12 piores defeitos de uma pessoa

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Os defeitos de uma pessoa podem interferir gravemente nas relações humanas. Essas relações não são apenas as amorosas, mas também as profissionais, fraternas e familiares.

Toda uma carreira pode ser afetada negativamente por algum defeito, não é mesmo? Por isso é importante conhecermos quais são os 12 piores defeitos de uma pessoa. Além disso, é importante fazermos uma jornada de autoconhecimento e percebemos quais desses defeitos nós temos. Afinal, é só quando o reconhecemos que podemos trabalhar neles.

O que é defeito

Vamos começar esse falando da definição de defeito. Você saberia definir?

Segundo o dicionário, o que é defeito?

Se nós procurarmos a palavra defeito no dicionário poderemos ver que é um substantivo masculino. Etimologicamente, esta palavra vem do latim defectus.us, e entre suas definições vemos:

  • uma imperfeição, deformidade que pode ser física ou moral;
  • mau funcionamento de algo;
  • ausência de perfeição;
  • hábitos que causam danos, como, por exemplo, um vício.

Já em relação ao sinônimos de defeito, podemos destacar: avaria, enguiço, vício, mania.

O conceito de defeito

Em relação ao conceito, vemos que defeito é qualquer desvio de um requisito esperado. Ou seja, qualquer característica de algo ou alguém que não alcance nossa expectativa é um defeito. Inclusive, isso pode afetar ou não a capacidade disto em desempenhar uma função requerida.

Assim como ocorre com a ideia de qualidade, definir se algo é um defeito envolve fatores que extrapolam a objetividade. Ou seja, aplicamos nos nossos julgamentos, pensamentos, valores e questão culturais que são nossas.

Dessa forma, vemos as características de alguém de uma forma empírica e não científica e provada. Por essa razão, é preciso cuidado quando consideramos um julgamento como verdade absoluta.

Lista dos piores defeitos de uma pessoa

Agora que já vimos o que é um defeito, vamos a um lista com os 12 piores defeitos de uma pessoa:

1. Ansiedade

Começamos essa lista com um dos grandes males que assolam nossas sociedades atualmente. Esse é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação. Isso considerando que essa situação pode ser desagradável ou perigosa, ou não.

Através de uma projeção de algo que pode ou não acontecer, nós nos abalamos.

2. Autodepreciação

A autodepreciação tem a ver com o pensar e agir de maneira depreciativa de si mesmo. É o desamor pessoal, o complexo de inferioridade, a autopiedade. Ele se dá quando focamos em aspectos negativos em nós mesmos e alimentando este sentimento negativo. Raras são às vezes que buscamos mudar isso que vemos de ruim em nós.

3. Desorganização

A pessoa desorganizada não consegue coordenar suas atividades de forma metódica. Ela não têm método, nem ordem, nem coesão ou coerência. Pessoas assim têm falta de estruturação organizacional e são extremamente bagunceiras. Sendo assim, esse defeito pode interferir demais para a realização dos objetivos dessa pessoa. Afinal, é preciso ter meta e planejamento para alcançarmos nossos sonhos.

4. Discriminação

A discriminação está relacionada à intolerância, preconceito, segregação. Ademais, é um tratamento  injusto dado a alguém por causa de características pessoais.

5. Autoritarismo

Trata-se de agir de forma tirana, excessiva, imprópria, de modo a causar dano moral ou físico a alguém. É algo deplorável.

6. Antipatia

A antipatia é a aversão espontânea, irracional e gratuita por (alguém ou algo). Dessa forma, podemos pensar na antipatia como uma repulsa daquilo que alguém não gosta. Esse é um problema semelhante à descriminação e pode trazer os mesmos problemas.

7. Apatia

Esse é um enfraquecimento de todos os sentimentos. Aqui, o sujeito fica não suscetível de comoção ou interesse. Assim, cultiva a insensibilidade, indiferença. Gera em quem a tem um estado de desânimo, cansaço, esgotamento, falta de vigor, fraqueza física ou psíquica.

8. Comodismo

É aquela pessoa que se afasta de dificuldades. Além disso, esse indivíduo mantém seus pensamentos e comportamentos em coisas com as quais já está acostumado. Raramente causa ou procura algum tipo de desconforto, medo, ansiedade, ameaça ou risco. Afinal, quem não sai da sua zona de conforto.

9. Apego

O apego é sempre negativo, e não é a mesma coisa que amar. Achamos importante fazer essa distinção porque sociedade ocidental confunde amor com apego. Mesmo que as músicas e romances digam “Não sou nada sem você”, “Você é tudo para mim”, “Você me completa”, “Você é a a minha razão de existir”, tudo isso é apego, e não amor.

Leia Também:  Água morna com limão: funciona mesmo?

Lembre-se, o único amor é o incondicional e esse é difícil de encontrar. Afinal, esse amor não espera nada do outro. Isso porque o amor é uma via de mão única.

Por outro lado, quando um relacionamento está baseado no apego, você depende do outro para ser feliz. Ou seja, você sente que precisa estar com o outro a todo momento. Consequentemente, nesse tipo de amor, a sua felicidade não tem origem em você mesmo. Afinal, ela está projetada no outro.

Isso é uma das razões que motiva os atos suicidas de alguns. No término de um relacionamento, alguns acham que não possuem mais razão para viver.

10. Dependência

Ser dependente é ser uma pessoa subordinada aos outros. Pessoas com este defeito ficam dependentes não só financeiramente, mas emocionalmente também. Ademais, vivem inseguras e não conseguem pensar em sonhos pessoais ou acreditar que podem ser felizes sozinhas.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


11. Procrastinação

Esse é um dos grandes defeitos de uma pessoa. Aqui o desejo ou decisão da pessoa não são suficientes para levá-la a agir. A ação é sempre deixada para depois e, consequentemente, pode nunca vir a se realizar. Esse é um problema, pois, essa pessoa ficará sempre frustrada por não conseguir chegar onde quer. É como um ciclo tóxico que não te leva a lugar algum.

12. Falsidade

Falsidade é dissimulação, hipocrisia, fingimento. É quando uma pessoa fingi ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que na verdade não possui.

A pessoa com esse defeito busca enganar o outro e o induzir ao erro. Porém, podemos enganar a todos, mas a falta de autenticidade, atrasa nossa evolução.

Comentários finais: defeitos de uma pessoa

Esperamos que essa lista dos grandes defeitos de uma pessoa te ajude a entender como isso atrapalha na evolução. E como dissermos lá em cima, se você enxergar algum em você, busque melhorar. Ninguém é perfeito, ou seja, todos nós temos defeitos. Porém, podemos minimizar o impacto deles nas nossas vidas. Se você tem interesse por conhece mais sobre o tema, nosso curso de Psicanálise online pode te ajudar. Confira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 4 =