motivado no trabalho

Motivado no Trabalho: 15 incríveis dicas

Posted on Posted in Comportamento, Profissões e Psicanálise

Manter-se focado no trabalho pode ser uma tarefa difícil quando não se tem uma meta clara co relação a ele. As condições que envolvem sua produção podem afetar diretamente o seu rendimento, bem como a intenção de permanecer. Tendo isso em vista, confira 15 ótimas dicas de como se manter motivado no trabalho.

Organize-se

Para se manter motivado no trabalho é necessário que o ambiente de trabalho esteja ao seu favor. A desorganização, mesmo que visualmente, acaba por desanimar qualquer pessoa sem um objetivo claro. Com isso, faça uma lista com as atividades que precisam ser feitas durante o dia. Tente começar a executar as que tiverem maior prioridade.

Inovação

Evite fazer as coisas da mesma forma, fazendo com que se prenda a um mesmo caminho todos os dias. Se quer mudanças, tente implementar novas ideias e soluções para que seu trabalho varie sempre. Mantenha-se atento às novidades na sua área, de modo a implementar novas ferramentas.

Saia da rotina

Ainda que suas atividades sejam bem definidas, não precisa executá-las da mesma forma. Por exemplo, se valha de aplicativos que possam te ajudar a ser mais produtivo. Além disso, tente efetuar suas demandas por outro caminho, a fim de que não se entedie.

Aprenda a descansar

À medida em que foca no seu crescimento pessoal, invista também em um descanso equivalente. Essas pausas ao longo da sua rotina permitem que se recarregue do longo esforço que executa no trabalho. Dessa forma, pode se manter motivado no trabalho sempre que voltar. O descanso permite que você:

  • Dê um tempo à sua mente;
  • Relaxe seu corpo;
  • Renove suas potencialidades.

O poder do respeito e confiança

Fortaleça o sentimento de confiança e respeito dentro de sua equipe. Com isso, passe a aceitar a participação conjunta de todos em projetos, permitindo contribuição e criatividade na elaboração de metas.

Escute

A comunicação sadia acontece quando as mensagens são muito bem compreendidas. Dessa forma, saber se comunicar e ouvir no momento certo cria condições para aprender e se motivar sempre.

Trabalhe conflitos

Uma das coisas que impede que alguém fique motivado no trabalho é a recorrência de brigas. Nesse caminho, é preciso ser sensível e encontrar as ferramentas certas para solucioná-los de imediato. Resolva o problema o quanto antes a fim de evitar danos maiores.

Não crie barreiras

Se trabalha em equipe, se una para quebrar as barreiras entre todos. Isso porque, quando todos se aproximam, podem ter um desempenho melhor que o habitual. Essa colaboração conjunta ajuda a todos a se manterem motivados e trabalhando bem.

Varie na sua produção

Para evitar a sensação de mesmice e impedir que fique motivado no trabalho, execute atividades diferentes. A partir de um planejamento, monte um esquema de modo que possa variar em suas atividades laborais. Essa diversidade certamente dará motivação a você.

Viva sua vida

Ainda que seu trabalho seja importante, o fim de semana ou as folgas devem ser absolutamente dedicados ao que faz bem para você. Procure se dedicar aos seus relacionamentos, às coisas que adora fazer ou simplesmente à preguiça. Assim pode respirar em seu próprio ritmo e realinhar sua mente com o corpo.

Fique perto de pessoas construtivas

Quase que por osmose, pessoas criativas acabam por nos dar energia enquanto trabalhamos. Isso porque notamos a sua vivacidade em produzir e isso pode inspirar um indivíduo a se manter motivado no trabalho.

Leia Também:  Terceira idade: 5 lições da Psicanálise sobre envelhecer

Crie tabelas

Marque todas as atividades que fez no dia para que faça um balanço para o dia seguinte. Por causa disso, conseguirá manter uma sensação contínua de dever cumprido e relaxará sua mente. Evite focar no futuro e viva o presente.

Autonomia

Caso possua o poder de fazer escolhas no trabalho, excelente. Dessa forma, pode fazer as coisas de um jeito mais agradável e satisfatório para você mesmo. A liberdade é a chave que lhe permite abrir as portas da rotina, dando mais criatividade.

Evite fofocas

Por mais tentadoras que sejam, as fofocas são um veneno no ambiente de trabalho. Ainda que sejam direcionadas a alguém, compartilhá-las diz muito sobre sua própria personalidade. Com o intuito de evitar mal-estar dentro do trabalho e continuar motivado a produzir, procure:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Não compartilhar

Se por acaso alguém te contar algo e dizer que é a maior fofoca de sua vida, deixe que o assunto morra. Em geral, nunca é vantajoso a ninguém compartilhar fatos pessoais de outras pessoais. Se não pode impedir que que a fofoca chegue a você, pode impedir que vá adiante.

Afastar-se

Se não gosta da temática do assunto, crie válvulas para se afastar dali. Por exemplo, vá tomar um café, finja ir ao banheiro ou só espaireça um pouco. Com isso, vai evitar nutrir pensamentos ruins sobre o local de trabalho que retiram sua motivação.

Se possível, corte o assunto

Nesse caso, não é indelicado intervir na conversa com outro assunto. Sempre que sentir que alguém quer distribuir fofocas, dê uma resposta curta e siga com outro assunto. Isso vai mostrar seu desinteresse na conversa e qualquer tentativa de retomar o assunto fica bloqueada se o seu ouvinte tem alguma noção.

Pense em você

Para finalizar as dicas de como se manter motivado no trabalho, passe a pensar em você. Durante sua semana, faça algo que te agrade pessoalmente, seja sair, conversar ou fazer algum esporte. Por conta disso, passará a ter mais energia necessária para que seja uma pessoa mais feliz no trabalho.

Mesmo que seja necessário, permanecer no trabalho pode ser uma tarefa complicada. Isso porque os fatores externos inviabilizam uma entrega genuína e satisfatória do trabalhador nesse local. Gradativamente, sua energia vai se esvaindo e dando lugar a uma apatia e infelicidade persistentes.

Comentários finais sobre como permanecer motivado no trabalho

As dicas acima proporcionam caminhos com relação ao que é possível fazer para se manter motivado no trabalho. Tente implementá-las aos poucos, de modo a se dedicar a cada uma por inteiro. Isso permitirá que acrescente esses comportamentos de forma natural e contínua, evitando qualquer desconforto e insatisfação.

Para facilitar essa empreitada, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise. O curso te prepara para ter um melhor desempenho social, fazendo com que entenda o que motiva o comportamento das pessoas e o seu próprio. Por outro lado, saber técnicas para ficar motivado no trabalho é algo que pode ser muito útil a nível profissional na medida em que você pode atuar como psicanalista em empresas. Assim, matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quinze =