Sonhar com rato: 15 formas de interpretar

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

É possível dizer que ninguém deseja ter um pesadelo quando vai dormir. As pessoas esperam ter uma boa noite de sono que as revigorem e as deixem dispostas para mais um dia. Assim sendo, todos nós torcemos para tenhamos sonhos com aquela almejada viagem ou com a compra daquele celular que sabemos que dificilmente será realizada na realidade. Provavelmente ninguém espera sonhar com rato.

Por que não?

Na verdade, nós sabemos que existem muitas pessoas que gostam de ratos. Existem aquelas que inclusive compram hamsters para cuidarem deles em casa. Esses animais tornam-se verdadeiros amigos e, por isso, não são desses casos que nós estamos falando. A imagem que nós queremos passar é daquele rato asqueroso, sujo, roliço e repulsivo.

Se nós não queremos topar com esse animal em nenhum lugar, imagine o quanto é desagradável quando ele aparece nos nossos sonhos (que não podem ser chamados desse jeito; sendo mais apropriado chamar essas experiências de pesadelos). É bem comum que quem passe por essa situação se pergunte o motivo de isso ter acontecido.

O que significa sonhar com rato?

Se você deseja saber a explicação para esse acontecimento, iremos te oferecer aqui 15 possibilidades de respostas. Claro que nenhuma irá ter um respaldo científico, no entanto, elas podem ser bem satisfatórias já que fazem bastante sentido. Assim sendo, esperamos que alguma delas mate a sua curiosidade da razão para você ter tido esse pesadelo.

É necessário prestar atenção em algumas pessoas

Pense naquelas pessoas que estão na sua vida e, a princípio, parecem não te fazer nenhum mal. Será que não temos que reavaliar a sua atuação nas nossas vidas? Será que elas realmente são inofensivas? Pode ser que elas estejam te prejudicando em algum sentido. Se você sonhou com um rato, fique atento a essa questão!

Cuidado com a falsidade

Nós sabemos que existem muitas pessoas que se dizem nossas amigas, mas estão buscando maneiras de nos fazer algum mal. Assim, tome cuidado com pessoas falsas. Você pode se perguntar como saber se uma pessoa é duas caras. Não é muito difícil encontrar os sinais. Na maioria das vezes, o problema é que nós os ignoramos e achamos que é coisa da nossa cabeça. Talvez o nosso inconsciente pode estar nos dando um alerta.

Se livre da culpa

Esse tipo de sonho também pode ser um indicativo de que você se sente culpado. Talvez seja a hora de você se perdoar por algo que você fez ou também seja necessário que você faça algo para resolver o problema que você causou. De qualquer forma, viver com esse peso nas costas só será prejudicial para você!

Leia Também:  Liberdade: significado político, econômico e psicológico

Deixe a inveja de lado

Se você sonhou com um rato, talvez seja um sintoma de que você tem prestado muita atenção na vida das outras pessoas e que isso tem te consumido. A inveja é tão suja como um rato. Ele significa que você não só deseja o que a outra pessoa tem, mas também quer que ela perca perca essa coisa que você admira. Melhor se livrar desse sentimento.

Reflita sobre os seus desejos

Viver gananciosamente também não é uma boa! Não tem nada de errado em desejar coisas para si. No entanto, quando você começa a passar em cima de pessoas para alcançar aquilo que você quer ou então faz uso de meios ilegítimos para atingir os seus objetivos, isso começa a ser um problema. Talvez o seu sonho possa estar te chamando atenção para essa questão.

Esteja pronto para o luto

Há quem diga que quem sonha com rato pode estar prestes a passar por uma fase muito complicada em sua vida, que pode ser a perda de alguém que você ama. Infelizmente não há o que fazer para impedir isso. Mas se, por acaso, você passar pelo luto depois de sonhar com um rato, você poderá confirmar que esse sonho foi uma espécie de aviso.

Se prepare para uma possível enfermidade

Digamos que não há também como se preparar para isso, mas seria bom você estar mais aberto a essa possibilidade se sonhar com rato. Isso porque quem tem esse tipo de sonho pode acabar tendo essa experiência. Assim sendo, se você ficar doente pouco depois de ter esse pesadelo, não há como dizer que ele foi uma espécie de premonição.

Esteja atento a possíveis términos de relacionamento

Ninguém deseja terminar com o namorado ou se afastar de um grande amigo. No entanto, nós sabemos que essas coisas acontecem e, se você sonhou com um rato, é bem possível que você possa ter essa experiência no futuro. Assim sendo, cuide dos seus relacionamento para não perdê-los.

Fique ciente de possíveis traições

Pode ser que alguém que você ama possa te trair no futuro. Fique atento então aos seus relacionamentos e preste atenção aos sinais que as pessoas podem estar te dando. Esperamos que esse não seja o seu caso, mas, se você teve esse tipo de sonho, não faz mal ficar mais atento.

Cuidado com os seus gastos

Sonhar com rato pode ser um indício de que você está gastando muito dinheiro sem necessidade. Por essa razão, talvez seja a hora de você colocar todos os seus gastos na ponta do lápis e pensar sobre o que você pode fazer para retomar o controle da sua vida financeira.

Se prepare para ganhar dinheiro

Felizmente, nem todo sonho com rato é um sinal negativo. Pode ser que você esteja sendo avisado de que você irá ganhar dinheiro. Assim sendo, pode começar a organizar viagens que logo logo você pode ter condições de realizá-las! Quem diria que esse tipo de sonho também pode sinalizar coisas boas?!

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Aproveite as oportunidades que aparecerem na sua frente

    Pode ser que possam aparecer boas oportunidades para você nos próximos dias caso venha a sonhar com rato. Fique atento a elas e não deixe de aproveitá-las. Se você sonhou com um rato, é bem possível que isso aconteça. Mesmo que você não acredite nisso, fica aí o aviso!

    Leia Também:  Como interpretar sonhos: método de Freud

    Tenha cuidado com a sua insegurança

    Se você teve esse tipo de sonho, pode ser um indicativo de que você anda muito inseguro. Assim sendo, busque ser mais otimista e seguir a vida com mais confiança. Muitas vezes a insegurança te impede de aproveitar a vida da forma como ela deve ser aproveitada.

    Esteja pronto para superar situações negativas

    Caso você tenha sonhado com um rato, esse pode ser um sinal de que logo você irá superar uma situação adversa da sua vida! Esse é um motivo para comemorar, não é mesmo? Só que não deixe de fazer a sua parte para que isso aconteça!

    Esclareça o que tiver de ser esclarecido

    Pode ser que você esteja vivendo num ambiente complicado em que você sente que as pessoas estão mentindo para você. Se você sonhou com um rato, talvez esteja na hora de você buscar resolver essa situação.

    Considerações finais: sonhar com rato

    Como você pôde ver, há várias interpretações para os sonhos com ratos. Você também pode buscar explicações baseadas na psicanálise. Para isso, te indicamos o nosso curso de Psicanálise Clínica. Certamente você entenderá melhor o que os estudiosos dessa área têm a falar sobre os sonhos e os pesadelos. O curso é 100% online e você pode se matricular agora! Não perca mais tempo!

    Se você gostou deste artigo sobre sonhar com rato, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas. Também te convidamos a ler outros dos nossos artigos do blog.

    2 thoughts on “Sonhar com rato: 15 formas de interpretar

    1. Meu sonho foi bem diferente do costume, sonhei com um rato cinza grande, que veio pra cima de mim, porém eu coloquei a cadeira em cima dele, e ficou por ali por horas, eu sentada na cadeira, depois levantei para vê se ele estava morto, e ele subiu na cadeira e foi para o meu braço, me morder, e fiquei pedindo ajuda para o meu pai, e ele pegou o rato e torceu, torceu tanto que ele não conseguia andar, meu pai o soltou, pois já estava prestes a morrer, e ficou meio que se arrastando, ando bem devagar, e fiquei com muito medo, por conta das doenças transmitidas por um rato, fui desinfeccionar com álcool, depois que fui olhar no lado da casa, ele estava lá, deitado, fedendo muito, logo pensei que estava morto, mas depois levantou e continuou na sua andando meio se arrastando, e minha gatinha querendo chegar perto kkk, foi um sonho bem diferente.

    2. Eu sonhei que tinha um homem na minha frente, próximo a uma esquina, ele pegou o rato pelo rabo e comeu e eu fiquei olhando. O que significa?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    onze + dezenove =