples até grandes metas à vida. O melhor que os estudantes acabam ajudando a manter a perspectiva positiva em relação ao processo como estudo. Ainda que não percebam, são a prova viva de que o método funciona e é perfeitamente aplicável.

Frases de Psicologia positiva

As frases de Psicologia positiva a seguir condensam bem os ensinamentos da proposta de modo popular. Funcionam como mensagens motivacionais, de modo a direcionar nossos esforços ao crescimento. Podemos começar a olhar por:

“Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso”, Martin Seligman

Muitas pessoas acreditam que a felicidade é o último estágio de uma vida plena. Entretanto, ela é justamente o primeiro passo a ser dado, trabalhado em apoio a si mesmo. Ser feliz é o que te permite explorar o máximo de sua essência e ficar confortável com o que pode alcançar.

“Otimismo e esperança – da mesma forma que o sentimento de impotência e desespero – podem ser aprendidos”, Daniel Coleman

Comece a pensar que os bons sentimentos exigem o mesmo esforço que os negativos para serem mantidos. Ao invés de ceder à tentação em enxergar os aspectos ruins da vida, vá pelo caminho contrário. Certamente, é bem mais produtivo e contribui ao seu crescimento.

“Você tem que treinar seu cérebro para ser positivo, assim como você treina seu corpo”, Shawn Achor

Comece a idealizar um cenário positivo em sua vida que quer começar a viver. Seu corpo começará a ser mover em direção a isso através das medidas necessárias para tal. Tudo começa em sua mente, de modo a estabelecer uma meta.

Leia Também:  Freud e as doenças psíquicas modernas

Considerações finais sobre Psicologia positiva

Podemos afirmar que a Psicologia positiva deve ser usada sem moderação em seu cotidiano. Praticar boas ações não faz bem apenas ao outro, como também faz bem para você mesmo. Assim que entender como tudo o que faz de bom repercute, isso se tornará uma constante a você.

Tente ir no seu ritmo, de modo a começar com pequenos pensamentos e ações. Deixe que sua mente e o seu corpo se acostumem em manter o lado positivo de suas ações. Em pouco tempo começará a recompensar a si mesmo e quem vive ao redor com a pura felicidade.

Para fazer isso com mais eficácia, se inscreva em nosso curso 100% virtual de Psicanálise para melhorar suas chances. Por meio do autoconhecimento adquirido, saberá exatamente o que precisa e como preencher seu âmago. A Psicologia positiva aliada com a Psicanálise tem o poder avassalador da transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =