Todos nós precisamos entender como criar um ótimo relacionamento interpessoal. Por isso, saiba como desenvolver essa habilidade! interpessoal no trabalho

O que é Relacionamento Interpessoal?

Posted on Posted in Comportamento

Para criar boas relações, todos nós precisamos entender como criar um ótimo relacionamento interpessoal. Assim, produzimos mais e melhor no trabalho em equipe. Por isso, hoje entenderemos como desenvolver essa habilidade tão importante na vida profisisonal. Confira!

O que é relacionamento interpessoal?

Segundo psicólogos, relacionamento interpessoal é a capacidade de trabalhar bem em equipe. Ou seja, é quando colegas de trabalho mantêm uma relação cooperativa. Dessa forma, os funcionários da mesma equipe dão suporte um para o outro. Além disso, eles facilitam a realização do trabalho em grupo.

Dessa forma, o relacionamento interpessoal ocorre mais em empresas médias e grandes. Isso porque as empresas possuem um número maior de colaboradores que precisam se ajudar. Nesse sentido, as equipes precisarão de empatia para trabalharem juntas.

Assim, os trabalhadores que atuam em equipe precisam de feedbacks honestos. Além disso, eles devem receber suporte necessário nos momentos de crise. Ademais, a equipe divide melhor as tarefas para melhorar o clima organizacional.

Etapas do relacionamento interpessoal no trabalho

Assim como nós, os relacionamentos interpessoais são dinâmicos e mudam bastante. Logo, é possível afirmar que os nossos relacionamentos têm uma vida limitada. Segundo o psicólogo George Levinger, as relações humanas se desenvolvem em cinco etapas:

1. Conhecimento
É quando nós temos o primeiro contato com uma pessoa. Caso haja afinidade, elas marcarão outros encontros para iniciar a próxima etapa da relação. Entretanto, nada impede que as pessoas fiquem bastante tempo na fase de conhecimento.

2. Construção
As pessoas desenvolvem um laço de confiança após a fase de conhecimento. Dessa forma, elas passam a se importam mais umas com as outras. Logo, elas criam uma necessidade de aproximação com quem têm motivações parecidas.

3. Continuação
Para as pessoas construírem uma relação a longo prazo, elas precisam demonstrar compromisso. Desse modo, criam um relacionamento estável e duradouro.

4. Deterioração
Mesmo que nem todas as relações acabem, outras chegam ao seu fim. Isso porque as pessoas ficam insatisfeitas, entediadas ou deixam de se comunicar como deveriam. Embora alguns relacionamentos possam ser reconstruídos, outros acabam.

5. Finalização
Por fim, as pessoas chegam ao fim das relações quando rompem, se distanciam ou morrem.

Elementos que influenciam as relações interpessoais

Dessa forma, as pessoas precisam ter objetivos em comum para desenvolver um bom relacionamento interpessoal. Logo, elas compartilharão os mesmos interesses. Além disso, elas mostrarão um raciocínio parecido para resolver problemas e encontrar soluções.

Nós formamos vínculos por causa da capacidade de saber ouvir. Ademais, pessoas em papéis de liderança devem estabelecer uma relação de admiração e respeito. Desse modo, elas estabelecerão equilíbrio e empatia enquanto interagem com os outros.

Por isso, os profissionais que trabalham no RH têm um papel importante nas empresas. Afinal, eles aproximarão os colaboradores para que a equipe fortaleça seus laços. Assim, a equipe alcançará resultados mais promissores por causa do trabalho em conjunto. Não só os colaboradores, mas também a empresa ganha com os relacionamentos mais fortalecidos.

Leia Também:  Anorexia: o que é e como tratar com a Psicanálise?

Por que nós devemos ter bons relacionamentos interpessoais?

Então, os trabalhadores precisam desenvolver o relacionamento interpessoal a fim de lidar com crises. Dessa forma, a equipe gerenciará melhor conflitos e superará as dificuldades. Contudo, caso a equipe não consiga, os funcionários deixam de ser produtivos e focados.

A princípio, as nossas relações familiares e com amigos refletem no ambiente de trabalho. Tanto que nós agimos de acordo com o que esses relacionamentos nos causa. Logo, refletimos em nossas ações aquilo que estamos pensando e sentindo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Portanto, nós sempre devemos nos esforçar para manter bons relacionamentos. Dessa forma, estaremos motivados para interagir, trocar experiências e dar suporte quando necessário. Para tanto, precisamos desenvolver empatia para lidar com pessoas diferentes de nós.

    Razões para o profissional desenvolver relacionamentos interpessoais

    Sendo assim, pessoas que trabalham bem em equipe prosperam mais no mercado de trabalho. Além disso, os profissionais trabalham com mais produtividade e companheirismo. Tudo porque são capazes de superar as diferenças entre si.

    Ademais, conquistam o respeito dos colegas e da própria empresa. Tanto que essas pessoas conseguem suporte quando precisam devido ao relacionamento interpessoal.

    Razões para a empresa incentivar o relacionamento interpessoal

    Por isso, empresas que incentivam o relacionamento interpessoal atraem profissionais mais capacitados. Logo, a equipe trabalha em conjunto para alcançar os meslhores resultados. Dessa forma, os colaboradores demonstram motivação, pois sabem que terão reconhecimento.

    Então, a empresa reduz custos com demissões e rotatividade de pessoal. Além disso, consegue oferecer serviços que mantêm os clientes mais satisfeitos. Portanto, a empresa e os funcionários lucram mais.

    Como desenvolver um bom relacionamento interpessoal

    Nesse sentido, a seguir você confere cinco dicas que nós separamos para você desenvolver relacionamento interpessoal. Confira!

    1. Aceite feedbacks e críticas construtivas

    Você, com certeza, será um profissional melhor convivendo com pessoas observadoras. Pois, elas podem te ajudar a melhorar aspectos do seu trabalho e indicar oportunidades. Logo, você deve aproveitar os feedbacks que recebe para ser um profissional melhor.

    2. Exercite a escuta ativa

    Assim, você interpretará melhor as mensagens que troca se focar nas informações recebidas. Dessa forma, você prestará mais atenção ao que é dito. Assim, a outra pessoa saberá que você está interessado no que ela diz. Logo, você desenvolverá um bom relacionamento interpessoal no trabalho ou em qualquer lugar.

    3. Imponha limites para construir um bom relacionamento interpessoal

    Mesmo que precisemos nos relacionar, é importante colocar limites. Afinal, nós precisamos ter individualidade para nos concentrar em nós e no trabalho. Contudo, você não quer ficar longe de ninguém ou ser grosseiro, apenas ter um momento para descansar. Em resumo, você precisa estabelecer momentos de solitude. Além de momentos certos para conversar.

    4. Seja alguém positivo

    Pessoas empáticas e que cooperam entre si estabelecem bons relacionamentos com facilidade. Dessa forma, elas criam conexões profundas baseadas em respeito e reciprocidade.

    5. Seja respeitoso

    Você sempre encontrará pessoas que agem e pensam diferente de você. Nesse sentido, é importante que você esteja disposto a entender visões diferentes das suas. Por isso, você deve ser respeitoso para aprender com quem pensa diferente.

    Considerações finais sobre relacionamento interpessoal

    Pessoas que desenvolvem o relacionamento interpessoal são profissionais mais procurados pelas empresas. Afinal, as organizações querem uma equipe que saiba trabalhar unida e resolver conflitos. Assim, você conseguirá uma colocação muito melhor no mercado de trabalho.

    Leia Também:  Estabilidade emocional: 6 dicas para alcançar

    Além disso, pessoas que se relacionam melhor no trabalho sempre atraem resultados positivos. Dessa forma, elas conseguem uma chance maior de crescimento nas suas áreas de atuação. Então, devemos promover bons relacionamentos para agilizar o trabalho da equipe.

    Portanto, você consegue desenvolver relacionamento interpessoal se inscrevendo em nosso curso online de Psicanálise. Pois, com as nossas aulas você vai aprimorar o seu autoconhecimento, habilidades pessoais e potencial interno. Então, se inscreva e descubra as ferramentas para transformar seus relacionamentos e o mundo ao seu redor.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *