Os 7 grandes livros sobre relacionamento

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Os livros sobre relacionamento podem nos ajudar a melhorar nossos namoros e casamentos. Além disso, eles podem nos levar a entender melhor como um relacionamento deve ser. É claro que nenhum relacionamento é igual ao outro, afinal, somos pessoas únicas. Contudo, eles nos auxiliam a entender melhor alguns padrões e orientar mudanças.

Pensando nisso, nós trouxemos uma lista com 7 livros sobre relacionamento que podem te ajudar. Porém, antes disso, é interessante que entendamos o conceito de relacionamento.

Conceito de relacionamento

O relacionamento entre pessoas é uma união voluntária a qual as pessoas se propõem. O que garante como o relacionamento vai funcionar é a forma como os envolvidos se tratam e se comunicam. Quando os indivíduos se comunicam bem, e gostam de fazê-lo, dizemos que há um bom relacionamento. Porém, quando os indivíduos se tratam mal, e pelo menos um deles não gosta de estar ali, dizemos que há um mau relacionamento.

Além disso, podemos pensar que um relacionamento tem a ver com pessoas que decidem construir histórias juntas.

Como os livros podem nos ajudar

No entanto, diante de tudo isso, como os livros podem nos ajudar não só nos relacionamentos, mas na vida?

É por meio da leitura que as pessoas ultrapassam barreiras e descobrem novos universos. Ademais, é através da leitura temos acesso a conhecimentos que foram propagados e estão externos a nós. Essa é também a oportunidade mais democrática e acessível de desenvolvimento pessoal e profissional.

Dessa forma, os ensinamentos que estão nos livros podem ser acessados e praticados por nós. Inclusive, em nossos relacionamentos.

Lista de livros que podem ajudar no seu relacionamento

Agora que já vimos o conceito de relacionamento e como livros nos ajudam, vamos à nossa seleção de excelentes livros sobre relacionamento:

1. Como mudar o que mais irrita no casamento

Gary Chapman | Mundo Cristão

Há duas declarações bastante comuns em vários casamentos e elas revelam uma expectativa grande em relação ao outro: “Ela sempre foi desse jeito” e “ Ele nunca vai mudar”. Nesse livro, Gary Chapman mostra que é possível ocorrer mudanças nesses pensamentos e no comportamento dos parceiros.

Não e preciso manipulação ou jogos psicológicos para isso. Assim, para comprovar essa tese, Chapman analisa três fatores essenciais para o processo de mudança. Dessa forma, ele mostra as possibilidades para uma nova dinâmica dentro de um relacionamento.

2. Casais inteligentes enriquecem juntos

Gustavo Cerbasi | Sextante

Gustavo Cerbasi é Mestre em Administração pela Faculdade de Economia da USP e autor de vários livros sobre educação financeira. Neste livro, traz sugestões valiosas que devem ser aplicadas desde o namoro. O autor, inclusive, lembra que muitas brigas de casais se iniciam por causa das finanças.

Por isso, ele acredita que discutir o assunto é essencial para a felicidade de um relacionamento. Ademais, saiba que esse livro inspirou o filme brasileiro “Até que a Sorte nos Separe“.

3. Os segredos dos casais inteligentes

Gustavo Cerbasi | Sextante

Esse é mais um livro do Cerbasi. Afinal, como ele diz, falar de finanças é fundamental. Com um texto claro e acessível, esse livro vai transformar a maneira como você e seu companheiro lidam com o dinheiro. Inclusive, afetará a maneira como planejam as finanças, independentemente de qual seja a renda familiar.

Ademais, o livro traz dicas e estratégias para que o casal garanta um futuro sem que comprometa o presente. Ele traz casos reais que tratam de temas como aposentadoria e orçamento mensal.

4. 75 hábitos dos casais felizes

Ashley e Daniel Bush | Sextante

Neste livro, os psicoterapeutas Ashley e Daniel Bush apresentam os hábitos que o casal deve desenvolver para resgatar a intimidade. Isso além de redescobrir o carinho e melhorar a comunicação.



Os autores indicam que é por meio de ações simples e positivas que se recupera a alegria e protege a relação. Assim, quando se coloca em práticas essas atitudes, você e seu companheiro terão a chance de deixar de lado os problemas. Ou seja, deixarão momentaneamente as demandas familiares, profissionais e financeiras e se concentrar no que há de mais importante: o amor que os uniu.

5. Casamento blindado

Cristiane e Renato Cardoso | Thomas Nelson Brasil

Esse livro é baseado na própria convivência do casal de autores Renato e Cristiane Cardoso. Ele traz recomendações para casais sobre como lidar com as variadas situações do cotidiano que envolvem o relacionamento a dois. Os autores abordam questões financeiras, o tratamento e cuidado mútuo, as emoções, os ciúmes e até traumas do passado.

6. As cinco linguagens do amor

Gary Chapman | Mundo Cristão

Leia Também:  Sentir falta é normal? O que diz a Psicanálise?

Esse é mais um livro de Gary Chapman. Inclusive, é um dos mais famosos quando pensamos em livros sobre relacionamento. Aqui, Chapman mostra as cinco formas pelas quais podemos demonstrar amor. Dessa forma, percebe-se o quanto esse livro é importante, pois precisamos lembrar que pessoas não são iguais.

Consequentemente, as linguagens que utilizam para mostrar o que sentem pelo outro também não. As cinco linguagens do amor são: qualidade de tempo, palavras de afirmação, receber presentes, formas de servir e toque físico. Essa leitura nos ajudará a compreender melhor o outro e a nós mesmos. Dessa forma, não criaremos expectativas que não poderão ser supridas.

7. Kama Sutra – da Versão Clássica de Richard Burton

Mallanaga Vatsyayana / Zahar

Um relacionamento também é composto pela relação sexual. Assim sendo, essa precisa estar em equilíbrio também. Por isso, nós indicamos aqui um clássico sobre a arte indiana do sexo e do amor.

Para sua informação, esse livro milenar só se tornou conhecido no Ocidente a partir do século XIX. Sendo que isso só aconteceu a partir da versão do aventureiro e poliglota inglês Sir Richard Burton. Esta edição da Zahar se destaca no mercado brasileiro por unir a versão clássica do texto a 60 belas ilustrações também clássicas. Todas em cores.

O livro aborda a atitude indiana em relação ao amor. Essa, por sua vez, é vista como uma experiência de êxtase, isto é, acredita-se que a satisfação sexual vem do conhecimento objetivo. Mais do que um manual ou um guia, o Kama Sutra é também uma importante contribuição histórica e literária à cultura universal.

Conclusão

Esperamos que nossa lista com livros sobre relacionamento tenha te ajudado. Aproveita e conta para gente se você já leu algum, ou se algum deles foi para sua lista de próximas leituras. Estamos curiosos para saber. Ademais, se você tem interesse de saber mais sobre relacionamentos, nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online pode te ajudar. É um curso completo que te habilita a cuidar e ensinar a cuidar de relacionamentos. Confira!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 11 =