tatuagem

Tatuagem: o que é, como fazer, com qual idade?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise e Cultura

A princípio, a maioria das pessoas procura uma maneira de expressar suas ideias. Com a tatuagem muitas pessoas conseguem demonstrar em seus corpos seus pensamentos e emoções. Hoje nós entenderemos melhor o que esse símbolo é, como fazer uma tattoo, idade mínima e dicas de cuidado.

O que é tatuagem?

As pessoas modificam os seus corpos com a tatuagem atribuindo a ela um significado. Portanto, essa é uma pintura corporal com o intuito de dar identidade para o tatuado. Dependendo da arte, a pessoa pode passar horas no estúdio ou fazer várias sessões para concluir o trabalho.

Com o desenho em suas peles, os tatuados têm o objetivo de eternizar uma obra de arte viva no corpo. Para quem se pergunta “A partir de quantos anos pode fazer tatuagem?”, o recomendado é ter 18 anos de idade. Contudo, é possível que o tatuador realize o trabalho em jovens abaixo dessa idade, desde que estejam acompanhados do responsável legal.

Origens

Segundo estudiosos, a tatuagem faz parte da evolução humana. Os egípcios, por exemplo, já tinham métodos para tatuar a pele entre 4.000 e 2.000 a.C. por meio de rituais.

Ademais, de acordo com registros, muitos europeus consideravam a tatuagem como símbolo do demônio na Idade Média. Séculos mais tarde, marinheiros popularizaram a tatuagem usando equipamentos rudimentares que lembram os nossos equipamentos modernos.

As pessoas usavam uma ferramenta de madeira onde batiam na parte de trás com um pedaço de pau. Dessa forma, cada batida pressionava a agulha contra a carne do marinheiro e formava a arte. Assim, por causa do som “ta-tá” as pessoas chamaram esse processo de “tatau” e o Capitão James Cook apelidou de “tattow”.

Dependendo do local, a tatuagem muda

O nosso corpo está em constante mudança. Porém, nem sempre percebemos. Por isso, muitas pessoas afirmam que a tatuagem muda, dependendo do lugar onde a fizeram. Assim, pensando nisso, quem deseja se tatuar deve pensar o melhor local para fazer essa arte.

Talvez você não saiba que tatuagens na barriga, braço, colo, coxas, quadris e seios se deformam ao longo do tempo. Contudo, as costas, punhos e tornozelos preservam melhor a imagem desenhada.

Como é feita a tatuagem?

O tatuador aplica tinta na derme do cliente, injetando-a por meio de uma agulha bastante fina. Caso o tatuador aplique a tatuagem na camada superficial da pele do cliente, a descamação natural removerá o desenho. Após limpar a pele do cliente e retirar os pelos, o tatuador desinfeccionará as próprias mãos antes de colocar a luva.

O tatuador deve sempre esterilizar o material de trabalho ou usar agulhas descartáveis. Ademais, as tintas devem ser tintas apropriadas para tatuagens e devem estar em suas embalagens originais.

Com tudo pronto, o tatuador contornará a pele do cliente usando a técnica de decalque. Em suma, ele vai transferir para a pele da pessoa o contorno do desenho. Assim que o decalque termina, o tatuador injeta a tinta na pele do cliente usando agulha.

Leia Também:  O que é Ansiedade? Entenda tudo sobre o transtorno

Cuidados

Assim que a tatuagem for finalizada, o cliente deve fazer um curativo no local. O cliente precisa lavar a área tatuada com sabão neutro e em água corrente após 3 horas do fim da sessão. Além disso, depois de limpar a região, a pessoa aplicará uma pomada cicatrizante e fará um novo curativo.

O tatuado deve trocar o curativo 4 vezes ao dia durante 2 dias e só então usar apenas a pomada. Quem se tatuou deve evitar se expor ao sol, tomar banho de mar ou piscina, frequentar sauna e retirar as cascas da cicatriz.

O meu filho que fazer tatuagem. E agora?

À medida que crescem os adolescentes sentem vontade de se expressar. Eles talvez se sintam atraídos por modismos e queiram fazer tatuagem para o desespero dos pais. Se os pais não sabem como agir nessa situação, quem sabe as dicas a seguir não possam ajudar:

Diálogo

Os pais e filhos precisam conversar a respeito dessa decisão de forma equilibrada. Portanto, é importante que o jovem saiba as consequências dessa escolha e se pergunte a razão de querer uma tatuagem. Os pais devem conversar com o jovem a fim de entenderem as razões dessa decisão.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Modismo

    A família deve conversar e ajudar o jovem a entender se é um modismo ou dele não.

    Nada de brigas

    Os pais devem escutar o adolescente a fim de compreender as motivações dele, mas sem brigar. Contudo, se os pais não são contra o procedimento, basta apenas aceitar a escolha do jovem.

    Responsabilidade

    O jovem deve entender as consequências que se tatuar pode trazer. Assim, ele deve considerar os riscos e pensar na sua decisão a longo prazo, pois uma tatuagem não é fácil de retirar.

    Não diga apenas “não”

    Em vez dos pais dizerem apenas “não”, eles precisam explicar o ponto de vista deles de forma consistente. Os pais devem auxiliar o adolescente considerar a própria escolha e entender as responsabilidades envolvidas. Por meio da conversa a família pode se entender e explicar que cada pessoa deve se descobrir sozinha, sem pressão de amigos.

    Mostre alternativas

    Se o adolescente ainda quiser a tatuagem, que tal se ele experimentar a tatuagem de hena? Além de ser temporária, durando em média 20 dias, o adolescente pode testar a sua escolha sem grandes riscos. Dessa forma, o jovem pode se acostumar a ideia e descobrir se quer fazer a arte de forma definitiva.

    Como fazer tatuagem de forma segura?

    Se você vai fazer a sua primeira tatuagem, preste atenção nas dicas a seguir:

    Tenha referências do tatuador

    Não tenha pressa para escolher o desenho e o momento da tatuagem. Portanto, se você estiver inseguro, espere mais um tempo. Ademais, procure por um profissional com excelente referências no mercado.

    Escolha bem o local da tatuagem

    Além de algumas pessoas ainda terem preconceito, o desenho pode se deformar em algumas áreas do corpo. Assim, consulte o tatuador a respeito da arte escolhida e melhor local para desenhá-la.

    Leve uma ótima foto de referência

    Se o tatuador tiver imagens de referência com boa qualidade ele desenvolverá melhor a sua arte.

    Cuide da sua alimentação

    No dia da tatuagem evite bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga. Se você se alimentar e se hidratar de forma adequada, a dor da tatuagem será menor.

    Verifique a ortografia e posição

    Sempre questione o tatuador a respeito do trabalho, verificando a ortografia das frases e detalhes do desenho.

    Leia Também:  Psicologia da Adolescência: algumas características

    Evite aglomerações

    Se quer companhia, leva apenas um amigo que seja maior de idade. Evite aglomerações.

    Vai doer

    Lembre-se que a tatuagem pode doer e algumas partes do corpo são sensíveis. Assim, se não aguentar a dor, peça uma pausa para se recuperar e depois continue o processo. A cabeça, costelas, espinhas, mãos e pés são áreas muito sensíveis.

    Considerações finais sobre tatuagem

    Para algumas pessoas, a tatuagem é uma forma genuína de expressão corporal. Portanto, se você deseja fazer uma arte, precisa considerar os cuidados, riscos e responsabilidades envolvidas no processo.

    Além disso, a pessoa deve considerar o limite de idade para fazer tatuagem. Assim sendo, menores de idade sempre devem consultar os pais a respeito dessa escolha e pedir que eles o acompanhe na sessão.

    Além da tatuagem, você pode marcar a sua vida com o nosso curso online de Psicanálise. O nosso curso de Psicanálise é uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal. Portanto, ajuda você a atingir o seu potencial interno. Garanta já a sua vaga por um preço bastante acessível e descubra como desenvolver o seu autoconhecimento para transformar a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *