alfabetizar seu filho em casa, alfabetizar sua filha em casa

Alfabetizar seu filho em casa: 10 estratégias

Posted on Posted in Comportamento

Em um mundo com coronavírus, muitas famílias estão preocupadas com o fato de seus filhos ficarem para trás academicamente. Nesse sentido, a disponibilidade escolar tem variado de forma ampla em todo o país e muitas famílias estão optando por alfabetizar seu filho ou tendo que assumir um papel muito maior para educa-los.

Embora ensinar uma criança a ler possa parecer assustador, existem muitas maneiras simples de encorajar uma relação positiva com a leitura. Por isso, aqui estão algumas dicas e maneiras fáceis de aumentar as habilidades de alfabetização de seu filho, quer estejam aprendendo pessoalmente, de forma virtual ou em casa.

Use rimas infantis e canções para desenvolver a consciência fonológica

Além de as canções e rimas infantis serem divertidas, a rima e o ritmo também ajudam as crianças a ouvir os sons e as sílabas das palavras, ou seja, é algo que se torna benéfico para a aprendizagem da leitura.

Uma boa maneira de desenvolver consciência fonológica (uma das habilidades mais importantes para aprender a ler) é bater palmas ritmicamente e recitar canções em uníssono. Nesse sentido ele estará mais atendo a sinais.

Nesse sentido, essa atividade lúdica e de vínculo se torna uma ótima maneira para as crianças desenvolverem implicitamente as habilidades de alfabetização que vão prepara-las para o sucesso na leitura.

Faça cartões com palavras em casa

Recorte cartões e escreva uma palavra com três sons em cada um. Convide seu filho a escolher um cartão, depois leia a palavra juntos e mostre três dedos.

Peça que eles te digam o primeiro som que ouvem na palavra, depois o segundo e depois o terceiro. Esta atividade simples requer pouco tempo de preparação e desenvolve habilidades essenciais de fonética e decodificação (ajudando-os a aprender a pronunciar as palavras).

Se seu filho está apenas começando a aprender as letras do alfabeto, concentre-se no som que cada letra faz, em vez de se concentrar nos nomes das letras.

Envolva seu filho em um ambiente rico em impressões

Crie oportunidades diárias para desenvolver as habilidades de leitura de seu filho, criando um ambiente rico em impressão em casa. Portanto, ver palavras impressas em cartazes, gráficos, livros e etiquetas, permite que as crianças vejam e apliquem conexões entre os sons e os símbolos das letras.

Quando você estiver fora de casa, aponte letras em placas, anúncios e placas. Dessa forma, com o tempo você pode moldar os sons das letras para formar palavras.

Concentre-se na primeira letra das palavras e pergunte ao seu filho

  • “Que som essa letra faz?”.
  • “Que outra palavra começa com esse som?”.
  • “Qual palavra rima com essa palavra?”.
Leia Também:  Alfabetização em casa: 10 dicas de psicólogos

Jogue jogos de palavras em casa ou no carro

Começando da etapa anterior, introduza jogos de palavras simples de forma regular. Concentre-se em jogos que incentivem seu filho a ouvir, identificar e manipular os sons das palavras.

Por exemplo, comece fazendo perguntas como:

  • “Com que som a palavra ____ começa?”
  • “Com que som a palavra ____ termina?”
  • “Que palavras começam com o som de ____?”
  • “Que palavra rima com ____?”

Compreender as habilidades básicas para ensinar as crianças a ler

É importante lembrar que aprender a ler envolve várias habilidades diferentes. Portando, existem cinco componentes essenciais de leitura sobre os quais você pode ler aqui.

Essas são as habilidades que todas as crianças precisam para aprender a ler com sucesso. Em resumo, eles incluem:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Consciência fonológica: capacidade de ouvir e manipular os diferentes sons das palavras.
    • Fonética: reconheça a conexão entre as letras e os sons que elas emitem.
    • Vocabulário: compreender o significado das palavras, suas definições e seu contexto.
    • Compreensão de leitura: compreender o significado do texto, tanto em livros de histórias como em livros informativos.
    • Fluência: a capacidade de ler em voz alta com velocidade, compreensão e precisão.

    Brinque com ímãs de letras, pois ajuda a alfabetizar seu filho

    Os sons da vogal média podem ser difíceis para algumas crianças e por isso essa atividade pode ser muito útil. Prepare ímãs com letras na geladeira e mude as vogais para o lado (a, e, i, o, u) .

    Diga uma palavra (consoante-vogal-consoante), por exemplo gato, e peça a seu filho para soletrá-la usando os ímãs. Para ajudá-los, diga cada som de vogal em voz alta enquanto aponta para sua letra e pergunte a seu filho qual deles emite um som semelhante ao do meio.

    Aproveite o poder da tecnologia para manter seu filho engajado

    Aprender a ler deve ser um processo agradável e deve manter as crianças motivadas a melhorar. Às vezes, uma criança pode estar cheia de entusiasmo e desejo de aprender no início, mas assim que atinge uma parede pode ficar sobrecarregada e desistir facilmente.

    Como pai, pode parecer impossível reaprender e saber onde preencher as lacunas que podem estar causando frustração.

    Dica que ajuda mais ainda a alfabetizar seu filho

    Aplicativos como “Reading Eggs” usam lições individualizadas que combinam com a habilidade de cada criança. Desta forma, as crianças são regularmente recompensadas por completarem atividades e alcançarem novos níveis. Ou seja, isso é o que as mantém motivadas para se manterem no caminho certo.

    Os pais também podem ver relatórios de progresso instantâneos para ver como suas habilidades estão melhorando.

    Leia juntos diariamente e faça perguntas sobre o livro

    Muitas pessoas não percebem quantas habilidades podem ser aprendidas com o simples ato de ler para uma criança.

    Nesse sentido, você não está apenas mostrando a eles como pronunciar as palavras, mas também desenvolvendo habilidades essenciais de compreensão. Além disso, está aumentando seu vocabulário e permitindo que ouçam como um leitor fluente soa.

    Acima de tudo, a leitura regular ajuda seu filho a desenvolver o amor pela leitura, que é a melhor maneira de prepará-lo para o sucesso na leitura. Por isso, fortaleça as habilidades de compreensão de seu filho fazendo perguntas durante a leitura.

    Dica que ajuda mais ainda a alfabetizar seu filho

    Para as crianças menores, incentive-as a participar com fotos. Por exemplo, fazendo perguntas como: você vê o barco? de que cor é o gato?.

    Leia Também:  Atividades psicomotoras: as 12 principais por faixa etária

    Para crianças mais velhas, faça perguntas sobre o que acabou de ler, como: “Por que você acha que o pássaro estava com medo?”, “Quando Sofia percebeu que tinha poderes especiais?”.

    Jogue para memorizar palavras de alta frequência todos os dias

    Palavras à vista são palavras que não podem ser pronunciadas de forma fácil e devem ser reconhecidas à vista. Palavras visuais de alta frequência são aquelas que aparecem com frequência na leitura e na escrita, por exemplo: você, eu, nós, sou, tinha e, para, o, tenho, eles, onde, fui, faz.

    A estratégia para aprender palavras de alta frequência é “ver a palavra, dizer a palavra”. Aprender a identificar e ler palavras comuns é essencial para que as crianças se tornem leitores fluentes. Ou seja, vai evitar que tenham problemas com leitura.

    A maioria das crianças aprenderá algumas palavras de alta frequência aos quatro anos (por exemplo, eu, você, ele, nós, você, eles) e cerca de 20 palavras de alta frequência ao final do primeiro ano de escola. Nesse sentido, você pode ensinar palavras à vista jogando com cartas e usando o aplicativo de leitura descrito acima.

    Ajude a criança a escolher o material de leitura que corresponda às suas paixões

    De maneira frequente, forçamos as crianças a ler livros nos quais não têm interesse algum. Portanto, ao perguntar o que os interessa, o que os intriga e o que os entusiasma, podemos encontrar aqueles livros que são realmente feitos sob medida para seu aprendizado.

    Considerações finais sobre alfabetizar seu filho

    Cada criança aprende em seu próprio ritmo. Portanto, lembre-se sempre de que a coisa mais importante que você pode fazer é torná-la agradável. Ou seja, o a sua atitude pode impacta na nessa questão.

    Espero que você tenha gostado das dicas que separamos especialmente para você sobre alfabetizar seu filho. Por isso, conheça o nosso Curso de psicanálise clínica e se prepare para descobrir novos horizontes que vão mudar sua vida! Seja um profissional desta área excepcional!

    One thought on “Alfabetizar seu filho em casa: 10 estratégias

    1. Uma boa estrutura para um desenvolvimento significativo na alfabetização de nossos pupilos…

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *