O que quer dizer Sonhar com Cachorro?

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

O que pode significar sonhar com o melhor amigo do homem, isto é, sonhar com cachorro? Essa amistosa relação no mundo físico pode ter outras representações em nossos sonhos? Entenda de que forma este sonho pode ser interpretado!

Sonhar com cachorro pode ter diferentes representações simbólicas. Afinal, as imagens oníricas refletem, invariavelmente, os impulsos e instintos que compõem o indivíduo e seu íntimo existencial. E os animais, pela sua peculiar constituição, são peças de rica análise nessas projeções.

Os animais são cultuados desde os tempos primórdios por inúmeras civilizações. Sempre foram símbolos de culto e proteção em acordo com sua personalidade irracional. A materialidade de suas constituições sempre esteve ligada aos atributos da psiquê humana.

Portanto, o sonho com cães nos remete a um dos principais predicados desses animais: a fidelidade. E isso deve ser observado juntamente com os outros elementos representados nos sonhos. Sendo assim, é necessário se voltar à particularidade de cada experiência com este elemento.

Sonhar com cachorro atacando

Os animais presentes nos sonhos falam de nossa necessidade de lidar com os atributos que os mesmos representam. Agressividade, domínio, lealdade, o puro instinto… todos esses elementos estão representados por essas figuras em sonho. Assim, trabalhar nossos impulsos e harmonizá-los com a nossa realidade é o caminho.

Como foi dito, o cão é um animal muito ligado à noção de fidelidade e lealdade. Cães são uma presença sempre bem-vinda e desejada na maioria dos ambientes domésticos. Sua companhia, docilidade e defesa fiel de seu dono os elevaram à categoria de melhor amigo do homem.

Sonhar com cachorro mordendo, portanto, pode evidenciar a necessidade de lidar com o descontrole emocional. Portanto, é um alerta para mudança interna em relação a terceiros e não o contrário. Não se trata de uma ameaça iminente, mas sim de um sinal de que é preciso dominar seus impulsos raivosos.

Do cão se espera que seja dócil e jamais machuque as pessoas do seu convívio. Dessa forma, no momento em que ele morde a confiança e os laços se perdem. O sonho com cães mordendo pode se manifestar para quem, em acessos de raiva, magoa pessoas de seu convívio.

Espera-se que a lealdade das pessoas se mantenha mesmo diante de vontades não satisfeitas. O que não é muito comum e costuma prejudicar relações de intenso convívio. A lealdade respeita o espaço emocional do outro e não o sufoca diante de desagrados, em analogia, ela não “morde”.

Sonhar com cachorro em postura de defesa

Jung afirma que “o animal, que é no homem a sua psique instintiva, pode tornar-se perigoso, quando não é reconhecido e integrado na vida do indivíduo”. Sendo assim, precisamos reconhecer nas projeções de nossos sonhos aspectos que reprimimos.

Um cão defende seu dono e sua casa, é o seu protegido e o seu território. Isso representa a lealdade ao que lhe foi confiado. Contudo, a interpretação aqui pode merecer mais intimismo e autoanálise diante de sua atitude para com a vida. Você anda sendo leal aos seus princípios e valores?

Possivelmente um sonho nesta condição trate da “invasão” que está sendo consentida em sua vida. O inconsciente expressa por meio dos sonhos necessárias mudanças para o alcance da plenitude do ser. Entretanto, a captação dessas mensagens nem sempre se faz clara ou relevante para nós.

O indivíduo que sonhar com cachorro promovendo defesa pode estar faltando com lealdade a si mesmo. Isso indica que está cedendo às imposições socioculturais e seus padrões exigentes. Assim, suas próprias convicções e expressão individual podem estar sendo podadas.

Leia Também:  Significado de sonhar com carteira de dinheiro

Sonhar com cachorro acarinhando

Sonhar com cachorro também pode estar ligado à questão da dependência emocional. Um cão exige insistentemente interação afetiva com o seu dono, e ele a cobra indo ao seu encontro. Portanto, este sonho pode representar sua carência afetiva em relação a determinada pessoa.

Pessoas emocionalmente dependentes têm na vida do outro o foco de suas próprias vidas. Sendo assim, elas se tornam sombras, deixando de viver para assumir a vida do outro. Preocupam-se em resolver problemas alheios enquanto elas mesmas vivem em densos conflitos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Isso reforça a ideia da dependência emocional, da necessidade de se fazer útil para manter pessoas por perto. E assim, terminamos negligenciando nossa própria vida e permitindo que outros nos dominem pela nossa necessidade afetiva.

Muito comum nas relações maternais e amorosas, a dependência afetiva interfere na dinâmica vital de todos os envolvidos. O carente afetivo está atento a tudo o que o outro faz e de que necessita. Com isso, ele deixa de lado suas próprias prioridades e negligencia a própria vida.

Sonhar com cachorro roçando nas pernas ou forçando o focinho nas mãos em exigência de carinho é um sinal claro. Você está dependendo de um carinho que não se dá voluntariamente, que precisa ser exigido, reclamado.

Comentários finais: sonhar com cachorro

Os cães, por serem animais tão familiares, podem representar padrões de herança em nossa família, segundo a psicologia sistêmica. Atento aos sonhos com estes animais podemos identificar esse padrão a fim de adequarmos nossa atitude consciente.

A psicologia sistêmica trata da reprodutibilidade de padrões comportamentais por gerações sucessivas. Sendo assim, hábitos e vícios de bisavôs/avôs/pais podem estar sendo repetidos pelos netos e filhos. E para garantir essa reprodutibilidade gerações mais novas são influenciadas inconscientemente.

Desta forma, o cachorro vem pra simbolizar um forte complexo dentro da família. Por isso é preciso estar atento a todos os elementos que compõem o cenário do sonho. São eles que podem nos auxiliar na identificação do padrão ao qual temos nos mantidos fiéis de forma compulsiva.

Alguns aspectos de padronização são:

  • Relacionamentos conturbados;
  • Desastres financeiros;
  • Vícios (drogas, álcool, sexo);
  • Tendências suicidas

Esses e outros aspectos podem representar nas atuais gerações um padrão de complexo familiar. Desta forma, sonhar com cachorro, que é um ícone tão representativo da unidade familiar pode apontar para esta vertente.

Em outro aspecto os animais domésticos estariam muito ligados à afeição maternal. Isto pelo fato de animais domesticados estarem ligados a instintos passionais mantidos sob controle. Assim, o cão nos sonhos representaria o desejo de afeto materno.

Como saber o que meu sonho significa?

A interpretação dos sonhos não possui um processo definido ou uma técnica exata e precisa. Entretanto, os estudos em psicanálise apontam para o simbolismo material de elementos presentes nos sonhos. São eles que podem nos nortear na identificação dessas mensagens subconscientes.

Afinal, elas nada mais são do que o manifesto do que está adormecido em nós, oculto. E para isso precisamos despertar para o autoconhecimento, para nos entender enquanto seres complexos. E essa complexidade deve ser entendida em meio a todos os elementos que lhe rodeiam.

Assim como com os sonhos, precisamos estar atentos a esse tipo de representaççao que foi abordada. Que parte de nós está ali representada? Qual sentimento está exposto naquela cena? Qual o meu momento, como me comporto e o que tem me impedido de viver com plenitude? Isso são os sonhos, uma chave para a descoberta de novos caminhos a seguir em busca da harmonia do ser.

Leia Também:  A Interpretação dos Sonhos: breve análise do livro de Freud

Diante de tudo o que foi exposto, fica evidente a importância de saber como interpretar o sonhos com base em estudos psicanalísticos. Esteja você vivendo episódios de sonhar com cachorro ou não, por que não se aprofundar mais no assunto? Para isso, matricule-se em nosso curso de Psicanálise Clínica online. Ademais, não se esqueça de conferir nossos outros artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + um =