o que é sofomania

Sofomania: o que é, conceito e exemplos

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

A sofomania é um transtorno mental caracterizado pela necessidade compulsiva de parecer sábio, mesmo que não se tenha conhecimento sobre o assunto.

As pessoas com sofomania frequentemente se recusam a ser contrariadas, mesmo que por pessoas com expertise no assunto. Esse comportamento é frequentemente motivado por sentimentos de insegurança e baixa autoestima.

No geral, as pessoas com esta condição são inseguras e não admitem demonstrar essa fragilidade. São pessoas que têm medo de serem consideradas ignorantes ou incompetentes e, como resultado, desenvolvem um comportamento obsessivo para aparentar sabedoria!

O que são manias?  

Mania é um hábito, estilo ou interesse incomum, repetitivo e extravagante. A palavra Mania é frequentemente usada para descrever um hábito extremo, vício ou compulsão que pertence a uma pessoa específica. Por exemplo: “Ele tem mania de roer as unhas.”. 

Ainda mais, a mania também pode ser considerada um distúrbio psicológico que cria um estado de temperamento exagerado que é responsável, por exemplo, em desencadear uma série de impulsos irracionais.  

Vale ressaltar que nem sempre as manias são consideradas como características de transtornos mentais. Somente o serão se passarem a atrapalhar algum aspecto da vida da pessoa. No geral, os maníacos possuem comportamentos característicos, como, por exemplo:  

  • aumento na euforia;  
  • alta irritabilidade; 
  • hiperatividade;
  • autoestima e autoconfiança exagerados. 

O que é sofomania?

Sofomania resumido

A sofomania pode ser definida como a necessidade compulsiva de parecer sábio, mesmo que não se tenha conhecimento sobre o assunto. Esse comportamento é caracterizado pelos seguintes elementos:

  • Necessidade de parecer inteligente e sábio, mesmo que não se tenha conhecimento sobre o assunto.
  • Recusa em ser contrariado, mesmo que por pessoas com expertise no assunto.
  • Base do comportamento na insegurança e baixa autoestima.

Em outras palavras, a sofomania envolve a compulsão da pessoa em se parecer inteligente, quando, na verdade, são extremamente ignorantes. Ou seja, não possuem conhecimento sobre o assunto que debatem, não aceitando serem contrariados, até mesmo por quem tem expertise no assunto. 

Dessa forma, os sofomaníacos agem como autoridade na maioria dos assuntos em que se envolvem, sem ao menos ter realizado qualquer tipo de pesquisa. Se baseando unicamente em suas intuições, observações e vivências pessoais. Para eles o raciocínio é de que se não foi por ele visto, não existe. 

Assim, quem tem esta mania acha que suas observações pessoais e experiências tem mais validade que estudos e pesquisas, produzidos por profissionais no assunto. Nesse sentido, ainda que lhes sejam demonstradas evidências sólidas, que vão contra seu posicionamento, elas não aceitam, permanecem irredutíveis. 

Conceito de sofomania 

A palavra vem do grego sophos, que significa saber/sabedoria. Mais maníaco, que é caracterizada pela mania exagerada e compulsiva de tentar se demonstrar sábio, sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. 

Nesse sentido, a sofomania pode ser caracterizada por um tipo de transtorno mental. Que, no geral, são característicos de pessoas com complexo de inferioridade e, mostrando um falso conhecimento, buscam aprovação social. 

Em outras palavras, esta necessidade impulsiva de se mostrar sábio é frequentemente motivada por sentimentos de insegurança ou inadequação. Em resultado, podem surgir sentimentos de inferioridade, baixa autoestima ou medo de serem julgados pelos outros.  

Assim, os sofomaníacos tendem a se sentir mais seguros quando estão no meio de outras pessoas, desenvolvendo comportamentos obsessivos para parecer mais inteligentes do que realmente são. 

Diferença entre sofomania e Efeito Dunning-Krueger?

Em suma, o efeito Dunning-Krueger é o nome dado para o estudo dos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger, sobre um viés cognitivo, sob o qual influencia o comportamento das pessoas. A pessoa faz com que os outros acreditem que ela tem conhecimento sobre algo, quando, na verdade, não o é.  

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Embora similar a sofomania possui sutis diferenças. No caso do efeito Dunning-Krueger a pessoa teve acesso, ainda que ínfimo, aos fundamentos do conhecimento sob o qual julga ser um especialista. Ou seja, ela pode ter feito uma breve leitura sobre um assunto e criou uma ilusão em sua mente de que pode ser posicionar como autoridade no assunto.  

    Ao passo que, no caso da sofomania, a pessoa nem sequer acessou qualquer tipo de pesquisa sobre o assunto. Ela se baseia unicamente em suas percepções individuais sobre o assunto e, mesmo que você demonstre estudos contrários, ela jamais aceita ser contrariada. 

    Possíveis causas da sofomania

    Como dito anteriormente, dentre as principais causas para o desenvolvimento da sofomania está a insegurança e baixa autoestima. Pois a pessoa tende a desenvolver uma associação entre o que ela pensa e o que é, agindo de todas as formas para demonstrar isso ao outro. Afinal, qualquer coisa que contrarie esse entendimento que tem sobre si mesmo é encarado por ela como uma rejeição. 

    Por isso, quem tem sofomania vai até as últimas consequências para impor seu posicionamento sobre o assunto, ao ponto de vencer o outro pelo cansaço. Tendo em vista que, para ele, o importante é não ser contrariado e sofrer com a rejeição. 

    Exemplos de sofomania 

    Em síntese, a pessoa que tem sofomania tende a exagerar em suas falas sobre determinado assunto, agindo como se fosse um especialista, cujo conhecimento seja irrefutável.

    Frequentemente ela superestima suas habilidades, chegando até mesmo a mentir, somente para poder impressionar os outros e se sentir superior.

    A sofomania pode ser observada em diversas situações, como:

    • Pessoas que fazem afirmações categóricas sobre assuntos complexos, sem apresentar nenhuma evidência para apoiá-las.
    • Pessoas que interrompem os outros para falar, mesmo que eles estejam falando sobre o assunto.
    • Pessoas que se sentem ameaçadas quando alguém demonstra conhecimento sobre um assunto que elas acreditam dominar.

    Podemos destacar também como exemplos de pessoas sofomaníacas aquelas que usam termos complexos para parecer ser um expert no assunto. Quando, na verdade, são somente expressões irrelevantes, que não demonstram conhecimento algum e pior, às vezes nem mesmo a pessoa sabe o real significado dos termos utilizados.

    Outro exemplo típico de pessoas com sofomania são aquelas que examinam cuidadosamente um documento, sob o qual se exige um conhecimento técnico para análise. Agem assim somente para se demonstrar ser mais inteligente ou competente.

    Existe tratamento para sofomania?

    Antecipadamente, saiba que dificilmente você conseguirá mudar o comportamento de uma pessoa com sofomania, pois isso deve partir unicamente dela. Até mesmo porque, diante da sua característica de irredutibilidade, dificilmente aceitará algum conselho para tratamento.  

    Assim, cabe a pessoa afetada se conscientizar de que está doente e precisa de tratamento para sua saúde mental. Caso contrário, sua condição pode se agravar para transtornos mentais mais graves.  

    Nesse sentido, o tratamento mais indicado para que tem sofomania é o terapêutico. Por sessões de terapia o profissional especializado ajudará a pessoa a desenvolver o autoconhecimento. Encontrando, assim, as causas e a cura para seus comportamentos maníacos. 

    Por último, vale ressaltar que se esse transtorno tiver um tratamento correto, pode prejudicar relacionamentos, causar problemas no ambiente de trabalho e até mesmo afetar a saúde mental. Por isso, é essencial buscar ajuda profissional para lidar com esse distúrbio e aprender a se adaptar melhor nos relacionamentos sociais. 

    Sofomania Frase Freud

    Aprenda como funciona a mente humana

    Contudo, se você chegou até o final deste artigo sobre sofomania busca conhecimento sobre o estudo da mente humana. Dessa forma, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise, 100% EAD

    Por fim, se gostou do nosso artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Desse modo, nos incentivará a sempre produzir conteúdo de qualidade para nossos leitores! 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *