Significado de Abstrair e como desenvolver a abstração?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Você sabe o significado da palavra abstração? Em uma das definições normalmente apresentadas pelos dicionários, abstrair é o ato de não levar certos aspectos em consideração. Você é uma pessoa que abstrai de algo facilmente ou você se preocupa demais com as coisas que acontecem ao seu redor?

Podemos afirmar que é muito importante abstrair de certas coisas. Isso porque quando nós nos perturbamos facilmente, vivemos uma vida estressada e estamos mais propensos a ter problemas como pressão alta e transtornos de ansiedade. Assim sendo, é importante que optemos por um estilo de vida mais tranquilo e estável.

Não estamos dizendo que abstrair é a coisa mais fácil do mundo. Muito pelo contrário. Pode ser muito difícil deixar de se preocupar com certas coisas. No entanto, vale a pena buscar ser uma pessoa mais calma e impassível. Você poderia afirmar que não sabe como fazer isso. E é exatamente o que gostaríamos de ouvir. Isso porque, neste artigo, nós iremos dar algumas dicas de como você pode desenvolver a abstração.

Se você está interessado nelas, não deixe de pegar o papel e a caneta e anotar todas as nossas sugestões. Mais do que isso; esperamos que você as coloque em prática. Não vai ser uma transformação que acontecerá da noite para o dia, mas você vai ficar muito feliz quando perceber que ela está acontecendo.

Dicas de como desenvolver a abstração

Seja mais otimista

O ser humano costuma sempre ver o lado negativo das coisas. Nós tendemos a sempre esperarmos o pior da vida. Se temos que fazer um teste, temos a facilidade de acreditar que iremos mal nele. Quando vemos um copo que está preenchido até a metade, estamos propensos a interpretar que ele está quase vazio em vez de pensar que ele está quase cheio.

Viver dessa forma é caminhar na direção oposta da abstração. Como viver de uma forma despreocupada quando nós sempre estamos esperando o pior de tudo? É necessário que tenhamos otimismo para abstrair. Não estamos falando de uma crença estúpida de que tudo na vida dará certo porque isso não irá acontecer.

No entanto, é possível acreditar que mesmo que algo não dê certo de primeira, é possível tentar de novo e ter um diferente resultado. Você pode inclusive desistir de certos hábitos e encarar as experiências negativas de sua vida como aprendizados. É importante sempre lembrar que é possível ter o controle do quanto certos acontecimentos podem te afetar.

Tenha consciência que a vida é cheia de imprevistos

Um dos nossos maiores erros é acreditar que a vida deve ser perfeita. Na verdade, uma das maiores certezas que você precisa ter é de que imprevistos sempre acontecem. Eles acontecem com tanta frequência que eles deveriam ser previstos. Quando nós temos a consciência de que os eventos que acontecem ao nosso redor não estão sob o nosso controle, nós abstraímos mais dos problemas.

Afinal, o que nós podemos fazer se algo não saiu do jeito que nós gostaríamos? Nós não podemos mudar nada do passado. No entanto, nós podemos decidir o que vamos fazer com relação o futuro. Voltamos então à primeira dica: é importante sermos otimistas e buscar ver os imprevistos a partir de uma nova perspectiva.

Encontre algo que você goste de fazer

Uma das melhores coisas que pode fazer para abstrair dos seus problemas é encontrar o que fazer. Certamente você já ouviu o ditado “cabeça vazia é oficina do diabo”. Ele pode parecer bobo, mas há muita verdade nele. Tendemos a pensar nos problemas quando estamos desocupados. Mas, quando ocupamos o nosso tempo com atividades agradáveis, passamos a pensar na nossa felicidade.

Leia Também:  Lista de sentimentos: os 15 principais

Assim sendo, não deixe de fazer aquilo que te dá prazer. E se você não sabe exatamente o que é essa coisa, faça o possível para descobrir. Há tantos hobbies que podem ser praticados! Escolher um deles é um passo fundamental para você desenvolver a abstração.

Procure ajuda

Podemos afirmar que não é simples se tornar uma pessoa que não se deixa abalar facilmente pelos acontecimentos ao seu redor. Mas é possível! Essa jornada se torna mais fácil quando você pode contar com alguém para te ajudar. Os psicoterapeutas são profissionais que se preparam para auxiliar as pessoas a lidarem com os seus problemas. Sendo assim, não exite em procurá-los.

Considerações finais: como abstrair

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a desenvolver a abstração. Podemos afirmar que, se você segui-las, você conseguirá se tornar uma pessoa menos perturbável. Claro que você irá falhar algumas vezes nesse processo. No entanto, o quanto mais você se empenhar em encarar a vida de uma forma menos tensa, mais você irá ver os resultados.

Você criará a habilidade de não dar tanta importância a aspectos negativos da vida. É claro que você poderá sentir tristeza ou frustração em algum momento, mas isso será passageiro. Você não deixará esses sentimentos te dominarem. Esse é um aspecto muito positivo da abstração.

Curso de Psicanálise Clínica

Também precisamos mencionar que, se você quer ajudar pessoas a verem a vida com mais leveza, você pode fazer isso ao se matricular no nosso curso de Psicanálise Clínica. Quando você receber o nosso certificado, você estará apto a clinicar ou trabalhar em empresas. Imaginamos que você nunca imaginou ser tão simples realizar esse sonho.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


É importante mencionar que as nossas aulas são 100% online, ou seja, você não precisa reservar um horário fixo do seu dia para estudar. Você terá a flexibilidade que precisa para alcançar a sua formação. Além disso, você pode completar os 12 módulos do curso em apenas 18 meses, ainda que seja possível fazer isso em mais tempo

As nossas provas também são realizadas pela internet. Como você pode ver, pessoas que não podem dedicar um horário fixo do seu dia para os estudos e nem podem assumir o compromisso de deslocar-se para uma instituição de ensino também podem investir na sua vida profissional. Portanto, não perca mais tempo e se matricule conosco! Nós te garantimos que você não irá se arrepender da sua escolha.

Se você gostou deste artigo sobre a importância de abstrair, esperamos que você compartilhe este artigo com outras pessoas. É importante ajudá-las a encontrarem o caminho para uma vida de menos preocupação e estresse. Além disso, te convidamos a ler os outros textos deste blog! Podemos te garantir que há muito conteúdo relacionado à psicanálise esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =