qual o objeto de estudo da sociologia

Qual o objetivo da sociologia?

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Profissões e Psicanálise, Profissões e Psicanálise

Você sabe qual o objetivo da sociologia e o papel que ela faz hoje? Tanto a sociologia como os seus fundamentos, são aspectos que podem nos causar surpresa quando vemos que é uma ciência jovem.

Algumas bases de teoria dessa disciplina surgiram das ideias do Iluminismo, um movimento cultural e intelectual entre meados do século XVIII e início do século XIX.

Nos anos seguintes a esse período, uma nova geração de acadêmicos continuou a desenvolver pensamentos e teorias que mais tarde levariam ao que hoje conhecemos como sociologia. Entre eles está Auguste Comte, um filósofo francês que a história valoriza como o pai da sociologia.

O que é sociologia?

A sociologia está dentro das ciências sociais e tem como objetivo analisar de forma cientifica, a sociedade humana e as populações. Para isso, analisa como cidadãos e comunidades são impactados por fenômenos políticos, históricos, culturais, econômicos e até mesmo artísticos.

Portanto, isso nos diz que a sociologia faz parte do seguinte critério: o comportamento das massas está relacionado com os contextos e fatos que viveram. É por isso que vemos como em certas regiões e países existem padrões de pensamento e comportamento que se repetem em grande parte dos cidadãos. Ou seja, é porque suas famílias e eles foram impactados pelos mesmos elementos históricos e sociais.

No México, por exemplo, há traços comuns em comunidades como orgulho da pátria, interesse pela atividade cultural e crenças religiosas. Por sua vez, a sociologia desenvolveu um grande número de conceitos que ajudam a entender como uma sociedade é organizada e os comportamentos que se desenvolvem neles, tais como:

Estratificação social

Podemos dizer que uma sociedade que tem sua estrutura formada de acordo com um critério de categoria predefinido. Geralmente está relacionado ao poder aquisitivo, status, poder social, político e econômico.

Cada estrato reúne famílias e indivíduos com um padrão de vida semelhante e com a mesma capacidade de influenciar a sociedade. Desse modo, de forma geral, a estratificação social é usada para refletir a desigualdade na distribuição de bens materiais ou simbólicos.

Classe social

O conceito sociológico de classe social, aplicado em múltiplos campos e análises, se refere a um grupo de pessoas ligadas por características comuns em termos de compra ou poder econômico.

De forma geral, as condições que definem em qual grupo cada indivíduo está tem relação ao círculo familiar e à herança.

Desse modo, a sociologia, como ramos, economia e educação, nos mostra ao longo dos anos que crianças de classes menos favorecidas têm uma grande chance de fazer parte delas quando crescerem.

Enquanto isso, os filhos das famílias dos grupos mais “acomodados” permanecem integrados a eles na idade adulta, na grande maioria dos casos.

Mobilidade social

A mobilidade social é um conjunto de movimentos de famílias e indivíduos dentro de um determinado sistema socioeconômico.

Por exemplo, a mobilidade social ocorre quando uma pessoa passa de uma classe desfavorecida para um segmento da população com um padrão de vida médio.

Desvio social

A sociologia utiliza esse conceito de desvio social para identificar comportamentos e ações feitas por pessoas que não estão alinhadas com o que a sociedade costuma esperar deles.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Por isso, tais comportamentos não têm de ser criminalizados, mas sim estar fora dos padrões morais, éticos e culturais de uma comunidade.

    Leia Também:  Guia de psicólogos e psicanalistas de Porto Alegre

    Na verdade, outro conceito dessa disciplina é o papel social, que se refere ao conjunto de comportamentos que a sociedade dar a cada indivíduo com base em seu status e área de atuação.

    Por que a sociologia é tão importante em nossa sociedade?

    Se você leu até aqui, já deve ter uma ideia, pelo menos básica, da importância da sociologia para populações e nações. Portanto, preste atenção a essas razões específicas e concretas que estão logo abaixo. Elas mostram o porquê da ciência ser tão importante para nossa sociedade.

    Melhorar as relações sociais

    A sociologia é uma forma científica e sustentável de reduzir o preconceito e gerar a empatia. Dessa forma, permite que a gente compreenda os comportamentos das pessoas e sua origem. Isso ajuda ajuda a entender a diferença que tem entre as comunidades de forma amigável e pensativa.

    Além disso, em geral, explica quais aspectos da ética e da moral a sociedade espera de cada um de seus membros. Dessa forma ela identifica assim o que deve proceder e quais princípios devem ser seguidos para viver em harmonia.

    Permite que você entenda o presente

    A sociologia é uma disciplina que dá contexto a todos os aspectos relacionados à sociedade, inclusive ao presente.

    Em outras palavras, essa ciência nos permite entender quem somos e por que um certo problema é persistente em nossa comunidade.
    Portanto, para entender o presente, a sociologia estuda o passado e os diferentes processos pelos quais passou um certo gentio, etnia ou grupo social.

    Desse modo, também analisa todos esses fatores econômicos, políticos, sociais e artísticos que ainda gera impacto e por consequência definem seus padrões de comportamento e pensamento.

    Fornece conhecimento sobre a sociedade

    Em geral, a sociologia é uma fonte de conhecimento para a sociedade. Isso significa que permite que cada um de nós compreenda melhor a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor.

    Por sua vez, o conhecimento fornecido através de estudos sociológicos é de grande interesse para diferentes campos e aspectos, tais como:

    • políticas públicas;
    • programas educacionais;
    • programas de promoção da saúde mental;
    • vários mecanismos de intervenção social.

    Sendo assim, é claro que o aprendizado gerado a partir do estudo sociológico também permite que a própria sociologia se torne mais precisa e ampla.

    Como se tornar um especialista em sociologia?

    Não há dúvida sobre a importância da sociologia no mundo e o quão excitante essa ciência pode ser como um campo de especialização e profissão. Por isso, para se tornar um especialista em sociologia é necessário se envolver com um programa acadêmico de alto nível relacionado a essa área.

    Em primeiro lugar, para estudar o Mestrado em Sociologia você precisa ter uma formação acadêmica de nível de bacharel que, por sua vez, faz parte ou está relacionada com as ciências sociais. Quanto às qualidades e habilidades que fazem parte do perfil de entrada deste mestrado, algumas delas são:

    • capacidade de trabalho em equipe;
    • capacidade de coletar e organizar informações;
    • boa comunicação oral e escrita;
    • vocação de serviço;
    • orientação à realização;
    • capacidade de liderança.

    Considerações finais

    A importância da sociologia para as sociedades se deve, em grande parte, ao fato de que essa ciência tem sido capaz de se adaptar às novas demandas das comunidades e às mudanças que ocorreram na dinâmica de vida das pessoas.

    Isso porque, seus especialistas buscam com frequência novas teorias, conceitos e processos que gerem maior alcance e atendam às necessidades das sociedades.

    Leia Também:  Contravenção: significado em direito e psicologia

    Como vimos neste artigo, o objetivo da sociologia é compreender como um todo a sociedade. Por isso, convidamos você para se inscrever em nosso curso online de psicanálise clínica para melhorar o seu conhecimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *