habito de roer unhas

Como parar de roer unhas: 10 dicas

Posted on Posted in Comportamento

Roer unhas pode ser um hábito difícil de quebrar. Estima-se que entre 20 e 30 por cento das lutas da população roem as unhas, no entanto, isso não significa que o problema seja uma causa perdida. De acordo com especialistas, isso pode ser feito, basta um pouco de esforço para abandonar o hábito. Portanto, prepramos abaixo algumas dicas sobre como parar de roer as unhas.

Identifique seus gatilhos

Antes de tentar conter o hábito de roer as unhas, é útil reservar um momento para identificar o que está fazendo com que você comece a roer as unhas. De acordo com Paul DePompo, psicólogo clínico e fundador do Instituto de Terapia Cognitiva Comportamental do Sul da Califórnia, as pessoas roem as unhas por vários motivos.

Ainda segund Paul, os gatilhos mais comuns incluem ruminar sobre um problema, ignorar sua raiva ou sentimentos sobre um assunto ou mastigar como um hábito irracional.

Conte com a ajuda de amigos

Não tenha medo de pedir ajuda e conte com a ajuda de quem você ama para ajudá-lo a superar. A pesquisa mostra que se juntar a um amigo para atingir uma meta pode aumentar suas chances de sucesso em 95%.

Peça aos amigos e familiares para chamá-lo (gentilmente) se virem que você começa a roer as unhas ou encoraje-os a torcer por você. Ou melhor ainda, encontre um amigo que também queira parar de roer as próprias unhas e faça uma promessa de ajudar um ao outro.

Pense em seus dentes

Você suportou a tortura de usar aparelho ortodôntico quando criança. Você passa fio dental todas as noites e escova os dentes pelo menos uma vez por dia. Mas roer as unhas pode causar estragos nos dentes.

Quando você morder as unhas, estará sujeito a todos os tipos de danos potenciais. Estudos descobriram que a força de roer as unhas pode ser transferida para a raiz dos dentes, causando uma variedade de lesões nos dentes e gengivas, bem como condições como infecções e apodrecimento dos dentes.

Além disso, mordiscar as unhas pode deixá-lo com os dentes da frente rachados ou lascados.

Faça a unha

As pessoas que pagam por manicure tendem a roer menos as unhas. Antes de roer uma unha, pense no tempo, dinheiro e esforço necessários para torná-las tão bonita.

O estímulo financeiro é, provavelmente, a primeira razão pela qual uma manicure pode auxiliar a manter o hábito sob controle. Desse modo, depois de gastar dinheiro com uma manicure, é provável que você cuide melhor de seu investimento.

Use seu telefone a seu favor

Conte com a ajuda de aplicativos como o Streaks, que podem ajudá-lo a calcular quantos dias seguidos você evita roer as unhas. O objetivo do programa é acumular dias consecutivos de conquistas para que você trabalhe mais arduamente para manter o ímpeto.

Visualize as unhas dos seus sonhos

Se você quiser parar de roer as unhas, ficar de olho nas pontas dos dedos perfeitas pode ajudar a facilitar o processo. Coloque fotos de lindas mãos e unhas no espelho do banheiro, no carro ou mesmo como papel de parede do seu telefone.

Leia Também:  Frases pensativas: seleção das 20 melhores

Produtos para você parar de roer unhas

Pinte suas unhas com esmalte especial

Esses esmaltes têm um sabor muito amargo, o que faz com que a pessoa evite colocar os dedos na boca. São incolores, atendem homens, mulheres e crianças maiores de 4 anos, e podem ser adquiridos em farmácias.

Esmaltes amargos transparentes

Estes esmaltes são totalmente inofensivos e podem ser comprados nas farmácias. O seu sabor é tão forte que evita roer as unhas ao mesmo tempo que as protege.

Além disso, ele é usado como um esmalte de unha normal e você pode usar uma vez por dia ou quando quiser. Se quiser removê-lo, basta um pouco de removedor de esmalte.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Chás de ervas relaxantes

    Na maioria das vezes, roer as unhas é causado principalmente pelo estresse, então um chá de ervas relaxante pode ajudar a reduzir a ansiedade e os nervos. Valeriana, tília ou passiflora são ideais para este fim.

    Óleos amargos

    Como no caso dos esmaltes amargos, também existem óleos que cumprem a mesma função e são produtos mais naturais.

    Os mais indicados são o óleo da árvore do chá, que também é antibacteriano, e o óleo de nim, que conferem um amargor muito desagradável às nossas unhas. Você pode usá-los até duas vezes por dia.

    Dieta rica em óleos essenciais

    Os alimentos ricos em vitamina B e ácidos graxos ômega 3 produzem uma sensação de saciedade por mais tempo. Portanto, eles podem ser bons aliados para parar de roer as unhas. Tente introduzir alimentos como abacate, nozes, salmão ou aveia em sua dieta.

    Dica

    Se você está tendo problemas em parar de roer as unhas, faça um pouco de cada vez. Estabeleça pequenas metas para você. Tente parar de roer as unhas da mão direita por uma semana.

    Ou comece ainda menor: escolha uma unha para não roer, como o polegar. Depois de ter mantido isso por um tempo, coloque outro dedo na zona sem morder. Assim sendo, continue até que todos os seus dedos estejam fora dos limites.

    No entanto, se você ainda tem dificuldades depois de tentar vários métodos, converse com seu médico sobre. Desse modo, a terapia é uma boa opção para ajudá-lo a chegar ao fundo do problema e eliminar o ato de roer unhas.

    Considerações finais sobre como parar de roer as unhas

    Lembre-se que, apesar de existirem muitos truques e produtos para erradicar a onicofagia, sua força de vontade é muito importante nesses casos. Portanto, seja paciente e não desista. Se um método não funcionar, experimente outro, mas não desista, porque é possível parar de roer as unhas.

    Espero que você tenha gostado do texto sobre como parar de roer unhas. Para saber mais, faça parte do nosso curso online de psicanálise clínica e ajude milhares de pessoas que sofrem de problemas como este. Desse modo, torne-se um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *