o que é sexualidade fluida

Sexualidade Fluida: o que é, conceito e exemplos

Posted on Posted in Psicanálise e Sociedade

A sociedade, no geral, tende a estabelecer um padrão para se viver, dentre os principais exemplos se está sobre a orientação sexual. Estudos demonstram que é um equívoco determinar que se você nasce com uma orientação sexual, ela lhe seguirá pelo resto da vida. Para explicar isso, a cientista americana, Dra. Lisa Diamond traz o conceito de sexualidade fluida. 

Em suma, as mudanças referentes a orientação sexual é algo extremamente comum. Afinal, durante a vida, as pessoas podem experimentar diferentes atrações sexuais, que pode alterar sua orientação sexual atual. Assim, tais mudanças são o que hoje se chama fluidez sexual. Em outras palavras, isso quer dizer que a orientação e o desejo sexual não são rígidos e podem mudar com o tempo. 

O que é orientação sexual e quais são os tipos? 

Antes de tudo, necessário trazermos a definição de orientação sexual, que, ao conceito do termo, é o padrão de escolha da pessoa sobre sua atração sexual pelo outro. Isso se dá pelo sexo oposto, pelo mesmo gênero ou ambos os sexos, que, no geral, são divididas, digamos, em grupos: 

  • Heterossexuais: pessoa se atrai pelo sexo oposto ao seu; 
  • Homossexuais: a atração ocorre pela pessoa do mesmo sexo que o seu; 
  • Bissexuais: a pessoa tem atração por ambos os sexos, feminino e masculino.  

Entretanto, essa definição é bastante simples quando se fala em definição de identidade sexual como uma (ou várias), indo além dos grupos acima. Como sabemos, existe um movimento com siglas LGBTQIAP+, as quais as letras representam: 

  • L: Lésbicas; 
  • G: Gays; 
  • B: Bissexuais;   
  • T: Transexuais, Transgêneros, Travestis; 
  • Q: Queer; 
  • I: Intersexo;   
  • A: Assexual;   
  • P: Pansexualidade; 
  • +: Demais orientações sexuais e identidades de gênero. 

Nesse sentido, o que se demonstra é que a sociedade tende a estipular que sua orientação sexual é fixa e imutável. Por exemplo, “Eu sou heterossexual e assim permanecerei ao longo de todo minha vida, afinal, eu nasci assim.” Mas, na verdade, não, conforme estudos científicos, destacando mais uma vez a Dra. Lisa Diamond, a orientação sexual não funciona desta maneira, surgindo, então, a sexualidade fluida. 

sexualidade fluida lisa diamond

Conceito de sexualidade fluida 

Como o próprio nome já diz, a orientação sexual é fluida, ou seja, não existe um padrão prefixado, como sou heterossexual ou homossexual. Mas sim que, com o tempo, de acordo com as circunstâncias da vida da pessoa, ela pode ter a sua atração sexual alterada. 

Em outras palavras, atrações sexuais se mostram razoavelmente fluidas ao longo do tempo. Onde, algumas pessoas que se sentiam atraídas exclusivamente por um gênero, com o decorrer do tempo, passam a se atraírem por outro gênero, ou por dois gêneros. Isso, em suma, é a definição da sexualidade fluida.  

Sexualidade fluida e livre 

Desse modo, para se entender o que é sexualidade fluida você deve, antes de tudo, entender que não existem padrões sobre atrações sexuais. Estudos mostram que com os anos as pessoas podem, por exemplo, serem homossexuais, porém, com o passar dos anos, sua atração sexual pode mudar, e então passar a se identificar como heterossexual.  

Esse conceito de sexualidade fluida, pioneiramente apresentado por Lisa Diamond, mostra que a sexualidade é muito fluida do que possamos imaginar. O que vai ao encontro do que muitos dizem, sobre a orientação sexual ser algo fixo, onde, na idade adulta, geralmente a pessoa já tem a definição fixa sobre ela.  

Assim, a variabilidade em torno da sexualidade mostra que, conforme se progride na vida, em meio a diferentes relacionamentos e circunstâncias, pode-se ter diversas oportunidades de se explorar a sexualidade. Desse modo, a pessoa passa a enxergar muito mais probabilidades do que podia esperar, não se sentido presa a uma orientação sexual fixa e predefinida.  

Em outras palavras, o termo “fluidez sexual”, cunhado por Lisa Diamond, descreve a mudança natural que pode ocorrer na orientação, desejo, expressão sexual e identidade das pessoas ao longo da vida. Assim, esta mutabilidade é o resultado da diversidade da sexualidade, que é moldada por fatores fisiológicos e experiências. 

Contudo, o que não se pode negar é que o campo da sexualidade é algo bastante complexo, onde estudos buscam explicar, cientificamente, quais são as tendências comportamentais das pessoas. Assim, a sexualidade fluida é uma forma de não impor rigidez acerca das atrações sexuais das pessoas, mas sim explicar a liberdade existente. 

Vida sexual fluida | Exemplos de sexualidade fluida 

Sobremodo, como explicamos, o que se vê é que, infelizmente, o que muitas comunidades compartilham ao conceituar a identidade sexual é uma crença em sua natureza fixa. Como a retórica do “nascido assim”, geralmente eclodido entre movimentos gays. Porém, a vida sexual fluida se mostra como totalmente oposto. 

Dessa forma, a sexualidade fluida pode ocorrer de inúmeras formas. Algumas pessoas descobrem novas atrações quando conhecem outras pessoas. Ao passo que outras descobrem que uma nova orientação sexual se encaixa melhor à sua experiência e isso pode trazer mudanças na fluidez sexual. Assim, a sexualidade fluida pode acontecer, por exemplo: 

  • alteração nas atrações sexuais: alguém pode experimentar mudanças de atração ao longo do tempo, desde a atração por um único gênero até a atração por mais de um gênero. 
  • mudança na orientação sexual: a pessoa pode se identificar como gay em determinado momento da sua vida, podendo, em outro, se identificar como sendo bissexual. 

A sexualidade humana é complexa 

A sexualidade humana, como se pôde verificar, é realmente mais complexa do que as representações das siglas que acima citamos.  

Leia Também:  Conceito de Trabalho no dicionário e na sociologia

Nesse sentido, um indivíduo pode, por exemplo, desejar ter relações sexuais tipicamente com mulheres, mas sente-se romanticamente atraído por pessoas de todos os gêneros e esteticamente atraído por formas mais andróginas de expressão de gênero.  

Muitos anos depois, o mesmo indivíduo pode descobrir que sua sexualidade, ética e identidade de gênero se misturam e mudam diariamente com o tempo. Eles podem, então, se identificar como pansexual, o que significa que eles se sentem atraídos por pessoas independentemente de seu gênero ou identidade de gênero.  

Portanto, é primordial ter em mente que independente do motivo, fluidez sexual é algo que muitas pessoas compartilham e não tem relação direta com resultados negativos emocionais ou para a saúde mental das pessoas. Para muitas, a fluidez sexual é apenas um dos diversos modos de vivenciarem a sexualidade ao longo da vida. 

Eliminando os estigmas sobre a sexualidade fluida 

Contudo, para promover a normalização sexualidade fluida, podemos abordar estas mudanças com abertura e curiosidade, em vez de julgar negativamente. Dessa forma, também podemos ultrapassar ideias preconcebidas de que a orientação sexual é estável, e aceitar a possibilidade de variações na orientação sexual de algumas pessoas. 

À medida que as pessoas ganham experiência e adquirem maior consciência sobre si mesmas, suas percepções, crenças e emoções podem evoluir. A fluidez sexual é um exemplo desta capacidade de mudança ao longo do tempo, que reflete a diversidade da sexualidade.  

Portanto, nós todos podemos dar espaço para esta diversidade ao nos afastarmos dos preconceitos sobre a estabilidade da orientação sexual e permanecermos abertos à possibilidade de transformação. 

Por último, como você chegou até ao final deste artigo, convidamos você a entender mais sobre a mente humana e sexualidade, conhecendo nosso Curso de Formação em Psicanálise. Dentre os principais benefícios do curso está o aprimoramento, pois a experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.  

Sexualidade fluida freud

Ainda, se gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos motivará a continuar criando conteúdos com excelência para os nossos leitores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.