Sonhar com dente e sonhar com dente caindo

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Sonhar com dente está na lista de um dos sonhos mais comuns. Na mesma medida ele pode ter distintas interpretações de acordo com a natureza do sonho e a pessoa que sonha. Por outro lado, sonhar com dente caindo tem várias implicações que podem ir desde a autoestima até alguma repressão afetiva.

Com relação a isso, Freud diz que nossos sonhos não são um absurdo sem sentido, muito ao contrário. Sendo assim, eles representam nossos desejos e emoções às quais não damos vazão.

Portanto, nada deve ser ignorado de nossas experiências em sonho. Todos os detalhes precisam ser cuidadosamente apreciados e terem sua simbologia avaliada. Ainda mais quando se trata de algo tão próprio da humanidade como sua composição física.

Sonhar com dente

Os sonhos com dentes quase sempre remetem à queda dos mesmos. Por isso, podemos encontrar um padrão típico nesta experiência que dirá respeito às vicissitudes próprias da condição humana. Entretanto, sempre é válido e necessário que se avaliem outros elementos presente no sonho.

Sonhar com dente caindo pode relacionar-se com a ideia de um abalo significativo. Os dentes são ossos, e mesmo que distintos dos ossos de sustentação, compõem estrutura de suporte. Sem eles aptidões básicas da anatomia dental do ser humano, como mastigação e fala, não seriam possíveis.

A psicologia evolutiva atribui aos mesmos o status da condição de poder. Na natureza primata, a exposição dos caninos é comum para demonstrar poderio sobre os demais do grupo. Sendo assim, deduz-se que a presença dos dentes nos sonhos trate de algo de suma importância.

Contudo, esta interpretação precisa ser tomada do ponto de vista simbólico, como é próprio dos sonhos. Por isso é importante que aquele que sonha esteja voltado para si, para reconhecer as mensagens implícitas em seu sonho.

O processo natural de nossa dentição, os dentes de leite e a dentição definitiva são pontos que possuem representatividade. Isso também vale para a própria harmonização e sustentação facial que contribuem para nossa estética. Com toda essa extensão de conceitos é necessária uma cuidadosa interpretação.

Na sabedoria popular, sonhar com dente caindo está ligado à ideia de luto de forma muito determinante. Entretanto, acreditamos que os sonhos não são prenúncios certos de coisas, mas avisos de necessárias mudanças. Mudanças essas que abrangem fundamentalmente o nível emocional.

Sonhar com dente caindo

Renascimento

Durante a infância provaremos a queda dos nossos dentes de leite. Eles serão substituídos gradualmente pela dentição definitiva no sentido da evolução etária. Sendo assim, essa queda simboliza um renascimento, uma evolução, a entrada em uma nova fase.

Por isso, sonhar com dente caindo pode representar um forte renascimento do ponto de vista existencial. A necessidade de se abandonar antigos hábitos e crenças limitantes a fim de evoluir. Desta forma, atingir essa outra fase está representada na queda do referido dente.

A queda do dente responde pela fragilidade do ser, uma vez que primordialmente eles podem ser vistos como presas. Portanto, sem dentes estaríamos frágeis e suscetíveis, sem condições de seguir em frente e conquistar novos rumos.

A fragilidade dos dentes infantis se transmuta na força da dentição permanente adulta. Você tem se limitado? Quais situações tem tido de enfrentar? Se sente ameaçado? Uma fera selvagem sem dentes está suscetível ao ataque.

Autoestima

Observe a face de um idoso que perdeu naturalmente alguns de seus dentes. Sua face é descaída, não é mesmo? Sua fala é dificultosa e a mastigação quase não é possível. Isto porque os dentes são elementos que contribuem para a harmonização facial e consequentemente nossa estética.

Desta forma, sonhar com dente caindo pode representar uma questão ligada à autoestima. O sorriso e a comunicação são inteiramente dependentes da presença dos dentes. Assim, sem eles as pessoas se sentem inseguras e impróprias ao diálogo e às relações sociais.

Portanto, a queda dos dentes pode simbolizar a fragilidade da autoestima. Alguém que dá muita importância à forma como é vista pelos outros no sentido de aprovação. Com isso, a insegurança e o medo do julgamento são sentimentos comuns que a impedem de viver com plenitude e verdade.

A interpretação do mundo à nossa volta

Dentes são órgãos fundamentais do processo digestivo, já que são eles que reduzem o alimento para que seja processado nos órgãos internos. Logo, sem eles nossa nutrição ficaria completamente comprometida. Uma vez desnutridos estaríamos propensos à doença e mesmo à morte.

Leia Também:  Como interpretar sonhos: método de Freud

No entanto, como isso chega ao mundo dos fenômenos oníricos? Você costuma “digerir” bem os acontecimentos ao seu redor? Ou se deixa abalar de tal forma pelos mesmos que engessa a própria vida? Sonhar com dente caindo pode simbolizar a sua incapacidade de assimilar a realidade à sua volta.

Partes do nosso corpo que não são utilizadas se atrofiam e perdem funcionalidade. Se não estamos “mastigando” bem nossos conflitos a tendência é que nossos dentes se tornem dispensáveis.



Perder os dentes por extração

Sonhar com dente caindo por meio de extração pode ter conexão com a necessidade real de cuidado com os mesmos. Uma vez que são elementos tão importantes de nossa constituição fisiológica e estética merecem o devido zelo.

Por outro lado, essa extração pode dizer respeito à necessidade de extirpar algo nocivo de nosso interior. Uma mágoa, um ressentimento ou sentimento de culpa pode estar nos causando um imenso desconforto. Da mesma forma que um dente cariado gera alivio ao ser extraído, o mesmo se dará com o sentimento.

Conclusão

Quando crianças presenciamos a queda de nossos dentes de leite. Sabemos que eles serão futuramente substituídos por outros,e isso fica gravado em nossa psique. Logo, tal representatividade será exposta em nossos sonhos como forma de revelar nosso renascimento de uma forma geral.

Os detalhes do sonho que cabem à particularidade de quem sonha precisam ser levados em conta. Afinal, os sonhos são símbolos de uma expansão que não é nada além de pessoal. Portanto, cada experiência é única e precisa ser vista como tal.

Não é reprovável que se siga uma lógica na interpretação de sonhos que envolvem o natural. No caso de nossos dentes, é totalmente plausível que nos atenhamos às características funcionais que os mesmos representam.

Na cultura popular, sonhar com dentes de modo geral está ligado à morte física. No entanto, sabemos que crenças sustentam que a morte nada mais é do que o renascimento para outra vida. Sendo assim, para renascer é preciso deixar morrer o antigo eu.

Expandir a consciência através do autoconhecimento nos coloca em lugar mais privilegiado no tocante aos sonhos. Deixamos de entendê-los como meras mensagens diretas e limitadas. Assim, passamos a encará-los como mensagens de nosso próprio eu adormecido nos conduzindo a novos caminhos de elevação.

Assim, sonhar com dente caindo não deve te assustar, mas chamar a atenção para a mudança. Saiba mais sobre esse tipo de intepretação se matriculando em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD. Nele discutimos estas e outras aplicações da psicanálise no cotidiano de um indivíduo.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =