Reprogramação mental feita em 5 etapas

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Você já deve ter ouvido falar o quanto a reprogramação mental pode te ajudar a alcançar seu objetivos. No entanto, será que você sabe como o processo funciona? Se sim, quais os benefícios e técnicas que você conhece para reprogramar sua mente?

A mente subconsciente é uma parte fundamental da nossa psique. Ela é responsável por controlar nossos pensamentos, emoções, comportamentos e até mesmo nossas crenças.

É por isso que a reprogramação mental é uma técnica tão poderosa, pois ela pode nos ajudar a mudar nossos pensamentos e crenças subconscientes, o que pode levar a mudanças positivas em nossas vidas.

Caso não tenha a menor ideia do que seja, te convidamos a ler o nosso artigo. Mais abaixo você encontra um apanhado de informações que vão te ajudar a compreender o processo!

O que é a reprogramação mental

Vamos começar definindo o que é reprogramação mental.

Trata-se de uma técnica que consiste em trabalhar diretamente o nosso subconsciente. Dessa forma, eliminaremos todos os resquícios de crenças negativas. Isso sendo que essas crenças nos atrapalham a desenvolver o melhor de nós em qualquer área de nossas vidas.

É importante frisar que essa tem sido uma técnica muito procurada hoje em dia. Isso se dá pela mudança real que ela vem ajudando a fazer. Afinal, o principal objetivo dessa técnica é acabar com os bloqueios que nos impossibilitam de chegar à realização plena de nosso propósito.

O que são as crenças negativas

Mas o que são essas crenças negativas? Elas são coisas que acreditamos desde nossa infância. Esse tipo de crença diz respeito a ideias limitantes que nos foram impostas, muitas vezes, de maneira sutil. Estas ideias, por sua vez, são decorrentes de traumas, situações e informações que acabamos por internalizar.

Conforme vamos crescendo, mesmo que não haja confirmação real, esse tipo de ideal imposto se torna uma verdade, um valor. Assim sendo, é preciso apontar que uma criança não tem capacidade analítica, principalmente quando muito nova. Ou seja, tudo se torna muito maior e verdadeiro para ela.

Dessa forma, se você internalizou algo inverídico quando criança, você não se torna horrível por isso. Você só era uma criança. Porém, como vimos, essas crenças podem nos limitar. A reprogramação mental nos ajuda a mexer nisso.

Como funciona a reprogramação mental

Mas, afinal, como funciona essa técnica de reprogramação mental?

Primeiramente, nossa mente é algo muito complexo. Há muitas divisões conscientes, inconscientes e subconscientes. A psicanálise, por exemplo, conta com muitos estudiosos que dedicam ou dedicaram sua vida para tentar entendê-la.

Diante disso, a reprogramação mental vai basear seu trabalho em imagens subliminares e frequência sonoras na nossa mente.

Durante o processo, a audição vai agir de maneira única. Isso porque ela vai disparar, automaticamente, uma abertura no subconsciente. Por essa abertura, vão ser introjetadas mensagens positivas de maneira eficaz.

Dessa forma, a partir de repetições e ideias, a pessoa vai conseguir sair do padrão negativo. No entanto, não é apenas isso: ela vai conseguir também criar crenças que vão transformar positivamente suas vidas.

Benefícios da reprogramação mental

Ao fazer a reprogramação mental, você irá se aproximar com mais disposição de todos os seus objetivos. Você conseguirá alcançá-los apenas modificando seus pensamentos que antes eram negativos em positivos.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Essa transformação vai fazer com que você perceba novas habilidades que estavam escondidas em você. Você terá mais disposição para correr atrás dos seus sonhos. Afinal, você não terá mais uma crença para dizer que você não é capaz.

    Portanto, a reprogramação mental pode ajudar as pessoas a:

    • Alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
    • Melhorar sua autoestima e autoconfiança.
    • Lidar com o estresse e a ansiedade.
    • Superar traumas e bloqueios emocionais.
    • Ter uma vida mais feliz e plena.

    Técnicas/etapas que ajudam na reprogramação mental

    Agora, vamos as técnicas de reprogramação mental. Elas são feitas de maneira prática e simples. Assim, a grande chance para atingir o sucesso com a mesma, é a vontade e decisão da pessoa que se submete ao tratamento.

    Com isso, no dia a dia a pessoa pode utilizar uma ou mais das técnicas que vamos listar aqui.

    1. Hipnose e Auto-hipnose

    A hipnose trabalha diretamente com a mente subconsciente. Ela é uma prática muito eficaz e pode ajudar você a alcançar os seus objetivos mais ousados. Ademais, estar em um estado de relaxamento extremo ajuda a aplicá-la.

    Isso ocorre porque enquanto você estiver neste estado, a mente consciente se libera de seu aperto. Dessa forma, as atenuações autocríticas e a mente subconsciente tornam-se de mais fácil acesso.

    Com isso, a sua mente subconsciente passa a aceitar de maneira mais fácil novos pensamentos. Logo, a reprogramação mental para realizar seus objetivos é mais eficaz.

    Essa técnica pode ser feita com um hipnoterapeuta clínico. No entanto, se você não estiver interessado em gastar dinheiro, é possível usar uma das muitas gravações de auto hipnose que estão disponíveis online.

    2. Hábitos saudáveis

    Os hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina das pessoas que desejam mudar as suas vidas. Assim, a pessoa deve:

    • agregar alimentação inteligente;
    • prática de atividades físicas;
    • e meditação para alcançar um nível de entendimento maior.

    Ou seja, é necessário reprogramar a sua mente não só com crenças, mas com práticas positivas. Afinal, nosso corpo e mente são partes de nós e não podemos trabalhar um e negligenciar o outro.

    3. Visualização

    A visualização é a prática de criar imagens mentais detalhadas que retratam o que desejamos. É projetar no mundo real aquilo que você tem em sua mente. Por exemplo, a fotografia daquela cidade que você tanto quer conhecer.

    Essas imagens vão estimular o seu subconsciente. Dessa forma, ele vai aceitá-las como realidade e vai dirigir os seus comportamentos para que isso aconteça.

    Porém, o processo não se resume apenas a ver uma imagem. Trata-se, principalmente, de pensar detalhadamente sobre o que está sendo visualizado, isto é, abrigar isso em sua mente. Entenda melhor com este exemplo: não basta só ver o lugar para o qual quer viajar, mas se ver lá, acreditar que está passeando pelas ruas, tirando fotos.

    Esse detalhamento vai trazer riqueza de detalhes para sua mente e os planos para chegar lá serão melhores.

    4. Afirmações

    As afirmações positivas são declarações de que algo que você quer já é real. Você deve declará-las no presente e com uso pessoal. Elas devem conter emoções intensas e você conseguirá substituir seu pensamento negativo por um padrão positivo.

    Não se deve declará-las apenas uma vez, mas repeti-las sempre.Isso ajudará seu subconsciente a criar novos caminhos. Além disso, você perceberá que seus pensamentos e emoções mudarão.

    Afinal, ao repetir algo muitas vezes, sua mente vai passar a acreditar nisso. Sabe o que dissemos sobre internalização quando se é criança? Então, aqui essa internalização será motivada por algo que você quer e considera bom.

    E quando você for fazer algo que se relacione aquilo que você quer, sua mente conectará essa verdade estabelecida. Consequentemente, você terá comportamentos que te levem a isso.

    Assim como precisamos repetir várias vezes algo até sermos bons nisso, repetir as frases é fundamental para acreditar em seu conteúdo.

    5. Programação Neolinguística (PNL)

    A PNL tem uma série de técnicas e processos que trabalham diretamente com o subconsciente. Conheça algumas mais abaixo:

    • O Swish é usado para substituir rapidamente uma imagem negativa por uma positiva. Isso é feito rapidamente, de 10 a 20 vezes, e a pessoa muda automaticamente muda essas imagens.
    • Além disso, a ancoragem é uma técnica maravilhosa para acessar os sentimentos poderosos e positivos do subconsciente. Para aplicar essa técnica, é preciso algum conhecimento consciente para provocar a âncora. Porém, isso vai tornar-se mais inconsciente ao longo do tempo.
    • Também há a cura de fobia. Essa pode ser usada para embaralhar uma memória do passado para não promover um sentimento negativo no presente.

    Aqui no blog, inclusive, temos outros artigos falando mais sobre a PNL. Nós acreditamos que eles podem ser super úteis para você.

    Comentários finais: reprogramação mental

    A reprogramação mental é uma técnica poderosa que pode nos ajudar a mudar nossas vidas. Ela não é fácil, mas é possível com dedicação e perseverança. Se você está procurando uma maneira de melhorar sua vida, a reprogramação mental é uma opção que vale a pena considerar.

    Afinal, nossos sonhos são importantes e precisamos batalhar por eles. Ademais, poder ter uma mente mais preparada para chegar lá nos ajudará muito! Se você quer saber um pouco mais sobre o tema, nosso curso 100% online sobre psicanálise pode te ajudar. Não deixe de conferir!

    12 thoughts on “Reprogramação mental feita em 5 etapas

    1. Marcio Eustaquio Brasileiro disse:

      Quero um video para fazer uma reprogramacao mental no subconsciente.

    2. Gracilene Venâncio da Silva disse:

      Ouvi sobre reprogrmação mental por parte do psicólogo que ia cuidar de mim, mas não foi possivel fazer o tratamento. mas é aprimeira vez que leio um artigo sobre reprogramação mente e PNL. Me ajudou bastante, embora eu na época tenha compreendido a essência o que foi possívelme curar de muitos transtornos emocionais. Pretendo ler outros artigos em breve. obg.

    3. Muito bom esse artigo, obrigada por esclarecer minhas dúvidas!

    4. Olá!
      ótimo texto, eu só gostaria de tirar uma dúvida. É possível acabar ou mudar um fetiche com a reprogramação mental?

      1. Acredito que sim, tem como, pois é algo,numa vontade do subconsciente

    5. sinto imensa felicidade e gratidão pela explicação.

    6. sinto muita alegria e gratidão pela publicação.

    7. Eliel Rocha Silva disse:

      gostaria de tentar!
      onde faço e como faço?

    8. Recomendo muito as práticas de reprogramação mental. Faz muita diferença em nossa realidade.

    9. Greyziele Dutra disse:

      A mente é fantástica, tem um poder imensurável. Infelizmente não aprendemos a lidar com ela na escola e publicações como essa ajudam muito.
      Eu me libertei de muitos medicamentos e sintomas através da Hipnoterapia, auto hipnose, áudios, reprogramação mental.
      Funciona de verdade, mas não é pra qualquer pessoa, precisa ter determinação, disciplina, foco e muita disposição.
      É um processo, é diário.
      Depois de me transformar e me encantar com a Hipnose, mudei de carreira e hoje Eu Sou Hipnoterapeuta.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *