um defeito e uma qualidade

Um defeito e uma qualidade pessoal: 20 pares opositivos

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Todos nós somos feitos de opostos internos como uma forma de equilíbrio e obedecer o curso da natureza. Nem todos são parecidos e por isso apresentam pares distintos dos demais. Confira uma lista com um defeito e uma qualidade e veja em quais você se identifica.

Atrasos e pontualidade

Todo mundo tem um defeito e uma qualidade, especialmente os citados acima. Enquanto alguns se atrasam com muita facilidade, outros são extremamente pontuais e até adiantados. A pontualidade é uma qualidade vista como sinal de respeito ao outro e é bastante apreciada em qualquer lugar.

Desleixo e organização

Uma qualidade e um defeito que andam em extremos é a organização e o desleixo. Muitas pessoas são metódicas, mas tantas outras não ligam muito para isso. Dessa forma, tal qualidade e defeito refletem diretamente na postura do indivíduo no cotidiano, implicando em seu sucesso ou fracasso.

Desrespeito e obediência

Se alguém pedir que cite uma qualidade e um defeito seu, evite dizer obediência e desrespeito. Não que ser obediente seja algo ruim, nada disso, mas dá a ideia de ser alguém submisso e manipulável. Quanto ao desrespeito como defeito, não precisamos nem comentar, certo?

Submissão e liderança

Como dito acima em relação aos defeitos, caso se pergunte o que responder quando alguém fizer esta pergunta em uma entrevista de emprego, não diga submissão. Dará a impressão de que é alguém sem muito a contribuir e maleável. Em relação às qualidades, responda que possui segurança para liderar.

Ansiedade e serenidade

Em relação ao que vai acontecer, muitas pessoas sabem se guardar muito bem e permanecerem intactas. Contudo, nem todos são assim e acabam se tornando ansiosos e sofrendo com algo que ainda nem aconteceu. Dessa forma, muitos podem se sentir:

Sufocados

Isso vai desde sensações psíquicas ou físicas.

Sensíveis

Em alguns casos, os ansiosos podem demonstrar algum grau de raiva.

Por outro lado, eles também podem se mostrar levemente dispersos ao ambiente e com as pessoas. Isso porque estão concentrados demais em suas preocupações projetadas.

Tristes

A sensação de sufocamento e solidão podem resultar em uma crise de choro, ocasionada pelo medo gerado por essas sensações.

Hiperatividade e concentração

Muitas pessoas possuem um defeito e uma qualidade bastante comuns: a hiperatividade e concentração. Se por um lado muitos sentem incômodo na quietude, outros acreditam na paz que ela traz. Listamos a hiperatividade como defeito em decorrência da postura de muitas pessoas que gostam de serem o centro das atenções.

Entretanto, e em muitos casos, sabemos que se trata de um sintoma em relação à saúde e desenvolvimento de alguém. Por exemplo, alguém com arritmia cerebral por acidente pode desenvolver esse sinal, mas não foi escolha dela. O contexto define como algo negativo ao indivíduo e ao ambiente.

Indecisão e determinação

Uma pessoa indecisa não passa a imagem de confiança que os outros podem precisar dela. Por outro lado, um indivíduo determinado entrega a solidez que muitos procuram. Em uma entrevista de emprego, é algo interessante a ser dito pelo candidato.

Nervosismo e tranquilidade

Diante das dificuldades, muitos acabam cedendo e relevam uma faceta fragilizada a partir do nervosismo. Todavia, outros se mostram mais controlados e exalam uma tranquilidade invejável. O melhor de tudo é que esta qualidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Pessimismo e otimismo

Um defeito e uma qualidade extremamente opostos é o pessimismo e o otimismo. O primeiro acontece quando uma pessoa não tem muita força para reagir à vida por conta da negatividade em vê-la. Quanto ao segundo, este se mostra como a vontade em ver as coisas boas surgirem no caminho.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Rigidez e flexibilidade

Por mais que manter um padrão dê mais segurança, ser rígido, a depender do contexto, pode implicar em perder oportunidades. Mas quem adota uma postura mais flexível pode elaborar mais ações e planos para trabalhar e viver.

Leia Também:  Que tipo de pessoa eu sou afinal?

Hipocrisia e sinceridade

Um dos defeitos que mais incomodam as pessoas é a hipocrisia. Muitos se valem disso para esfregar verdades que eles mesmos não praticam. Como nem todos são assim, ainda existem aqueles que apreciam a sinceridade na medida certa. Apesar de ser qualidade, se feita em excesso, pode se tornar um defeito.

Preguiça e criatividade

Preguiça é sinônimo direto, mesmo que inconsciente, da vontade de não crescer pessoal e profissionalmente. Nesse caminho, há aqueles que abusam de sua criatividade para construírem soluções praticamente do zero. São pessoas com bagagem mental e emocional muito valorosas.

Reação e proatividade

Reação se mostra como o ato de agir consequentemente a um evento, não se prevenindo e lidando com as sequelas. Já a proatividade, por outro lado, é uma qualidade onde um indivíduo se antecipa em relação a alguma demanda. Por exemplo, se o papel está acabando dentro de um escritório, alguém já repõe e evita atrasos nas entregas.

Equívoco e clareza

Em relação à comunicação, um defeito e uma qualidade bem recorrentes são o equívoco e a clareza. Muitas pessoas emitem uma mensagem incerta, incompleta ou mal interpretada que dificulta a conversa. Já outros sabem muito bem o que querem, sendo claros, precisos e curtos.

Agressividade e adorabilidade

A música Entre tapas e beijos do Leonardo deve ser levada como licença poética. Isso porque, no mundo real, a agressividade é um grave defeito que deve ser evitado a todo custo. Ao invés disso, devemos tentar ser os mais adoráveis possíveis com aqueles que amamos e os desconhecidos.

Crítico e carinhoso

Um defeito e uma qualidade a ser evitado e praticado em qualquer relação é a crítica e o carinho. Em hipótese alguma devemos nos concentrar em tentar diminuir a essência e conquista do outro através de críticas. Dessa forma, devemos tentar ser mais carinhosos e corresponder ao esforço do outro.

Desconfiança e comunicação

Embora a desconfiança possa ajudar a nos livrar de empecilhos, dependendo do contexto, pode nos envolver em problemas. Um relacionamento jamais durará se um dos parceiros não confia no outro. Com isso, a comunicação se torna uma qualidade valiosa e recomendada a qualquer sucesso.

Grosseria e eloquência

Nem precisamos descrever o quanto a grosseria é um defeito gravíssimo. Isso mostra uma ignorância incômoda por quem fala, age ou pensa desse modo. Nisso, quem demonstra eloquência nas palavras, atitudes e comportamentos é bem mais apreciado.

Intolerância e nobreza

Atualmente, a intolerância é algo constantemente a ser rebatido em prol de várias causas. Com isso, a nobreza se mostra como um ato de humanidade, compaixão e respeito. Trata-se de humanizar os outros enquanto humanizamos a nós mesmos.

Sarcasmo e modéstia

Por fim, para encerrar a lista de um defeito e uma qualidade, trazemos o sarcasmo e a modéstia. O sarcasmo se trata de uma ironia mais grave, quase que como um insulto. A modéstia se refere a uma pessoa que não prioriza a vaidade em qualquer nível, demonstrando:

Despretensão

Por mais extraordinário que algo que ela faça seja, ela não se engrandece por isso, não diminuindo ninguém.

Sobriedade

Esse indivíduo sabe das próprias capacidades, mas se mantém firme em relação à sua postura. Não é melhor ou pior, sendo apenas ele mesmo.

  • Não finja
  • Evite a falsa modéstia, evitando a impressão de que quer parecer alguém que você não é.

Considerações finais sobre um defeito e uma qualidade

Não é tão simples para alguns encontrar um defeito e uma qualidade em si mesmos. Tudo é fruto de uma construção social com base nas pessoas e nos lugares que viveu e vive. Assim, o ambiente externo contribui diretamente à sua formação interna.

Leia Também:  Amor líquido: Bauman explica o conceito

Entretanto, isso não significa que tais sinais não podem ser mudados, melhorados e/ou aprendidos. Sempre será tempo de rever conceitos e experimentar novas abordagens. Nesse caminho, poderemos aprender algo novo e produtivo em nossas vidas que nos agregue.

Se quer saber quais falhas e virtudes destacar em si ou numa entrevista de emprego, se inscreva em nosso curso de Psicanálise. As aulas te ajudarão a construir uma persona de acordo com os seus interesses e sua própria personalidade com autoconhecimento. Assim que concluir, trabalhar um defeito e uma qualidade será brincadeira de criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um − um =